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Hábitos Negativos: 5 Passos para Acabar com Eles e Emagrecer

O que trava o emagrecimento são os hábitos negativos. É preciso identificar os hábitos ruins e substituir por aqueles que vão te aproximar do seu objetivo.

Se você já tentou perder peso, ficar em forma, ou simplesmente levar um estilo de vida mais saudável, sabe que a consistência é um dos fatores mais importantes. Afinal, não adianta comer saudável uma vez na semana e lanche nos outros dias.

Ou seja, é preciso ser constante nos hábitos saudáveis e positivos. E evitar ao máximo os hábitos negativos!

Leia até o final e compartilhe!

Hábitos Negativos: Mude Essa Realidade

Os hábitos negativos variam de pessoa para pessoa. Os cinco listados aqui tem como objetivo ajudar o máximo de pessoas possível(1).

1- Consumir açúcar sem perceber

hábito negativo de comer açúcar
Consumir açúcar é um hábito negativo que prejudica o emagrecimento.

O açúcar afeta negativamente todos os órgãos do corpo. Em 2014, os pesquisadores foram capazes de mostrar cientificamente que a ingestão de muito açúcar poderia aumentar significativamente o risco de morrer de doenças cardiovasculares. Além disso, o açúcar está ligado diretamente às causas de obesidade.

E o mais preocupante é que parte do açúcar é consumido inconscientemente. Ou seja, você come sem perceber.

Açúcar está no doce, mas também está no pão, biscoito, bolo, macarrão, massas, refrigerante, assim como no suco natural e de caixinha. Evite esse tipo de alimento (2).

Prefira tomar café e chá sem açúcar. Quando for fazer receitas evite o açúcar e use stevia, tâmaras, canela ou xylitol.

Além disso, consuma mais fibras, proteínas, gorduras saudáveis e alimentos azedos, pois eles diminuem o desejo de açúcar.

2- Escolher gordura errado

Nos últimos anos a gordura foi apontada com a vilã da alimentação saudável, mas isso não é verdade!

As gorduras saudáveis podem abaixar o colesterol ruim e ajudar a acabar com o excesso de peso. Mas, é preciso fazer as escolhas corretas, afinal, coxinha e batata frita não emagrece ninguém!

Insira no seu dia a dia alimentos ricos em gorduras saudáveis como abacate, manteiga ghee, óleo de coco, coco, azeite e ômega -3.

Substitua a gordura saturada como óleos de soja e frituras, por gordura insaturada como as citadas acima (3).

3- Não comer o suficiente

Eu sou a favor do jejum intermitente, indico para meus alunos e eles têm resultados expressivos no emagrecimento. No entanto, o jejum precisa ter objetivo e ser feito corretamente.

Quando o jejum ou a dieta low carb, por exemplo, não são realizados da maneira correta às pessoas tendem a consumir mais carboidratos e açúcares. Pois, as pessoas tendem a sentir abstinência e comer mais. Ou seja, acontece um efeito rebote.

Para emagrecer e manter a saúde seu corpo precisa estar bem nutrido. E nutrição não significa comer muito, mas comer corretamente.

Faça o jejum, quando for alimentar consuma gordura como avocado ou coco. A próxima refeição será apenas quando você sentir fome. Não é vontade de comer é fome! Monte um prato bem diversificado com vegetais crus ou cozidos no vapor. Use ervas frescas para temperar e realçar o sabor dos alimentos.

4- Fazer o que não gosta

Não cometa o hábito negativo de fazer o que não gosta.

Um dos principais hábitos que prejudicam o processo de emagrecimento é realizar exercícios físicos que você não gosta.

Se você odeia uma atividade, provavelmente é muito menos provável você continuar (4).

Porém, exercitar não deve ser uma tarefa árdua.

Então, busque variedade de exercícios na academia, no parque, na praia, e experimente-os. Dessa maneira você irá descobrir o que funciona para você e o que você não gosta.

Portanto, busque variar esse cardápio de exercícios, o que possibilitará resultados satisfatório diante das metas estabelecidas. Você vai encontrar uma atividade que te faz bem e te deixa feliz. Afinal, o importante é se movimentar.

5- Comer fora e comprar comida

Eu sei que é mais fácil e prático comer fora ou comprar comida. No entanto, você não consegue ter o controle sobre o que está comendo.

Fazer os próprios lanches e refeições ajuda nesse processo de emagrecimento. Afinal, é você quem escolhe os ingredientes e gorduras em seu alimento. Assim, você será capaz de fazer escolhas saudáveis sem sacrificar os alimentos e sabores que você ama.

Por isso, ao invés de almoçar no restaurante da esquina do trabalho, prefira levar seu próprio almoço e os lanches para distribuir durante o dia (5).

Essas dicas podem te ajudar a transformar hábitos negativos em hábitos positivos, para você conquistar o emagrecimento saudável e mais qualidade de vida. Assista ao vídeo e confira mais 5 dicas para emagrecer de maneira saudável!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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