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12 Alimentos para Acelerar o Metabolismo e Queimar Gordura

Dr Juliano Pimentel

O excesso de peso, obesidade e outras situações ligadas à gordura corporal, prejudicam muito a saúde. Cuidar do metabolismo auxilia na perda de peso, e ajuda a manter a saúdeCertos alimentos podem ajudar a acelerar o metabolismo.

Com isso você queima mais calorias, consegue manter o peso ideal e se livrar das gorduras indesejadas.

Quer saber como acelerar o metabolismo e perder barriga?

Eu listei neste artigo 12 alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, queimam gordura, colaboram com o emagrecimento saudável e melhoram a sua disposição.

Não deixe de ler e compartilhar.

Metabolismo e a Alimentação

  1. Alimentos Ricos em Proteínas

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Metabolismo: Carnes e ovos, alimentos ricos em proteínas. Imagem: (Divulgação)

Uma das formas de acelerar o metabolismo é por consumir alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, ovos, legumes, nozes e sementes.

Eles fazem isso, exigindo que seu corpo use mais energia para digeri-los.

Isto é conhecido como o Efeito Térmico do Alimento (TEF). Ele se refere ao número de calorias que o corpo gasta para digerir, absorver e processar os nutrientes das refeições.

Por exemplo, eles aumentam a taxa metabólica em 15-30%, em comparação com 5-10% para carboidratos e 0-3% para as gorduras.

Dietas ricas em proteínas também reduzem a queda no metabolismo, que acontece muitas vezes durante a perda de peso, ajudando seu corpo a manter a massa muscular.

A proteína aumenta a saciedade, evitando que você coma demais.

  1. Alimentos Ricos em Ferro, Zinco e Selênio

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Metabolismo: Carnes, frutos do mar. Imagem: (Divulgação)

Ferro, zinco e selênio desempenham papéis diferentes, mas igualmente importantes na função adequada do seu corpo.

Eles são necessários para o bom funcionamento da glândula tireoide, que regula o metabolismo.

Uma dieta muito baixa em ferro, zinco ou selênio, pode reduzir a capacidade da glândula tireoide produzir a quantidade certa de hormônios.

Isso retarda o metabolismo.

Inclua na dieta alimentos como carne, frutos do mar, legumes, nozes e sementes.

  1. Pimenta

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Metabolismo: A pimenta é um dos alimentos estimulantes. Imagem: (Divulgação)

A Capsaicina é um composto químico encontrado em pimentas que pode acelerar o metabolismo, aumentando o número de calorias e gorduras que você queima.

A pimenta é considerada um dos alimentos termogênicos assim como a canela, que aceleram o metabolismo e ajudam também a perder peso.

A capsaicina pode ajudar o seu corpo a queimar cerca de 50 calorias extras por dia.

Além disso, a capsaicina possui propriedades que estimulam a saciedade.

  1. Café

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Metabolismo: A cafeína ajuda a queimar gordura. Imagem: (Divulgação)

A cafeína encontrada no café pode ajudar a aumentar a taxa metabólica em até 11%.

Além disso, a cafeína também pode ajudar o corpo a queimar gordura para obter energia, e ajuda a aumentar o desempenho durante treinos.

Os efeitos variam de pessoa para pessoa, com base em características individuais, como peso corporal e idade.

  1. Chá

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Metabolismo: Consuma chá verde. Imagem: (Divulgação)

A combinação de cafeína e catequinas, encontrada nos chás, pode trabalhar para acelerar o metabolismo.

chá verde pode aumentar o metabolismo em 4-10%; o que equivale a queimar um extra de 100 calorias por dia.

O corpo usa a gordura armazenada para obter energia de forma mais eficaz, aumentando sua capacidade de queimar gorduras em até 17%.

No entanto, os efeitos podem variar de pessoa para pessoa.

  1. Legumes

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Metabolismo: leguminosas. Imagem: (Divulgação)

As leguminosas, como lentilhas, ervilhas, grão-de-bico e amendoim, são particularmente ricas em proteínas em comparação com outros alimentos vegetais.

