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Mousse de Chocolate Low Carb – Para diabéticos e Pessoas dietéticas

mousse

Confira a receita de Mousse de chocolate Low Carb.

Ingredientes:

4 ovos

50 g de xilitol ou eritritol

60g de cacau em barra 100%

45g de óleo de coco derretido sem sabor

canela em pó à gosto

Modo de Preparo da mousse de chocolate low carb

Separe as gemas das claras e bata as claras em neve e reserve. logo após, derreta o cacau em banho maria e acrescente a canela e o óleo de coco reserve.

Em uma vasilha separada bata as gemas até espumarem e acrescente o xilitol até ficar homogêneo. Adicione aos poucos o cacau com óleo de coco na mistura de gemas com xilitol, cuidado para não talhar as gemas por causa da temperatura do cacau.

Por último, misture delicadamente as claras em neve até ficar tudo homogêneo e leve a geladeira da noite pro dia, pode congelar também para comer em forma de sorvete.

Fica simplesmente sensacional!!! Diabéticos e pessoas em fase de emagrecimento podem consumir com moderação!

Uma sugestão seria usar um chocolate 80% no lugar do cacau 100% em barra e provar o dulçor, caso seja necessário, adoce!

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é uma das fontes mais ricas em gordura saturada, conhecidas pelo homem. No entanto, novas pesquisas mostram que as gorduras saturadas são inofensivas e não causam o “entupimento da artéria”.

Na verdade, o óleo de coco é uma fonte de energia rápida que é transformada em corpos cetônicos, podendo ter efeitos terapêuticos sobre distúrbios cerebrais como a epilepsia e doença de Alzheimer.

Além disso, ele oferece muitos benefícios para a saúde, tem um sabor delicado e está amplamente disponível no mercado.

Também é um óleo extremamente versátil, com uma série de usos que talvez você ainda não conheça.

  1. Melhora O Metabolismo

O óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média (TCM). Estes ácidos graxos são rapidamente absorvidos, e podem aumentar a quantidade de calorias que você queima, por exemplo.

Estudos afirmam que os TCMs podem aumentar significativamente a taxa metabólica, pelo menos temporariamente.

Em média, 15-30 gramas dele aumentam o gasto de calorias, em cerca de 120 calorias durante um período 24 horas.

  1. Cozinhe Com Segurança

O óleo de coco, possui um teor de gordura saturada muito alto, por isso, quando colocamos em números, cerca de 87% da sua gordura é saturada.

Esta característica faz com que ele seja uma das melhores opções de gordura, para cozinhar em alta temperatura, por exemplo.

As gorduras saturadas conservam a sua estrutura quando aquecidas a altas temperaturas, ao contrário dos ácidos gordos poli-insaturados encontrados nos óleos vegetais.

Vale a pena fazer essa troca, pois os óleos vegetais como os milho e de soja, são convertidos em compostos tóxicos quando aquecidos e são nocivos para a saúde.

Em resumo, não há razão para temer as gorduras saturadas no óleo de coco.

  1. Melhora A Saúde Bucal

Além disso, ele pode ser uma arma poderosa contra as bactérias, incluindo a Streptococcus mutans.

Esta é a bactéria presente em nossa boca que causa a placa dentária, bem como, cáries e doenças gengivais.

Pesquisas mostram que bochechar com o óleo, reduz a presença destas bactérias de forma tão eficaz como um antisséptico bucal.

Por fim, ele também reduz significativamente a inflamação, e a gengivite (inflamação das gengivas).

  1. Alivia A Irritação Da Pele

Aliviar a irritação da pele é um dos benefícios do óleo de coco. Pois, ele ajuda a melhorar a dermatite e outras doenças da pele, assim como outros hidratantes convencionais.

Um estudo feito com crianças com eczema, mostrou que 47% dos que foram tratados com óleo de coco apresentaram grandes melhorias nos problemas de pele, por exemplo.

  1. Melhora A Função Cerebral

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) se transformam em cetonas, que podem atuar como uma fonte alternativa de energia para o seu cérebro.

Vários estudos têm encontrado benefícios impressionantes desse óleo para distúrbios cerebrais, incluindo epilepsia e doença de Alzheimer.

Benefícios Do Cacau

O cacau, que é a semente do fruto do cacaueiro e principal ingrediente do chocolate, é um fruto que traz benefícios para a saúde, por exemplo:

  • Melhora o humor e combate a depressão, bem como a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor;
  • Previne trombose, devido à presença de flavonol;
  • Combate o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes, por exemplo;
  • Previne aterosclerose, já que, evita o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
  • Alem disso, previne anemia, por ser rico em ferro;
  • Reduz o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides;
  • Previne problemas como demência, bem como derrames, por melhorar a circulação sanguínea.

Ou seja, o consumo do cacau ou chocolate amargo em pequenas quantidades pode ser benéfico para a sua saúde.

Benefício da canela

1. Rica Em Propriedades Medicinais

A canela é uma especiaria usada como ingrediente ao longo da história, que remonta até o antigo Egito. Hoje, é uma especiaria barata, disponível em mercados e encontrada em todos os tipos de alimentos e receitas.

O aroma da canela é devido a sua parte oleosa, que é rica em um composto chamado cinamaldeído.

Este composto, é responsável pela maioria dos poderosos efeitos da canela para a saúde e o metabolismo.

2. Rica Em Antioxidantes

Os antioxidantes protegem o corpo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres.

Possui a capacidade de limitar a acumulação de óxido de nítrico no sangue, e a peroxidação lipídica relacionada a casos de distúrbios cerebrais, câncer, doenças cardíacas, e outros problemas de saúde.

A canela contém poderosos antioxidantes, como polifenóis (3).

Ela supera o orégano e o alho em propriedades antioxidantes (4). Pode ser usada como um conservante de alimentos naturais (8).

3. Propriedades Anti-Inflamatórias

A inflamação no corpo é importante, pois ajuda a combater as infecções e reparar os danos nos tecidos.

No entanto, a inflamação é um problema quando se torna crônica (longo prazo) e dirigida contra os tecidos saudáveis do corpo.

Os antioxidantes presentes nesse alimento, possuem ações anti-inflamatórias (9).

4. Reduz O Risco De Doença Cardíaca

Pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Em pessoas com diabetes tipo 2, 1 grama de canela por dia tem efeitos benéficos sobre os marcadores sanguíneos. Reduz os níveis do mau colesterol e de triglicérides (10).

Por fim, ajuda a diminuir a pressão arterial (11).

5. Melhora A Sensibilidade À Insulina

A insulina é um dos principais hormônios que regulam o metabolismo e o uso de energia. Além disso, também é essencial para o transporte de açúcar no sangue para as células.

Muitas pessoas são resistentes aos efeitos da insulina, o que pode causar a síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Além disso, a canela pode reduzir drasticamente a resistência à insulina, equilibrando os hormônios (13).

6. Diminui Níveis De Açúcar No Sangue

Outro fator que faz parte dos benefícios da canela, envolve a redução de açúcar no sangue.

Ou seja, ela pode diminuir a quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea após uma refeição (15).

Um composto em canela pode atuar sobre as células imitando a insulina (17).  Isso melhora muito a captação de glicose pelas células, embora atue muito mais lentamente do que a própria insulina.

Estudos confirmaram os efeitos anti-diabéticos da canela, mostrando que ela pode baixar os níveis de açúcar no sangue em jejum em até 10-29% (21).

Receitas como essa de Mousse de chocolate low carb é sempre melhor opção para matar a vontade de comer doce. 

Confira, como o açúcar prejudica a sua saúde.

Mousse de chocolate low carb sem açúcar
Mousse de chocolate low carb sem açúcar

Abraço e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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