close
ArtigosSer Pleno

O Poder da Gratidão para a sua saúde Física e emocional

Você acredita no poder da gratidão? Para muitas pessoas pode parecer besteira, mas ser grato tem um poder enorme que pode ser experimentado na saúde física e emocional!

A atitude da gratidão é ensinada na bíblia e existem diferentes estudos que comprovam que pessoas que expressam gratidão vivem mais plenas e mais saudáveis.

Pelo que você é grato?

Antes de continuar a leitura quero te fazer um convite. Entre no seu instagram agora, escreva ou faça um vídeo falando por que você é grato e me marca @drjulianopimentel.

Expressar publicamente a sua gratidão é uma das atitudes que vão te ajudar a colher os frutos de ser grato!

O Poder da Gratidão 

Os benefícios da gratidão podem ser percebidos em várias áreas da vida. Para esse artigo, selecione 4 áreas.

  • Benefícios emocionais
  • Sociais
  • Benefícios na carreira
  • Benefícios na saúde

Gratidão, benefícios emocionais 

O primeiro benefício relacionado à gratidão é o sentimento de alegria. Não ficar alegre e feliz o tempo todo. Mas sim, perceber na vida, nos objetivos, na rotina diária, situações, pessoas e momentos que te fazem sentir mais felizes. 

Pessoas gratas estão abertas a experimentarem essa alegria.  Afinal, perceber o que já temos pode nos fazer sentir mais positivos sobre nossas vidas. 

O poder da gratidão é te deixar mais feliz!

Quanto mais você conseguir perceber a parte boa da vida, melhor sua relação com sua existência (1).

O pesquisador Chih-Che Lin (2017) descobriu que um alto nível de gratidão tem um forte impacto positivo no bem-estar psicológico, na autoestima e na depressão (2).

Basicamente, isso significa que podemos colher os melhores benefícios da gratidão incorporando a gratidão e verdadeiramente vivendo uma vida de gratidão, um estado que podemos alcançar por meio da prática regular e do compromisso.

Benefícios Sociais

Expressar o sentimento de gratidão faz com que as pessoas tenham uma percepção de maior confiança por você. 

Além disso, a gratidão tem impactos positivos também em relacionamentos românticos. Expressar gratidão às outras pessoas significativas resulta na melhoria da qualidade do relacionamento (3). 

Para além disso, mostrar nossa gratidão aos entes queridos é uma ótima maneira de fazer com que eles se sintam bem e nos faz sentir bem também, melhorando o relacionamento em geral!

Gratidão no trabalho

Um estudo de 2015 mostrou que pessoas que encontram significado e propósito em seu trabalho geralmente são mais eficazes e mais realizados ao longo de sua carreira, por exemplo.

E a gratidão é um fator que pode ajudar as pessoas a encontrar significado em seu trabalho, junto com a aplicação de seus pontos fortes, emoções positivas e fluxo, esperança e encontrar uma “vocação” (4).

Benefícios Físicos

Um estudo de 2005 analisou pessoas com sintomas depressivos. O teste era manter um diário da gratidão, então, todos os dias essas pessoas escreviam motivos pelos quais elas eram gratas (5).

O resultado foi uma redução de 35% nos sintomas depressivos por várias semanas, enquanto aqueles que praticaram o diário de gratidão.

Expressar ao que você é grato é fundamental para colher os benefícios do poder da gratidão.

Esta é uma descoberta surpreendente e sugere que o diário de gratidão pode ser um suplemento eficaz para o tratamento da depressão.

Outro benefício físico de ser grato é a diminuição da pressão arterial

Expressar a gratidão pelo menos uma vez por semana contribuiu para a estabilidade de pacientes com hipertensão (6).

Outro ponto interessante de expressar gratidão na saúde física é a melhora do sono. Um estudo de 2016 orienta que se você está tendo problemas para dormir ou apenas acordando se sentindo cansado, tente um rápido exercício diário de gratidão antes de dormir.

Sem contar que de maneira geral quanto mais grata uma pessoa é, mais provável é que ela desfrute de melhor saúde física, bem como psicológica.

O Poder da gratidão

A grande parte das pesquisas citadas neste material são estudos acompanhados com base na psicologia. 

E na psicologia, a gratidão é concebida tanto como virtude moral. Ou seja, é basicamente fundamental expressar a gratidão. Ser grato é como uma “obrigação” de quem tem a existência.

Para pessoas que estão passando por momentos difíceis, ou têm uma vida complicada, no geral, pode ser mais difícil assimilar o ato de gratidão dessa maneira.

Uma das grandes dificuldades das pessoas expressarem gratidão é guardar rancor e mágoa…

Há alguns anos eu gravei um vídeo falando sobre como a Mágoa e o Rancor Impactam Na Sua Saúde. Clique aqui para assistir, pois vale muito a pena!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : gratidãopoder da gratidão.ser grato

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta