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Goji Berry: Benefícios para a Saúde e o Emagrecimento

Dr Juliano Pimentel

goji berry é uma fruta que possui diversos benefícios para a saúde, inclusive para o emagrecimento. Ela é baixa em calorias, 0% de gordura, uma boa fonte de fibras e rico em antioxidantes

Usualmente comido cru, seco ou em forma líquida; ele possui uma ampla gama de fitonutrientes, vitaminas e minerais.

Neste artigo, eu vou mostrar os principais benefícios do goji berry para o emagrecimento, e a saúde em geral.

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Goji Berry Emagrece?

Uma pesquisa publicada em 2011 no Journal of the American College of Nutrition, mostrou que a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias, foi capaz de reduzir a gordura abdominal, e aumentar as taxas metabólicas.

Indivíduos com baixo consumo de vitamina C podem ser mais resistentes à perda de massa gorda.

Ele é fonte de vitamina C, 45 gramas do fruto contam com 90 gramas de vitamina C, que é exatamente a quantidade diária recomendada do nutriente pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (NIH).

Principais Nutrientes

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine, os benefícios do goji berry incluem o aumento de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, concentração, contentamento e felicidade; reduzindo significativamente a fadiga e estresse (1).

Essa fruta é a maior fonte conhecida de carotenoides, e por isso contribui para evitar problemas de visão e proporciona fotoproteção adicional em pessoas mais suscetíveis aos raios ultravioletas.

O goji berry ainda ajuda a diminuir a celulites, previne o diabetes e o câncer.

100 gramas de goji berry contam com 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja.

vitamina C melhora a imunidade, o humor, ajuda a emagrecer, diminui o estresse, evita o envelhecimento da pele, proporciona resistência aos ossos, previne gripes e resfriados, previne derrames e tem ação antioxidante.

O fruto também é rico em vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6

Ele contém 21 minerais, importantes na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, manutenção da pressão dentro e fora das células, e função protetora diminuindo os riscos de doenças.

A vitamina B1 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco e é responsável por participar do metabolismo da glicose.

A deficiência deste nutriente é preocupante, e pode causar lesão cerebral potencialmente irreversível.

Pesquisas apontam a importância da vitamina B2, como fator de proteção contra doenças cardiovasculares e processos tumorais.

Já a vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

Além disso, ela tem um papel importante no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos e sua principal função é a produção de epinefrina, serotonina, que proporciona bem-estar, e outros neurotransmissores.

Essa fruta também possui 19 aminoácidos, incluindo os oito essenciais que o organismo não consegue produzir, e que precisam ser adquiridos através da alimentação.

Os aminoácidos são essenciais na manutenção da massa muscular, formação de células, proteínas e tecidos importantes.

O goji berry conta com beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória; cyperone, um fito-nutriente benéfico para o coração e para a pressão sanguínea, além de fisalina que é importante para portadores de hepatite B e C.

Outra substância presente no fruto é a betaína, usada pelo fígado para produzir colina, substância necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares.

Ou seja, trata-se de uma alimento extremamente nutritivo.

Revisando os Benefícios

Confira quais são os principais benefícios do consumo de goji berry.

  1. Ação Antioxidante e Combate ao Câncer

Excelente fonte de antioxidantes que ajuda a impulsionar o sistema imunológico, e proteger o corpo de altos níveis de inflamação ao combater os danos de radicais livres; reduzindo o estresse oxidativo.

Ele promove atividades antioxidantes no cérebro, fígado, órgãos reprodutivos e aparelho digestivo.

Combate o envelhecimento precoce, e promove atividades antitumorais contra vários tipos de células cancerígenas, inibindo o crescimento tumoral (2).

  1. Melhora a função imunológica 

Rico em vitamina C e vitamina A.

Estes são dois nutrientes chave para a construção de imunidade e prevenção de doenças comuns como um resfriado; além de doenças crônicas mais graves como o câncer ou declínio neurodegenerativo.

Colabora para o combate ao câncer diminuindo os níveis de citocinas e toxinas inflamatórias.

3. Pele saudável

Ele ajuda a promover a saúde da pele, e auxilia o tratamento de câncer de pele.

A ação antioxidante oferece proteção significativa contra doenças da pele, e danos causados pelos raios UV (3).

  1. Saúde dos olhos

Previne contra a degeneração macular, a principal causa de cegueira em adultos mais velhos; e no tratamento de glaucoma (5).

  1. Estabiliza o açúcar no sangue

Especialmente útil para pessoas com diabetes, ele ajuda a controlar a liberação de açúcar na corrente sanguínea, o que impede picos nos níveis de glicose.

  • Melhora a sensibilidade à insulina
  • Reduz a ingestão de açúcar
  • Aumenta a capacidade de resposta à insulina
  1. Desintoxica o fígado

Ele pode proteger o fígado e os rins; restaura a vitalidade, força e bem-estar. 

Fatores de Risco

Pessoas que usam anticoagulantes ou tomam medicamentos diabéticos, podem ter uma reação negativa ao comer muita goji berry.

Se você possui alergias, também é recomendado conversar com o seu médico antes de consumir o fruto.

Para quem está saudável, comer pequenas quantidades de goji berry é perfeitamente seguro.

Acompanhada de uma alimentação de verdade e de hábitos saudáveis, o fruto pode te ajudar a emagrecer e ocasionar vários benefícios para a sua saúde.

Mas somente comer alguns tipos de alimentos saudáveis, não vai ajudar a emagrecer com saúde e prevenir doenças. É importante excluir os alimentos industrializados da alimentação, e mudar os hábitos.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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