close
ArtigosDores

Língua Branca: Saiba O que é, as Causas e Tratamentos

Dr Juliano Pimentel

Você observa a sua boca no espelho e percebe que está com a língua branca? Saiba que esse pode ser um sinal de alerta para um possível problema de saúde, como afta, má higiene bucal ou outros problemas mais sérios de saúde.

A língua é um músculo forte e importante, que nos permite falar, saborear a comida e engolir. Além disso, a língua desempenha um papel importante na determinação e tratamento das condições de saúde. 


Alguns tratamentos simples ajudam a melhorar os sinais da língua branca, do mau hálito e melhorar a saúde bucal.

Não deixe de ler e compartilhar.

O que é Língua Branca?

Língua branca e as Causas: Tabaco

A língua quando está saudável apresentam uma coloração rosada coberta com papilas; pequenos nódulos que estão na superfície da língua e têm uma textura áspera.

Quando sua língua aparece branca, isso significa que restos de alimentos, bactérias e células mortas foram alojados entre papilas inflamadas (1).

A língua branca é geralmente inofensiva e temporária, mas também pode ser uma indicação de uma infecção ou algumas condições graves de saúde. As suas causas mais comuns são:

  • Desidratação;
  • Má higiene bucal;
  • Doença ou infecção;
  • Boca seca;
  • Febre;
  • Reação a certos medicamentos, incluindo antibióticos ou esteroides;
  • Candidíase oral;
  • Tabagismo;
  • Uso de álcool;
  • Alimentos picantes;
  • Cardiopatia congênita em adultos.

A causa mais comum de língua branca é a desidratação ou boca seca, que torna o músculo um terreno fértil para bactérias. Na verdade, se você não escovar a língua e os dentes com diligência pelo menos duas vezes por dia, você aumenta o risco de desenvolver a língua branca.

Língua branca é muitas vezes causada por um super crescimento de cândida, um fungo que provoca infecções fúngicas ou aftas.

Na verdade, é perfeitamente normal que o fungo da cândida viva em sua boca, mas quando ele se acumula, pode se espalhar para o teto da boca, gengivas, língua, amígdalas e parte de trás da garganta – causando a língua branca, lesões brancas, vermelhidão e até mesmo sangramento bucal (2).

Além da língua branca, outros sintomas da cândida incluem fadiga crônica, infecções fúngicas na pele e unhas, além de esquecimento.

Caso os sintomas não melhorem após o uso de tratamentos antifúngicos, pode ser um indício para um problema mais sério de saúde. Língua branca acompanhada de dores de garganta podem ser sintomas de garganta estreptocócica.

Outras causas podem envolver: infecções bacterianas, como a sífilis ou doença periodontal, ou até mesmo doenças autoimunes.

HIV/AIDs, leucoplasia (quando as células na boca crescem excessivamente) e língua geográfica (manchas avermelhadas na língua) são outras condições que podem causar língua branca ou manchas brancas na língua e requerem atenção médica (3).

Pesquisas publicadas na BMC Complementar e Medicina Alternativa sugerem que o revestimento da língua é causado por processos do baço e estômago, e o revestimento da língua muda rapidamente e obviamente no desenvolvimento de gastrite crônica ou inflamação do estômago (4).

Também pode ser sinal de um sistema digestivo sobrecarregado, causado por um desequilíbrio de boas bactérias no intestino, deficiências nutricionais e estresse.

Fique atento aos sintomas e procure orientação médica.

Tratamentos naturais para língua Branca

Óleo de Coco

Confira quais são os principais tratamentos naturais para a língua branca:

  1. Probióticos

Um desequilíbrio das bactérias saudáveis em seu intestino pode levar a candidíase oral e um revestimento branco da língua. Comer alimentos probióticos ajuda a equilibrar as bactérias em seu intestino e tratar as condições de saúde que estão relacionados com a candida.

Vários estudos sugerem que os probióticos podem ser benéficos para fins de saúde bucal porque inibem a adesão de micróbios indesejados. Bactérias probióticas parecem afetar a microbiota oral e respostas imunes, que ajudam a prevenir a inflamação da língua e o crescimento de bactérias nela (5).

  1. Óleo de coco

O óleo de coco é uma das melhores maneiras de remover as bactérias da boca.

As pesquisas mostram que o óleo pode ser usado como um remédio eficaz na manutenção e melhoria da saúde bucal. Ele mostrou ser tão eficaz quando usado em bochechos ou na alimentação para melhorar o mau hálito, e reduzir os microorganismos que podem causar o acúmulo de bactérias na boca e língua branca (6, 7).

  1. Alho

A atividade antifúngica do alho faz com que ele seja um tratamento natural eficaz para a língua branca. Pesquisas mostram que a alicina, um dos compostos ativos no alho, possuem efeitos anti-cândidos (8).

  1. Higiene Bucal

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para prevenir e tratar a língua branca é manter a higiene bucal adequada. Certifique-se de escovar os dentes e gengivas pelo menos duas vezes por dia, incluindo após as refeições (12). Usar fio dental e enxaguante bucal. Visite o dentista regularmente.

Precauções para a língua branca

Caso a sua língua continue branca, fale com o seu médico para descobrir as possíveis causas do problema. 

Na maioria dos casos, essa condição bucal é inofensiva e pode ser tratada com higiene bucal e remédios naturais, mas às vezes é causada por uma condição mais grave que deve ser tratada por um profissional.

Quando sua língua fica branca, isso significa que os restos de alimentos, bactérias e células mortas foram alojados entre as papilas inflamadas.

A língua branca é geralmente inofensiva e temporária. É mais comumente causada por má higiene oral ou sobrecrescimento de cândida, mas também pode ser uma indicação de uma infecção ou outras condições graves.

Por isso, invista em uma alimentação rica em nutrientes, consuma probióticos, óleo de coco e alho, sempre se atentando também para a higiene bucal. Caso os sintomas persistam, procure orientação médica.

A alimentação adequada vai ajudar a prevenir a língua branca, e também prevenir outros tipos de doenças, aumentar a disposição, bem-estar e cuidar do seu corpo de dentro para fora.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : aftasAIDsalimentação rica em nutrientesantibióticosbactériasCandidíase oralCardiopatia congênitacausasdeficiências nutricionaisdentesdestaquedoença periodontaldoenças autoimunesdr. juliano pimentelescovar a línguafadiga crônicafio dentalfungogarganta estreptocócicagastrite crônicagengivashigiene bucalHIVinfecçãoinfecções bacterianasinfecções fúngicasinflamação do estômagoleucoplasialíngualíngua brancalíngua geográficalivro digitalmá higiene oralmau hálitomicroorganismospapilas inflamadasprobióticosproblema de saúdesangramento bucalsaúdesaúde bucalsífilissistema digestivo sobrecarregadoTabagismotratamentostratamentos antifúngicosvermelhidão

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta