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3 passos para melhorar seus hábitos alimentares e transformar sua saúde!

Se você já tentou de tudo para emagrecer e não conseguiu manter o peso ideal, já entendeu que dieta não funciona! A melhor solução é mudar seus hábitos alimentares.

Pode parecer complicado deixar de comer o que você está acostumado a tantos anos. Mas, vamos pensar de outra maneira.

Quando criança você se alimentava apenas com leite. Com o passar do tempo, porém, alimentos açucarados, engordurados e industrializados entraram em suas refeições.

Perceba que: você aprendeu a comer dessa maneira. E isso é ótimo, pois se você aprendeu uma vez, pode aprender outras vezes também.

É da sua habilidade de aprender a comer novas coisas que vamos partir para melhorar seus hábitos alimentares.

Leia até o final e envie esse artigo para sua amiga que quer perder peso e não consegue!

Por que dieta não funciona?

foque na mudança de seus hábitos alimentares
Esqueça as dietas, foque na mudança de seus hábitos alimentares, com certeza você terá melhores resultados.

Eu sei que você já fez a dieta low carb, dieta da sopa, dieta da água, da lua e conseguiu perder peso, mas recuperou os quilos de volta.

E nada de anormal nisso, afinal, dieta tem esse objetivo mesmo. Uma das definições de dieta é: um programa temporário e altamente restritivo de alimentação para perder peso.

É um intensivão que terá resultado rápido, porém, não é perene. Não dá para ter tudo ao mesmo tempo.

Se você quer ser magro, não faça dieta, melhore seus hábitos alimentares (1).

As dietas são muito restritivas, por isso a resposta do corpo é rápida. No entanto, você não consegue manter por muito tempo.

Além disso, as dietas da moda podem ser prejudiciais devido a falta de balanço nutricional.

Quanto mais dieta você faz, mais se afasta de uma alimentação saudável. É por isso, que assim que você “completa” sua dieta da moda, simplesmente volta aos padrões de alimentação pouco saudáveis ​​que causaram o ganho de peso em primeiro lugar.

Este é o causador do efeito sanfona, que pode trazer seus próprios problemas de saúde em seu rastro. Neste artigo falo mais sobre os perigos desse estado “iô, iô” de engorda e emagrece.

Sem mais delongas, vamos às dicas de como melhorar seus hábitos alimentares.

Mude seus hábitos alimentares com 3 pilares

A mudança dos hábitos alimentares exige três forças: Reflexão, Substituição e Reforço

Reflexão para melhorar os hábitos alimentares

Anote seus hábitos alimentares
Anote seus hábitos alimentares atuais como comer rápido, ou comer muito, por exemplo.

É muito comum as pessoas falarem frases como: “Não sei porque estou gorda, eu como super saudável”, ou “eu como tão pouco, estou gorda por causa da tireoide”.

Na realidade, pode até ser que a pessoa come saudável, porém, come em excesso. Ou seja, come quatro ou cinco bananas por dia. Toma três copos de suco de laranja, come quatro fatias de pão integral.

Apenas esses exemplos representam um excesso brutal de calorias, carboidratos e glicose no organismo.

Por isso, para iniciar essa mudança de hábitos alimentares é preciso identificar o que você faz. Então, anote tudo que você come e a quantidade. Nesse primeiro momento não é para julgar.

Escreva também as sensações e as motivações que você teve para comer. Por exemplo, “estava ansiosa e comi um pacote de biscoito recheado”.

Entender o que você sentia é uma maneira de entender como evitar que isso se repita. 

Além disso, destaque os hábitos de sua lista que podem estar levando você a comer demais. 

Os hábitos alimentares comuns que podem levar ao ganho de peso são:

  • Comer muito rápido
  • Encher o prato
  • Comer quando não está com fome
  • Comer em pé, afinal, isso pode levar a comer sem pensar ou muito rapidamente
  • Sempre comendo sobremesa
  • Procurar lanche em casa, ou seja, abrir geladeira e armário
  • Assistir TV sempre comendo algo
  • Comer para tirar o estresse, ansiedade, ou raiva, por exemplo

Você pode passar uma semana anotando seus hábitos. E agora é o momento de refletir sobre eles. 

Como você pode evitar comer menos quantidade? Prestando atenção na sua fome e não na vontade de comer, por exemplo.

O que pode ser alterado para não comer industrializados? A solução pode ser não comprar.

Você pode acreditar que está comendo saudável, mas se você continua acima do peso, tem algo errado. 

Por isso, fazer esse exercício é importante, assim você consegue mapear onde estão os erros e os acertos. 

Substituição 

O próximo passo é simples, substitua hábitos pouco saudáveis ​​por novos e saudáveis. 

Ao refletir sobre seus hábitos alimentares, você pode perceber que come muito rápido, por exemplo, uma estratégia é abaixar o garfo entre as mordidas. Além disso, minimize as distrações, como assistir ao noticiário enquanto come. Essas distrações evitam que você preste atenção na rapidez e na quantidade que está comendo.

Coma apenas quando estiver realmente com fome, em vez de quando estiver cansado, ansioso ou sentindo alguma emoção além da fome. Se você se pega comendo quando está experimentando uma emoção além da fome, como tédio ou ansiedade, tente encontrar uma atividade não alimentar para fazer.

Você pode descobrir que uma caminhada rápida ou um telefonema com um amigo ajuda você a se sentir melhor.

Planeje as refeições com antecedência para garantir uma refeição saudável e equilibrada. Neste artigo tem dicas de como planejar as refeições.

E por fim, evite comprar o que você não quer comer. 

Reforço para hábitos alimentares melhores

Reforce seus novos hábitos saudáveis ​​e seja paciente consigo mesmo. Os hábitos levam tempo para se desenvolver. Isso não acontece durante a noite. 

Quando você se envolver em um hábito prejudicial à saúde, pare o mais rápido possível e pergunte-se:

Por que eu faço isso? Quando comecei a fazer isso? Que mudanças eu preciso fazer? Tenha cuidado para não se repreender ou pensar que um erro “destrói” o valor de um dia inteiro de hábitos saudáveis

Você consegue! Leva apenas um dia de cada vez!

Por fim, se seu objetivo é emagrecer, assista a este vídeo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Tags : hábitos alimentaresser saudável

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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