close
ArtigosDores

Obesidade: Perigos Para a Saúde e Como Prevenir

A obesidade afeta crianças, adultos e jovens; ela atinge cerca de 20% da população adulta e 2 milhões de crianças, somente no Brasil. Quem sofre com a obesidade, tem mais chances de desenvolver problemas crônicos de saúde. Mas afinal, o que é a obesidade e como afeta a sua vida?

Ela pode ser um fator decisivo no desenvolvimento de problemas sérios de saúde; afetar a autoestima e  prejudicar os planos futuros.

img-org-site-diego

Nesse artigo explicarei o que é obesidade.

Não deixe de ler e compartilhar!

Obesidade: O que é

Obesidade e o Organismo. Imagem: (Divulgação)

Quando você consome calorias em excesso sem gastá-la, corre o risco de desenvolver a obesidade.

Ela é definida como excesso de tecido adiposo. Uma célula adiposa é uma célula endócrina, e o tecido adiposo é um órgão endócrino.

O tecido adiposo secreta uma série de produtos, incluindo metabólitos, citoquinas, lipídios, fatores de coagulação, entre outros.

O excesso de adiposidade ou obesidade causa o aumentos dos níveis de ácidos graxos circulantes e inflamação, a inflamação nunca vai ser um aspecto positivo para a saúde.

img-org-site-glcdiego

A biologia da ingestão de alimentos é muito complexa; envolve o olfato, sabor, textura, temperatura, respostas cognitivas e emocionais e informações metabólicas, que sinalizam o cérebro sobre a fome e a saciedade.

Os hormônios leptina e grelina possuem um importante papel no consumo de alimentos, e na prevenção da obesidade (1).

A obesidade é um sinal que o seu organismo não está funcionando adequadamente; em consequência, quem sofre com ela pode desenvolver:

  • Diabetes tipo 2
  •  Colesterol alto
  • hipertensão
  • Cálculos biliares
  • Doenças cardíacas
  • Doença hepática gordurosa
  • Apneia do sono,
  • Incontinência de estresse
  • Insuficiência cardíaca
  • Doença articular degenerativa
  • Defeitos congênitos
  • Abortos espontâneos
  • Asma e outras condições respiratórias
  • Numerosos tipos de câncer

img-org-site-diegoComo Identificar a Obesidade

O cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) identifica a quantidade de gordura corporal em relação à altura do indivíduo.

Com isso, é possível identificar as chances do desenvolvimento de doenças, relacionadas ao excesso de gordura corporal.

– Um adulto com IMC entre 25 e 29,9 é considerado com sobrepeso.
– Um adulto com IMC de 30 ou superior é considerado obeso.

O mais correto é recorrer ao médico para verificar como está o seu IMC.

A circunferência da cintura, é outra medida para determinar o teor de gordura abdominal. O excesso de gordura abdominal, quando não é proporcional à gordura corporal total, é considerado um fator de risco relacionado à obesidade.

img-org-site-glcdiego

Causas

Obesidade e os Alimentos Prejudiciais. Imagem: (Divulgação)

O alto índice de massa corporal, agora se classifica com os principais problemas de saúde global; como a subnutrição materna, hipertensão arterial, colesterol alto, sexo inseguro, deficiência de ferro, tabagismo, e o álcool.

Outras causas podem incluir: desequilíbrio hormonal, estresse, genética, toxinas ou o efeito colateral de medicamentos.

A obesidade também se desenvolve gradualmente, como resultado de uma dieta pobre em nutrientes, e um estilo de vida pouco saudável, tais como:

  • Comer alimentos processados ​​ou industrializados (ricos em gorduras prejudiciais e açúcar);
  • Bebidas industrializadas e álcool, que são ricos em calorias;
  • Comer em restaurantes e fast foods; pode acarretar no consumo de alimentos ricos em gorduras industrializadas, açúcar refinado, conservantes, glúten, e sódio em excesso;
  • Sedentarismo.

img-org-site-diego

Os hábitos alimentares pouco saudáveis ​​passam dos pais para os filhos; não só pela hereditariedade mas também pela influência da má alimentação e sedentarismo.

A falta de atividade física é um fator importante relacionado à obesidade. Trabalhar durante longos períodos sentado, andar somente de carro ao invés de caminhar ou andar de bicicleta podem influenciar no excesso de peso.

Estudos mostram que o sedentarismo é uma das principais causas da obesidade.

A pessoa que é sedentária e gasta menos energia do que consome nos alimentos, aumenta as chances do acúmulo de gordura no organismo.

img-org-site-glcdiego

O recomendável é que os adultos façam pelo menos 150 minutos (duas horas e meia) de atividade aeróbica de intensidade moderada, como ciclismo ou caminhada rápida, todas as semanas.

Isso não precisa ser feito de uma só vez, mas pode ser dividido em períodos menores. Por exemplo, você pode se exercitar durante 30 minutos por dia durante cinco dias por semana.

Alimentos que Causam Obesidade

  • Açúcar refinado;
  • Alimento industrializado e processados, como a comida de fast food;
  • Glúten e grãos refinados
  • Bebidas açucaradas como energéticos, refrigerante e suco de caixinha;
  • Gorduras trans e hidrogenadas

Alimentos Saudáveis

img-org-site-diego

Essas dicas não excluem a importância da visita médica regular.

Mas se você quer mesmo emagrecer e ter mais saúde? Então precisa decidir e persistir na mudança alimentar e dos seus hábitos.

Depende de você, mudar a sua realidade.

Como eu sempre falo, se você costuma comer alimentos industrializados e processados e continua com o sedentarismo, não vai conseguir prevenir a obesidade ou perder peso.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, para você e para a sua família, eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb; desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus.
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcaralimentos industrializadoscélula adiposacolesterol altoconsumo de caloriasdiabetes tipo 2dieta low carbdisposiçãodoença hepática gordurosadr. juliano pimentele-bookexcesso de gordura abdominalexcesso de pesofast foodsglútengorduragordura abdominalgordura corporalGrelinaIMCÍndice de Massa Corporalinfânciainflamaçãolivro digitalmassa corporalobesidadeObesidade eobesopesopeso corporalproblemas crônicos de saúderesistência à insulinaRevolução da Saúdesaúdesobrepesotecido adiposo

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

3 Comentários

Enviar Resposta