O alto teor de proteína requer que seu corpo queime um maior número de calorias para digeri-los, em comparação com alimentos de baixa proteína.

Eles também possuem uma boa quantidade de fibra dietética, que o corpo usa para alimentar as boas bactérias que vivem no intestino.

Essas bactérias amigáveis produzem ácidos graxos de cadeia curta, que auxiliam o corpo a usar a gordura armazenada como energia, e manter níveis normais de açúcar no sangue.

As leguminosas também são ricas em arginina, um aminoácido que aumenta a quantidade de carboidratos e gordura que seu corpo pode queimar para obter energia.

  1. Especiarias (Temperos)

Algumas especiarias possuem propriedades que estimulam o metabolismo.

Por exemplo, pesquisas mostram que dissolver 2 gramas de pó de gengibre em água quente e beber pode ajudá-la a queimar mais 43 calorias diárias.

O chá de gengibre também diminui a fome e aumenta a saciedade.

Os Grãos do Paraíso, outro tempero da família do gengibre, podem ter efeitos semelhantes.

Da mesma forma, adicionar pimenta caiena à refeição pode aumentar a quantidade de gordura que seu corpo queima, especialmente após uma refeição rica em gordura.

O efeito só é eficaz para pessoas que não são habituadas a consumir alimentos picantes.

  1. Cacau

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Metabolismo: cacau. Imagem: (Divulgação)

O cacau, além de saboroso, também beneficia o metabolismo.

Cacau e extratos de cacau podem promover a expressão de genes, que estimulam o uso de gordura para produzir energia.

Ele pode impedir a ação de enzimas necessárias para quebrar gordura e carboidratos durante a digestão; e desempenha um papel na prevenção do ganho de peso, reduzindo a absorção de algumas calorias.

Opte por versões puras (amargas), já que o processamento reduz a quantidade de compostos benéficos do alimento.

  1. Vinagre de Maçã

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Metabolismo: vinagre de maçã. Imagem: (Divulgação)

vinagre de maçã também ajuda a acelerar o seu metabolismo.

Ele é útil na queima de gordura para produzir energia.

O vinagre de maçã também ajuda a perder peso de outras formas, ao retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a saciedade.

Só tome cuidado em limitar seu consumo diário a duas colheres (30 ml).

  1. Óleo de Coco

Metabolismo: O óleo de coco. Imagem: (Divulgação)

O óleo de coco se tornou popular devido aos benefícios para saúde e o emagrecimento (1).

Ele acelera o metabolismo porque possui triglicérides de cadeia média (MCTs). Isso é contrário à maioria dos outros tipos de gorduras, que geralmente contêm maiores quantidades de ácidos graxos de cadeia longa.

Uma vez que essas gorduras no sangue são absorvidos, vão diretamente para o fígado e são transformados em energia.

Isso os torna menos propensos a serem armazenados como gordura.

A ingestão diária de 30 ml de óleo de coco pode reduzir com sucesso o tamanho da cintura (gordura visceral) em indivíduos obesos.

  1. Água

Todo mundo sabe que beber bastante água é a melhor maneira de se manter hidratado.

Além disso, a água potável também pode acelerar temporariamente o seu metabolismo em 24-30%.

  1. Algas Marinhas

A alga marinha é uma grande fonte de iodo, um mineral necessário para a produção de hormônios da tireoide.

Os hormônios da tireoide possuem várias funções, uma das quais é regular sua taxa metabólica.

Você encontra em variedades de algas marrons e pode ter efeitos emagrecedores, aumentando a quantidade de calorias que é queimada.

Essas dicas de alimentação colaboram para acelerar o metabolismo.

Consumir regularmente esses alimentos pode ajudar a perder peso e melhorar o funcionamento do corpo.

No entanto, os alimentos não são a única maneira para acelerar o metabolismo. Você precisa também sair do sedentarismo, fazer atividades físicas e manter um estilo de vida saudável. 

Mas se você consome alimentos industrializados e processados, açúcar refinado e farinha processada, vai continuar prejudicando a saúde e aumentando de peso.

E se você quer mesmo transformar a sua saúde de forma efetiva, eu tenho um convite para fazer.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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