close

A temperatura do seu banho importa sim! O banho gelado ajuda a te manter mais alerta, com a pele mais saudável e pode aliviar a ansiedade.

Vamos concordar que o banho pela manhã, ou pelo menos lavar o rosto, é o que realmente nos ajuda a acordar. E estudo mais recentes têm concluído que a temperatura do banho influencia em como nos sentimos. 

É só observar que pessoas com insônia, por exemplo, são instruídas a tomar um banho morno antes de deita para relaxar. Sendo assim, o banho gelado serve como um “despertador natural”. E acredite, a ciência mostra muitos benefícios que o banho frio pode proporcionar para sua saúde e bem estar.

Leia até o final e comente quais dos fatores citados aqui motivaram você a tomar banho gelado! 😉

Banho gelado tem benefícios? 

Ter o hábito de tomar banho gelado pode impactar positivamente sua saúde  e bem estar de várias maneiras.

Te mantém alerta e com mais energia

A maneira mais óbvia de que o banho gelado pode te ajudar é mantendo seu estado de alerta. Por isso, é recomendado tomar banho frio pela manhã. Assim, você consegue eliminar de vez a moleza ao acordar.

Isso acontece pois o frio estimula a respiração mais profunda, diminuindo o nível de CO2 em todo o corpo, ajudando na concentração. Ou seja, o banho frio nos mantem ativos e concentrados ao longo do dia.

O banho gelado é tão benéfico para aumentar a energia que um estudo demostrou que esse hábito é útil até mesmo para pessoas com depressão.

O ensaio clínico mostrou que tomar um banho frio por até 5 minutos, 2 a 3 vezes por semana, ajuda a aliviar os sintomas de depressão, pois funciona como uma terapia de eletrochoque suave (1).

O banho frio é benéfico assim, pois a água fria envia muitos impulsos elétricos ao cérebro que sacodem seu sistema para aumentar os níveis de alerta, clareza e energia.

Endorfinas, às vezes chamadas de hormônios da felicidade, também são liberadas. Esse efeito leva a sentimentos de bem-estar e otimismo.

E os benefícios não param por ai…

Banho gelado aumenta a imunidade

Um estudo realizado em 2016 analisou o impacto do banho frio na saúde do trabalho. A ideia era entender se pessoas que tinham o hábito de tomar banho frio eram menos propensas a passar mal e faltar ao trabalho.

Para a surpresa dos pesquisadores, todos os participantes adoeceram. No entanto, as pessoas que continuaram a tomar banho quente tiveram a doença mais agravada e precisaram faltar ao trabalho, enquanto as pessoas do banho gelado conseguiam manter sua rotina mesmo não estando bem 100%. 

Ou seja, o banho gelado ajudou sim na imunidade. Não para combater um vírus, por exemplo, mas para amenizar os impactos dele no organismo.

Outro dado interessante é que o banho gelado independente se 30, 60 ou 90 segundos (períodos de tempo testados) não impactaram no resultado final. Ou seja, um banho rápido de 30 segundos já é suficiente para  ativar o sistema imunológico do corpo (2).

Banho gelado pode reduzir a dor…

O banho gelado ajuda na diminuição da dor de duas maneiras. A primeira é que a exposição à água fria faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo assim, qualquer inchaço e edema que causa dor.

Além disso, a água fria também pode diminuir a velocidade com que os sinais nervosos conduzem os impulsos. Pois, ao reduzir a taxa na qual os nervos transmitem sinais de dor ao cérebro a percepção da dor de uma pessoa também diminui.

De acordo com um artigo do North American Journal of Medical Sciences, é como se as aplicações de água fria tivessem efeitos semelhantes aos dos anestésicos locais para o alívio da dor (3).

E você pode observar isso acontecer claramente quando está segurando algo gelado, a mão tende a ficar adormecida.

Pode ajudar na perda de peso

O banho de água fria pode aumentar a taxa metabólica de todo o corpo em cerca de 16% quando realizado rotineiramente (4).

Isso acontece pois, o desvio voluntário da temperatura ideal do corpo causa reações no corpo para manter a temperatura interna. Algumas dessas reações são o aumento da taxa metabólica para produzir calor, o que resulta em perda de peso.

Os benefícios observados são de longo prazo (adaptativos) e, portanto, não é provável que ocorram com um ou dois banhos frios isolados. Eles são diretamente proporcionais (até certo ponto) à variação entre a temperatura do nível de conforto e a temperatura de que participamos.

Banho gelado é poderoso, não mágico!

Tomar o banho gelado é muito bom, porém, não fique esperando todos esse benefícios apenas mudando a temperatura da água.

Para surtir benefícios reais deve estar sempre associado a outros hábitos positivos como alimentação adequada, prática de exercícios físicos e de mentalidade.

Gostou do que leu aqui? Então confira só esse material GRATUITO que preparei pra você com receitas de sucos para te ajudar a ter melhor qualidade de vida!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : água geladabanhobanho friobanho geladodr. juliano pimentel

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta