close
Artigos

O Perigo Dos Recipientes De Plástico

water-19659_1920

Se você geralmente faz suas refeições em potes recipientes de plástico, se toma água em garrafas de plástico, saiba que está fazendo errado.

O plástico solta uma substância chamada “Bisfenol A”, que pode inclusive, se ingerida em excesso, levar ao câncer.

Neste artigo irei te explicar quais são os perigos de se comer e beber em recipientes de plástico e pelo que você pode substituí-los.

O Que É O Bisfenol A?

Tenho certeza de que você já ouviu falar do Bisfenol A, certo? E se ouviu falar, sabe que ele traz malefícios a saúde.

Os potes são realmente muito práticos, e tem o peso muito leve, e para armazenamento de alimentos e para levar comida ao trabalho ou colégio, são especialmente fáceis e muito usados.

No entanto, quando são levados ao microondas, e quando o plástico esquenta, ele solta substâncias tóxicas na comida, substâncias estas que se ingeridas em demasia podem trazer problemas a saúde.

E você sabia que nos alimentos também contém o BPA, e que não precisam ser necessariamente esquentados para que a substância seja liberada? Pois é. (1)

Alimentos enlatados, além de fazerem mal por serem processados e levarem química e poucos nutrientes em sua composição, também fazem mal em relação ao recipiente em que são armazenados. Na sardinha, no atum e em diversos alimentos enlatados, contém o BPA.

Por Que Substituir O Plástico?

Quando Um Pote De Plástico É Esquentado No Microondas, O BPA É Exposto A Comida

É realmente recomendado que se pare de beber água em recipientes de plástico e que se pare de esquentar comida em marmitas de plástico.

O BPA presente nele pode causar problemas na tireoide, problemas de digestão e até mesmo alguns tipos de cânceres.

O ideal é tomar água e armazenar alimentos sempre em potes e garrafas de vidro, pois dessa forma, mesmo ao esquentar, ele não soltará absolutamente nenhuma substância em sua comida, de modo a não fazer mal.

Inclusive, o Pollution Prevention Resource Place não recomenda que plásticos que contenham um nível acima do recomendado de Bisfenol A sejam reciclados, pois inclusive enquanto são reciclados, também soltam a substância. (2)

Portanto, assim como dito anteriormente, é bom que se faça suas refeições e tome água em recipientes e garrafas de vidro, para poder assim manter uma vida mais saudável e se livrar das toxinas e males que o BPA pode oferecer a saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : bisfenol abisphenolbpadr. juliano pimentelgarrafamarmita plásticoplásticotóxico

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta