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Existem alguns alimentos que melhoram a memória, e ainda ajudam o cérebro a se manter mais concentrado e saudável. Alimentos ricos em omega 3, como peixes e sementes, também diminuem as chances de envelhecimento cerebral.

Esse nutriente é o principal componente das células cerebrais, possibilitando a comunicação entre elas e melhorando a memória.

Além disso, frutas cítricas e legumes ricos em antioxidantes, protegem as células e melhoram a memória (1).

Meu objetivo é passar informações para você melhorar a qualidade de vida.

Neste artigo, conheça os alimentos que melhoram a memória.  

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Memória: Como melhorar com alimentação

Confira:

1-Quinoa

A quinoa é rica em proteína, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, e o ácido graxo omega 3, que compõe a membrana externa das células cerebrais, sendo essencial para uma troca rápida de mensagens no cérebro.

Também controla a saciedade e fortalece as unhas, cabelo e pele.

2-Nozes

Também é importante fonte de omega 3. As nozes possuem ainda vitamina E que, por ser antioxidante, evita o esquecimento, pois diminui o envelhecimento das células do cérebro (2).

3-Amêndoas

É rica em vitamina B2 que regula a glutationa, um dos maiores protetores celulares contra a ação dos radicais livres. Dessa maneira, também é um alimento indicado para melhorar a memória.

4-Salmão

Um dos alimentos mais ricos em omega 3, o salmão tem um grande potencial para melhorar o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro.

Além disso, esse alimento contribui também para a redução de colesterol no organismo e a melhora significativa no funcionamento do coração.

Peixes de água fria como atum e sardinha também possuem essas mesmas características (3).

5-Morango

No caso do morango é a presença de fisetina, que ajuda nesse processo de armazenamento de informações.  

É essa substância que induz a diferenciação das células nervosas, o que tem influência direta para uma boa função cognitiva e na redução do esquecimento.

6-Uva

 Assim como o morango, as uvas são ricas em fisetina. Mas, são as vermelhas e as roxas as mais indicadas para melhorar a memória e garantir o bom funcionamento do cérebro, pois são ricas em flavonoides.

As duas substâncias são essenciais, pois protegem o sistema nervoso, influenciam na regulação da morte de neurônios e na regeneração dessas células.

7-Mirtilo

Possuem alta função antioxidante e é rico em vitamina C, componentes que combatem diretamente a perda de memória.

8-Abacate

A gordura monoinsaturada encontrada no abacate, contribui para o aumento do bom colesterol (HDL-colesterol) e para redução do mau colesterol (LDL-colesterol).

O abacate apresenta benefícios para facilitar o fluxo de sangue para o cérebro. Esse processo, por sua vez, é responsável por manter a mente focada (4).

9-Acerola

 É rica em vitamina C, o que contribui para combater reações tóxicas presentes nas células e no sistema nervoso.

A vitamina C também contribui para a formação de acetilcolina, que participa do desenvolvimento cerebral, sendo importante para a formação de novas células e, portanto, melhora a memorização.

10-Tomate

 O tomate também é rico em fisetina, que contribui para a melhora da memória.

Além disso, é rico em licopeno, poderoso antioxidante que reduz o esquecimento e combate o envelhecimento do cérebro. Dessa maneira, também combate o envelhecimento precoce e ajuda nas funções do sono (5).

11-Espinafre

 É rico em nitratos, que aumentam a irrigação do sangue no cérebro e são recomendados para quem desenvolve trabalhos intelectuais, pois contribuem para uma melhor memorização dos fatos (6).

12-Ovo

 É rico em colina, presente na gema do ovo.

Essa substância contribui para a saúde mental e, consequentemente, num melhor aprendizado e memória. Além disso, a colina protege as células do cérebro enquanto o corpo sofre com o envelhecimento.

O ovo também possui vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcionem corretamente.

13-Chás

 Para melhorar a memória, o indicado é o consumo de chás verde, branco e vermelho. Essas bebidas são excelentes fontes de flavonoides, assim como as uvas, que combate o esquecimento.

O chá verde ainda tem a vantagem de ser uma substância termogênica, o que contribui para a perda de peso.

14-chá preto

Ele é rico em cafeína, que combate a fadiga mental e ativa o sistema de alerta.

Contudo, é bom salientar que o consumo exagerado pode ser prejudicial para a saúde (7).

A sua alimentação está diretamente relacionada com o funcionamento do seu corpo e também com a saúde do seu cérebro.  

Caso você perceba sinais de perda de memória acentuados, é fundamental procurar orientação médica.

Lembre-se que uma alimentação de verdade é essencial para o bom funcionamento do cérebro, aliado a uma mudança no estilo de vida por: evitar bebidas alcoólicas, cigarro, drogas, comidas industrializadas repletas de agentes químicos e cancerígenos, açúcares adicionado por exemplo.

Além de buscar formas saudáveis de cuidar da mente e do corpo, como pelo uso de ioga, formas naturais de potencializar o cérebro como pela leitura e jogos educativos.

Manter uma vida ativa e longe do sedentarismo também vai beneficiar a saúde do seu cérebro. Leve a saúde a sério e cuide-se! 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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