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Insônia é a incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo.

Pessoas com insônia, geralmente acordam sentindo-se cansadas, o que pode prejudicar a capacidade de funcionar bem durante o dia. Além disso, a insônia pode esgotar não só os níveis de energia e humor, mas também a saúde, o desempenho no trabalho e a qualidade de vida em geral.

Muitos adultos experimentam insônia em algum momento da vida, as vezes em momentos de muito trabalho ou muita preocupação. No entanto, muitas outras têm insônia de longa duração, ou seja a insonia se torna crônica.

Neste artigo, eu irei abordar as causas, sintomas e tratamentos para insônia.

Não deixe de ler e compartilhar.

O que é insônia?

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite (1).

Pessoas insones geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela má qualidade do sono.

Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas sofrem com insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal (2).

A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicações.

Causas da insônia

As principais causas da insônia, são (3):

Estresse

Preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde ou família podem manter a mente ativa durante a noite, dificultando o sono.

Além disso, acontecimentos provocadores de grande estresse, como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, também podem desencadear episódios de insônia.

Ansiedade

Ansiedade diária e transtornos graves de ansiedade, como o transtorno de estresse pós-traumático também podem atrapalhar o sono.

Assim como, ficar deitado pensando no fato de não conseguir dormir também pode gerar ansiedade e atrapalhar o sono(4).

A Insônia Pode Até Mesmo Afetar Seu Relacionamento

Depressão

Pessoas com depressão podem dormir mais do que o normal, no entanto, também é comum que pessoas depressivas tenham dificuldades para dormir. O sono de má qualidade é comum em casos de depressão.

Condições médicas

Dor crônica, dificuldade para respirar ou necessidade frequente de urinar podem levar à insônia. Exemplos de doenças associadas à insônia incluem (5):

  • Artrite, câncer, insuficiência cardíaca, doença pulmonar, doença do refluxo gastroesofágico, distúrbios da tireoide, AVC, doença de Parkinson, doença de Alzheimer.

Mudança de ambiente

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o “relógio biológico”. O  relógio biológico é um mecanismo regido pela sequência das horas do dia, que está presente em todos os seres vivos, regulando todas as atividades do organismo.

Ao viajar ou alterar o horário de trabalho, por exemplo, pode provocar uma mudança no ritmo cardíaco do corpo e dificultar o sono. 

Maus hábitos de sono

Maus hábitos de sono também podem causar insônia.

Pessoas que não têm uma rotina para dormir, ou seja, dormem e acordam em horários diferentes todos os dias, ou fazem atividades estimulantes antes de deitar são mais propensos à insônia.

Além disso, dormir em ambientes inapropriados e desconfortáveis, como num lugar muito iluminado, dormir em frente à televisão ou dormir com a luz acesa pode causar um sono de péssima qualidade.

Medicações

Muitos medicamentos podem interferir no sono, incluindo antidepressivos, remédios para controle da pressão arterial, antialérgicos e estimulantes (6).

Cafeína, nicotina e álcool

Café, chá, refrigerantes à base de cola e outras bebidas que contenham cafeína são estimulantes bastante conhecidos e comuns no dia a dia. Seu consumo pode, eventualmente, ser um fator desencadeador do distúrbio. Beber café à noite, por exemplo, pode dificultar o início do sono.

A nicotina em cigarros ou outros produtos derivados do tabaco é outro estimulante que pode causar insônia.

Cafeína-2
A cafeína pode piorar os sintomas de insônia

O álcool pode até ajudar a dormir, mas impede os estágios mais profundos do sono e muitas vezes pode fazer com que uma pessoa desperte no meio da noite.

Dicas para dormir melhor!

Alimentos que melhoram para dormir melhor

  • Alimentos ricos em triptofano – Este aminoácido estimula a produção de serotonina, que ajuda com o relaxamento. Inclua peru, frango ou atum para o jantar.
  • Alimentos ricos em magnésio – Magnésio também ajuda a relaxar. Inclua vegetais de folhas verdes em sua dieta (7).
  • Vitaminas-B – Carnes, fígado e vegetais de folhas verdes, por exemplo, são ricos em vitaminas B.
Inclua Carnes Magras No Jantar E Evite Carboidratos

Alimentos que você deve evitar

  • Cafeína – Evite o consumo de cafeína após o meio-dia, se ainda assim, tiver dificuldades para dormir, fique alguns dias sem consumi-la.
  • Álcool – Pare de beber álcool pelo menos 2 horas antes de se deitar e beba com moderação.
  • Alimentares alergênicos potenciais – Alergias alimentares podem causar insônia (8).
  • Açúcar – Variações do açúcar no sangue podem causar insônia.

Adote bons hábitos de sono

Para criar bons hábitos de sono é aconselhado (9):

  • Dormir e acordar sempre à mesma hora todos os dias, inclusive aos fins de semana;
  • Realizar atividades que aliviam o estresse, como correr, por exemplo;
  • Fazer refeições leves a partir das 18h e não ingerir alimentos estimulantes como café ou chá verde;
  • Desligar todos os aparelhos eletrônicos, como tv, computador ou celular 30 minutos antes de se deitar.

Cuidados com a sua alimentação e novos hábitos na hora de dormir pode melhorar os problemas de insônia.

Caso os sintomas persistam, procure orientação médica.

Se você quer adotar um estilo de vida mais saudável comece eliminando tudo o que te faz mal. Uma dica para conseguir esse feito é fazer DETOX!

Ouça os áudios de pessoas que já fizeram o detox e como a vida delas foi transformada! 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Nossa esse artigo é perfeito. Eu peso 52 quilos,mas o meu esposo está pesando 130 quilos. Gostaria muito de ter uma vida saudável, tenho vontade de usar o suco setor.

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