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Gordura Na Barriga: Guia Prático para Perder Gordura Visceral

Dr Juliano Pimentel

A gordura na barriga (gordura visceral) é perigoso para a saúde, pois fica armazenada em torno dos órgãos e pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas, demência, câncer, depressão e muitas outras doenças.

Excesso de gordura na barriga e a obesidade causam a inflamação do organismo.

Neste artigo, veja qual a necessidade em perder gordura na barriga, e os perigos que ela traz para a saúde.

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Gordura na Barriga

A gordura na barriga, também chamada de gordura visceral, é tecnicamente o excesso de tecido adiposo intra abdominal.

Em outras palavras, é conhecida como uma gordura “profunda” que é armazenada mais abaixo da pele, e se envolve em torno de órgãos principais, incluindo o fígado, pâncreas e rins.

A gordura na barriga muda a maneira como seu corpo opera.

De maneira geral, o excesso de gordura visceral está associada ao desenvolvimento de:

  • Doença coronária;
  • Câncer;
  • Acidente vascular encefálico;
  • Demência;
  • Diabetes;
  • Depressão;
  • Artrite;
  • Obesidade;
  • Disfunção sexual;
  • Distúrbios do sono.

Ela é considerada tóxica e representa um problema duplo no corpo porque é capaz de inflamar, além de interferir com as funções hormonais normais do corpo.

Sabemos agora que o próprio tecido adiposo age como um órgão, bombeando hormônios e substâncias inflamatórias.

Armazenar o excesso de gordura em torno dos órgãos, aumenta a produção de produtos químicos pró-inflamatórios; também chamado de citocinas, o que leva à inflamação.

Ao mesmo tempo, interfere com hormônios que regulam o apetite, peso, humor e função cerebral.

Como a Gordura na Barriga se desenvolve

Para evitar o acúmulo de gordura perigosa; o corpo basicamente funciona como uma orquestra de produtos químicos que nos diz quando comer e quando estamos satisfeitos.

Este sistema de feedback químico; que é construído sobre a comunicação entre o cérebro e outros órgãos principais, é responsável por manter o peso saudável ou mais suscetíveis ao ganho de peso, e armazenamento de gordura visceral.

Relacionado ao seu peso, apetite e controle do humor; estão os níveis de açúcar no sangue, que são controlados em grande parte pelo hormônio insulina.

Quando digerimos o alimento, nosso corpo divide as moléculas de açúcar e amido em unidades mais simples chamadas glicose ou frutose.

Estes açúcares simples entram na corrente sanguínea e desencadeiam a liberação de insulina do pâncreas; em seguida, a insulina introduz o açúcar no sangue para as células.

Esse processo fornece energia para o cérebro, tecidos e função muscular quando está funcionando corretamente.

A insulina também corresponde às reservas de gordura corporal, incluindo a gordura visceral armazenada.

Com o excesso de glicose na corrente sanguínea, ela se armazena como gordura. Isso acontece rapidamente ao consumir carboidratos refinados, e alimentos processados e açucarados.

Amido processado, como: pão branco ou arroz branco, juntamente com alimentos de alto teor de açúcar; são rapidamente convertidos em açúcares simples, que entram na corrente sanguínea e desencadeiam a liberação de insulina do pâncreas em excesso.

O resultado é o aumento de peso e mais fome.

Se os níveis de insulina no sangue permanecem altos, aumentam as chances do acúmulo de gordura corporal e problemas de peso.

A insulina também se comunica com muitos outros hormônios necessários para várias funções, incluindo os feitos nas glândulas supra-renais, como o hormônio do estresse cortisol; 

O desequilíbrio hormonal resulta em aumento de fome, mudanças de humor, falta de energia e vários outros fatores prejudiciais.

Os mecanismos específicos responsáveis pelo aumento do armazenamento de gordura na barriga; incluem: excesso de calorias, excesso de produção de cortisol, hormônios de crescimento desregulados, entre outros fatores.

Malefícios da Gordura na Barriga

Entenda como a gordura visceral pode ser prejudicial para o seu corpo.

  1. Inflamação

Ela produz moléculas hormonais e inflamatórias que são despejadas diretamente no fígado, causando inflamação, problemas no metabolismo e reações hormonais.

E esse é um ciclo difícil de quebrar.

Esse tipo de gordura, armazena glóbulos brancos inflamatórios e inicia uma série de reações autoimunes.

A inflamação é a causa da maioria das doenças; como: artrite, diabetes e outros problemas.

  1. Risco de diabetes

Ela pode aumentar resistência à insulina, aumentando o risco de diabetes.

Reduzir a gordura visceral através de uma dieta saudável, é um dos tratamentos naturais para diabetes.

  1. Dificulta a perda de peso

Essa gordura afeta os níveis de fome.

Níveis mais elevados de insulina também promovem uma conversão mais eficiente de nossas calorias em gordura corporal, então este ciclo vicioso continua.

Comer carboidratos refinados, em oposição a carboidratos complexos em seu estado natural, como legumes e frutas, pode aumentar o peso corporal.

Quando você come carboidratos refinados, como a farinha branca e açúcar, os hormônios de armazenamento de gordura são produzidos em excesso, tornando difícil seguir uma dieta saudável.

  1. Risco de doença cardíaca

Citoquinas inflamatórias são as principais contribuintes para doenças cardíacas, e outras doenças inflamatórias.

Durante a inflamação, o fígado torna-se oprimido com colesterol e toxinas, o que leva ao acúmulo de placa nas artérias.

A gordura visceral aumenta as chances de doenças cardiovasculares, aumento dos níveis de triglicérides, pressão alta e colesterol elevado.

  1. Risco de demência

Pesquisas recentes apontam que há uma forte ligação entre obesidade, doença vascular, inflamação e declínio cognitivo; incluindo a demência.

A pesquisa mostra que pessoas com acúmulo de gordura na barriga, têm um risco maior de demência. 

Quanto maior a barriga (ou cintura), maior será o impacto negativo sentido no centro de memória do cérebro, chamado hipocampo.

  1. Depressão e os problemas do humor

Uma vez que o excesso de gordura corporal está ligado a alterações hormonais, ele também pode afetar negativamente o humor.

Um estudo realizado em 2014 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, descobriu que os sintomas depressivos estão associados à adiposidade visceral em adultos de meia-idade.

Para examinar a relação entre as medidas de adiposidade (gordura) e depressão, os pesquisadores examinaram o tecido adiposo visceral (IVA); e sintomas depressivos em 1.581 mulheres (idade média 52,2 anos), e 1.718 homens (idade média 49,8 anos).

Após ajuste para idade, índice de massa corporal, tabagismo, álcool e outros fatores, os resultados mostraram que o excesso de gordura visceral aumenta as chances de desenvolvimento da depressão.

Como perder gordura na barriga?

  1. Reduza o açúcar e carboidratos refinados

Insulina em excesso significa que as células começam a fazer algo para se adaptar: reduzem o número de receptores sensíveis à insulina, o que causa resistência à insulina.

Consumir carboidrato refinado e açúcar em excesso aumenta a insulina; por isso é importante reduzir o consumo desses alimentos para equilibrar os hormônios naturalmente e reduzir a gordura.

  1. Consuma vegetais, gorduras e proteínas

Consuma alimentos saudáveis que ajudam a queimar gordura.

Evite alimentos embalados e que contém ingredientes artificiais, toxinas e antinutrientes.

Consuma gorduras saudáveis, incluindo óleo de coco, azeite, peixes e nozes, que ajudam no equilíbrio da insulina, bactérias intestinais, hormônios e controle de peso.

As proteínas são essenciais para vencer a fome e reduzir picos de insulina; inclua alimentos ricos em fibras, vegetais e sementes na alimentação. 

  1. Atividade Física regular

O exercício físico ajuda a equilibrar a insulina, e torna as células mais preparadas para o uso de glicose.

Um estudo de 2013 publicado no International Journal of Cardiology, descobriu que o treinamento de resistência de alta intensidade induziu uma perda de gordura visceral mais rápida em adultos; que o treinamento moderado.

  1. Reduza o estresse

O estresse desencadeia a produção de cortisol, e interfere no controle do apetite, metabolismo e sono.

Técnicas de redução do estresse como meditação, exercício físico, yoga e a leitura são benéficas.

Também é importante exposição ao sol (que vão além da vitamina D) e passar tempo ao ar livre para reduzir o estresse; passe algum tempo em contato com a natureza.

  1. Boa noite de sono

Dormir bem ajuda a equilibrar os hormônios e o controle de peso.

Pode ajudar a diminuir o apetite e os hormônios do estresse, impulsiona o metabolismo e torna mais fácil resistir aos alimentos porcarias.

Tome um banho relaxante antes de ir para cama, evite o excesso de cafeína e durma em um quarto escuro e fresco.

Espero ter deixado claro quais são os perigos da gordura na barriga, que vão muito além da estética.

Para perder a cintura, a reeducação alimentar é essencial.

 

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Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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