close
AlimentaçãoArtigosMetabolismo

Gravidez Saudável e Alimentação – Conheça os Melhores Hábitos

Dr Juliano Pimentel

A gravidez é um momento especial e que também precisa de algumas mudanças na vida, inclusive começar a se cuidar de verdade (caso ainda não o faça), tanto em termos físicos como emocionais. Para ter uma gravidez saudável é importante começar a colocar algumas atitudes em práticas a partir de agora (1).

Consultas médicas e cuidados com a alimentação devem fazer parte da sua rotina, entre outros fatores que eu explico neste artigo.

Não deixe de ler e compartilhar.

Gravidez Saudável

pregnant
Gravidez Saudável: Rejeite os vícios, cuide da alimentação. Imagem: (Divulgação)

Fique longe dos vícios para ter uma gravidez saudável. 

Veja quais são os cuidados indispensáveis à saúde da mãe e do bebê, que colaboram para o desenvolvimento de uma gestação tranquila.

1-Cuide da sua saúde

Mesmo antes da gravidez você já deve cuidar da sua saúde, mas agora ainda mais. É vital parar de fumar, beber álcool, cafeína, usar drogas, ou engajar-se em outros comportamentos que não são bons para você.

Quando uma mulher está grávida o que ela faz para si mesmo afeta também o bebê. Então, comece se livrando dos maus hábitos.

2-Faça Pré-natal

Um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê.

Assim que pegar seu teste de gravidez positivo, decida onde vai fazer o pré-natal e marque a primeira consulta. Quanto antes você começar o acompanhamento médico da sua gravidez, mais tranquila ela vai ser.

3-Coma Comida de Verdade

Muitas mulheres acham que durante a gravidez se deve “comer por dois”, mas essa não é a melhor abordagem para uma gravidez saudável.

Ganhar muito peso não é bom para a mãe ou para o bebê. Excesso de peso pode complicar os estágios finais da gravidez, o parto e até mesmo o período de recuperação do pós-parto (2).

Mas há também aquelas mulheres que têm medo de ganhar muito peso e economizam na alimentação para não ficarem gordas. Este é um erro enorme também.

É vital considerar a saúde do bebê, que será prejudicada caso você não forneça para ele os nutrientes necessários.

É fundamental que a mulher grávida tenha uma dieta equilibrada e saudável, com alimentos frescos e de verdade. Opte por frutas, legumes, carnes, ovos, nozes e sementes.

Por outro lado, evite todos os alimentos industrializados, processados e refinados.

Ou seja, os alimentos ensacados, embalados e congelados, que contêm aditivos, conservantes, óleos insalubres, corantes e outras toxinas que fazem mal para você e seu bebê.

4-Exercícios

Se o seu obstetra/ginecologista der o aval, continue se exercitando.

Seja honesto com o seu médico sobre os exercícios que você pratica e siga os seus conselhos.

Considere iniciar um programa de exercícios de baixo impacto. Consulte seu médico primeiro.

Caminhadas, ioga ou pillates ou ioga são ótimas maneiras de fazer os exercícios necessários durante a gravidez.

5-Descanse

A gravidez também é o momento de descansar.

Quando o beber nascer, é possível que você passe algumas noites em claro, então aproveite a gravidez para se nutrir, descansar e recarregar as energias.

Mas como considero que a alimentação é particularmente importante nessa fase da vida, quero me estender um pouco mais no assunto.

Vou apresentar para você alguns alimentos que colaboram com a fertilidade e uma gravidez saudável. Estes alimentos são importantes para todas as mulheres, que estão grávidas, tentando conceber ou interessadas em melhorar a saúde.

Se você não está saudável durante a gravidez, aumenta o risco doenças para você e para o bebê.

O Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo constatando que grávidas que consomem produtos lácteos probióticos, têm menos riscos de sofrer com um parto prematuro. (3)

Outro estudo demonstrou que se você tem uma boa quantidade de probióticos em seu sistema durante a gravidez, o risco de desenvolver obesidade cai drasticamente (4).

O que você come é passado para o seu filho, por isso é de vital importância que você está comendo corretamente.

Alimentos para uma gravidez saudável

Como saber se você está comendo corretamente?

Conheça quais são os melhores alimentos para uma gravidez saudável.

  1. Vegetais verdes

gravidez-saudavel-dr-juliano-pimentel-2
Gravidez Saudável. Coma Vegetais verdes. Imagem: (Divulgação)

Os vegetais são importantes por serem são ricos em fibras e pobres em carboidratos e calorias em geral. Vegetais de folhas verdes são especialmente importantes porque contêm ferro, cálcio, vitamina K, entre outros nutrientes.

O brócolis, por exemplo, é ótimo! Possui vitamina C, fibra, manganês, magnésio e alguns outros grandes nutrientes.

Portanto, certifique-se que você está recebendo um mínimo de três porções de legumes por dia.

  1. Ovos

Os ovos são ricos em nutrientes e benefícios. As gemas principalmente, pois são ricas em colina.

Um estudo descobriu que 86% das mulheres grávidas são deficientes em colina, nutriente essencial para reduzir os riscos de defeitos no tubo neural do bebê. A gema também possui vitamina E, betacaroteno, entre outros nutrientes.

Na hora de comer, prefira ovos orgânicos.

  1. Salmão

É realmente surpreendente como o bebê se desenvolve rapidamente ao longo dos nove meses de gestação.

Para que seu desenvolvimento neurológico e físico seja adequado, é importante ingerir ácidos graxos ômega-3 DHA.

O ácido graxo ômega-3 (DHA) é vital para o desenvolvimento do cérebro. O EPA, outro ácido graxo ômega-3, é importante também. DHA e EPA são encontrados em óleos marinhos como óleo de fígado de bacalhau, óleo de peixe, ou no salmão.

Se possível, tente evitar peixes de criadouros.

  1. Nozes, Sementes de Chia e Amêndoas

gravidez-saudavel-dr-juliano-pimentel-5
Gravidez Saudável: Consuma nozes e sementes. Imagem: (Divulgação)

Nozes e sementes são ótimas para a fertilidade.

As sementes de chia e sementes de linhaça são ricas em ácidos graxos ômega. Durante a gravidez, a fibra encontrada em nozes e sementes pode ser muito bom para o seu cólon.

  1. Probióticos

Alimentos probióticos ajudam naturalmente com perda de peso, fertilidade e a saúde de seu filho. Probióticos contêm boas bactérias, que é essencial para a sua saúde digestiva.

Você não é o que você come, você é o que eu digeri! E é o mesmo com seu filho, então certifique-se de incluir na sua dieta alimentos probióticos, como iogurte de kefir.

Muitas mulheres me perguntam sobre a alimentação durante a gravidez, e a resposta é mais simples do que você pensa.

Basta incluir na sua dieta alimentos nutritivos como vegetais, gorduras saudáveis e proteína.

Se você está se alimentando de verdade, e não comendo um monte de lixo, Junke Food ou doces, você vai ter no seu organismo uma abundância de nutrientes e não um monte de calorias desnecessárias.

Este é um momento especial, então cuide de você e da vida que está por vir.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, para você e para a sua família, eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos frescosalimentos industrializadosbebêconservantedestaquediabetesdieta equilibradadr. juliano pimentelexercíciosfertilidadegestaçãogravidezgravidez saudávelJunke Foodkefirmagnésiomédicomulherobesidadeobstetraparto prematuroPré-natalprobióticosricos em fibrassaúdesaúde da mãevitamina C

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta