close
Dr Juliano Pimentel

As festas de Fim de Ano são um período em que muitas pessoas relaxam com a alimentação e acabam ganhando alguns quilinhos. E você pensa: como não engordar nas festas e ainda aproveitar os momentos de confraternização(1).

A maioria das pessoas não perdem o peso que ganham durante os feriados. 

Como mudar isso? O que fazer para não engordar nas festas

Veja essas dicas que servem para o ano todo.

Não deixe de ler e compartilhar.

Não Engordar Nas Festas: É possível?

Se você deseja manter o peso ideal ou passar um fim de ano mais saudável, procure seguir estas dicas para não engordar nas festas:

  1. Faça Atividades com a Família e Amigos

Não engordar nas Festas: Fuja do sedentarismo. Imagem: (Divulgação)

Mas o sedentarismo pode contribuir para o ganho de peso, especialmente quando o relaxamento é acompanhado pela ingestão excessiva de alimentos (2, 3).

No entanto, fazer algum tipo de atividade física durante as férias com sua família, pode ser benéfico para o controle de peso e para a saúde.

Uma atividade tão simples como caminhar em família pode proporcionar diversos benefícios, como fazer você pensar menos alimentos.

Gincanas, corridas e andar de bicicleta também são ótimas opções.

  1. Cuidado com as Porções de Comida

Quando os feriados chegam, pode ser fácil exagerar na hora de comer.

Aqueles que comem porções maiores do que as recomendadas tendem a ganhar peso mais facilmente, do que aqueles que não exageram na quantidade de comida (4). Além de controlar as porções consuma sucos desintoxicantes. Selecionei as melhores receitas em um único material. Clique para conferir.

Faça o Download

Uma boa opção para resolver o problema é sempre escolher alimentos de verdade na hora de montar o prato, pois eles provocam saciedade e dificultam a gula.

Para não engordar nas festas, não coma em excesso. Não viva para comer, coma para viver.

  1. Comer Consciente

As pessoas muitas vezes estão sempre entretidas durante as festas de fim de ano.

Estudos mostram que aqueles que comem enquanto estão distraídos são mais propensos a comer demais. O cérebro não consegue sinalizar o organismo a tempo, que você está saciado (a) (5).

Para evitar que isso aconteça, coma de forma consciente e sem distrações, incluindo celulares e outros eletrônicos.

Outra maneira de comer conscientemente é comer devagar e mastigar bem os alimentos, o que permitirá reconhecer melhor os sinais de plenitude do seu corpo e consumir menos calorias (7).

Essa prática é eficaz e vários estudos mostram comer consciente previne o aumento de peso (8).

  1. Durma Bem

A privação de sono pode ser comum durante as férias, principalmente para quem viaja; e isso pode causar ganho de peso.

Quem dorme menos sente mais fome, consome mais calorias e se exercitam menos (10).

A razão por trás disso é que a restrição de sono pode aumentar seus níveis do hormônio da fome, levando em última análise à maior ingestão de calorias.

Dormir pouco prejudica e diminui o metabolismo, e aumenta as chances de aumento de peso (10).

  1. Controle o Estresse

O estresse constante e excessivo prejudica a saúde, inclusive o peso.

Ele aumenta os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que é liberado em resposta ao estresse. Os níveis de cortisol cronicamente elevados podem causar ganho de peso por diversos fatores (15).

Um estilo de vida estressante pode fazer com que você tenha mais vontade de comer junk food, os temidos alimentos industrializados e açucarados (16).

Mantenha os níveis de estresse sob controle durante todo o ano.

Há muitas coisas que você pode fazer durante as férias para reduzir o estresse. Algumas opções incluem exercício, meditação, yoga, caminhadas e respiração.

  1. Equilibre as Refeições com Proteína

As refeições ricas em carboidratos aumentam as chances de sobrepeso.

É importante consumir proteínas em cada refeição, pois elas promovem a saciedade e podem ser úteis para a manutenção do peso (17).

Ela pode reduzir automaticamente a ingestão de calorias, reduzindo a fome e o apetite (20).

Proteínas também são benéficas para o controle de peso, pois aceleram o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias durante a digestão.

Boas fontes de proteína incluem carne, aves, peixes e alguns alimentos vegetais como a quinoa.

Você também pode optar pelos alimentos low carb.

  1. Foque na Fibra

A fibra é outro nutriente importante que estimula a saciedade.

Alguns estudos mostram que o aumento da fibra dietética pode reduzir a ingestão calórica total, que pode ser um ótimo método para evitar ganho de peso durante os feriados (21).

Alimentos ricos em fibras incluem legumes, frutas, nozes e sementes.

  1. Leve Comida 

Festas no final do ano podem ser um empecilho na batalha contra o ganho de peso. Nestes casos, muitas vezes você não tem controle sobre o alimento que é servido.

No entanto, se for possível, se ofereça para levar um prato saudável para a festa e compartilhe o alimento com os outros convidados.

Dessa forma, você vai poder manter a sua alimentação e ainda poderá servir como incentivo para que outras pessoas comam alimentos de verdade.

  1. Cuidado com as Sobremesas

De preferência, tente se manter firme e resista à tentação de comer doces durante as festas.

As sobremesas estão por toda parte durante a temporada de férias. Isso muitas vezes leva ao consumo excessivo de açúcar, uma causa comum de ganho de peso (23).

Mas caso você realmente não consiga ficar sem doces durante essas ocasiões, em vez de comer todos os deleites à vista, concentre-se no seu favorito e coma de maneira lenta e consciente.

Prefira doces caseiros, ao invés de industrializados.

  1. Esteja Bem Acompanhado

Muitas pessoas relatam que obtiverem sucesso na perda de peso com a ajuda de um parceiro.

Encontrar um amigo ou familiar que compartilhe com você objetivos semelhantes de saúde e emagrecimento pode ser útil durante os feriados, pois esta pessoa irá te manter motivado e responsável.

Converse com o seu parceiro, família e amigos para que eles colaborem com o você e te ajudem a não ganhar peso neste fim de ano.

  1. Evite Alimentos Processados

Esta regra vale para todos os dias, inclusive Natal e Ano Novo.

Alimentos convenientes e fáceis de preparar podem ser uma “mão na roda” para épocas festivas.

Porém, esses mesmos alimentos rápidos e práticos também são repletos de açúcar e gorduras insalubres, que não são boas para o seu peso e saúde.

Para evitar ganho de peso, opte por alimentos de verdade mesmo durante as férias. Concentre-se em preparar as refeições, ao invés de tirá-las de uma caixa.

  1. Estabeleça Limites

Muitas pessoas têm uma mentalidade “vou começar amanhã”, que pode se transformar um ciclo vicioso de hábitos pouco saudáveis.

Decida quais são os alimentos que valem a pena para você e quais não valem.

Tenha em mente que não há problema algum em dizer não a certos alimentos e hábitos que não se alinham mais com seus objetivos. E isso continua valendo no final do ano.

Com essas dicas, eu espero que você entenda que para quem tem objetivos reais não existe “dia do lixo”, “hoje pode” ou “eu começo amanhã”. 

Para não engordar nas festas, assuma este compromisso com você! Se alimente de verdade em todas as ocasiões do ano e veja os resultados.

Pensando nisso, eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentosalimentos industrializadoscomer conscientementeconfraternizaçãodestaquedr. juliano pimentele-bookengordarfamíliafériasfestasfestas de fim de anofim de anofinal do anojunk foodmanter o pesonão engordarnão engordar nas festasnão engordar nas festas de fim de anopesosaudávelsaúdesedentarismosobremesasVIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta