close

O que é óleo de olíbano?

Você conhece o óleo de olíbano? O óleo de olíbano é um óleo essencial. É extraído de óleos resinosos de árvores do gênero Boswellia.

O óleo dessas árvores também é chamado de óleo de incenso. Incenso é um nome mais comum no mundo ocidental, embora no Oriente perto de suas regiões nativas, o olíbano é outro nome comum.

Óleo de olíbano tem muitos usos, principalmente para fins espirituais, perfumes e aromaterapia. Também é usado na pele e na saúde.

Gostou do tema deste artigo?

Leia, comente e compartilhe!

Efeitos na saúde do óleo de olíbano

Óleo essencial de olíbano tem muitos benefícios para a saúde. Estes vêm de medicina alternativa e práticas de cura tradicionais da Ásia, onde o óleo é muito usado.

Na Ásia, o olíbano foi usado no passado como antimicrobiano e “limpador de sangue”. Sendo assim, as pessoas ainda aproveitam esses usos populares hoje em dia.

O óleo essencial produzido comercialmente reivindica usos tópicos para cuidados com a pele e saúde no Ocidente. Algumas pessoas até afirmam que é um tratamento para o câncer ou doenças inflamatórias, mas essas alegações devem ser abordadas com cautela devido à falta de provas. Saiba mais sobre incenso e câncer.

Ainda hoje o óleo é usado para aromaterapia, podem ser difundidos no ar e inalados, ou diluídos em um óleo transportador e aplicados na pele ou adicionados a um banho.

Usos de óleo de olíbano apoiados pela pesquisa

Anti-inflamatório

O óleo de olíbano historicamente foi usado com mais frequência como remédio para inflamação calmante. 

Um estudo aponta que o óleo é especialmente benéfico para inflamação e dor (1).

Além do mais, outro estudo realizado em 2014 sugeriu que poderia ser útil para a artrite (2). Sendo assim, este óleo é indicado, inclusive na medicina alternativa, para o tratamento de osteoartrite ou artrite reumatoide

Para usar: Uma diluição de óleo essencial pode ser aplicada para dor e inflamação topicamente para a pele intacta. Os óleos essenciais devem ser diluídos antes da aplicação na pele. Por fim, dilua cada 1 gota de óleo essencial com 30 ml de óleo transportador.

Além disso, cremes tópicos contendo óleo de olíbano também estão disponíveis para questões inflamatórias como artrite.

Antimicrobiano

Um dos usos mais antigos do olíbano é como curador de feridas.

Este estudo de laboratório mostrou que isso é eficaz devido às suas propriedades antimicrobianas (3). Pode matar bactérias e outros micróbios que podem causar infecções ou doenças.

Para usar: óleo essencial de olíbano (ou óleo essencial de olíbano) pode ser diluído com um óleo transportador e usado levemente como um anti-séptico para feridas menores. Diluir 1 gota em cada 30 ml de um óleo de transportadora, como coco ou óleo de amêndoa doce.

Se a sua infecção piorar, fale com o seu médico. Discuta antecipadamente com o seu médico se usar óleo de olíbano é uma boa opção.

Saúde do coração

Mas não é só isso, pesquisas laboratoriais sugerem que o olíbano pode ter benefícios cardio protetores (4). Parece fazer isso diminuindo os lipídios do sangue, reduzindo a placa bacteriana e trabalhando como um anti-inflamatório e antioxidante.

A longo prazo, isso pode ajudar a reduzir as chances de doenças cardíacas, embora sejam necessários mais estudos.

Para usar: Aplique topicamente óleos essenciais diluídos, 1 a 3 gotas em 30 ml de óleo transportador. Aplique a pontos como o pescoço ou pulsos diariamente.

Saúde do fígado

Os benefícios antioxidantes do olíbano para o coração também podem levar para o fígado.

Um estudo de 2013, por exemplo, mostrou que os efeitos antioxidantes do óleo podem ajudar a proteger as células do fígado (5). Um estudo de 2011 mostrou olíbano foi eficaz contra a hepatite e fibrose hepática como um anti-inflamatório (6).

Para usar: Aplicar óleos essenciais diluídos topicamente, 1 gota para cada 30 ml de um óleo transportador. Aplique a pontos como o pescoço ou pulsos, por exemplo, diariamente.

Os efeitos colaterais do óleo de olíbano

O óleo de olíbano é seguro quando usado corretamente.

Por isso, ao usar o óleo essencial, use-o apenas topicamente ou difundido no ar como aromaterapia. Afinal, o uso interno do óleo essencial tem riscos de saúde incertos e potencialmente adversos. Aliás, alguns são tóxicos.

Efeitos colaterais do óleo de olíbano
Efeitos colaterais do óleo de olíbano

Para aproveitar os benefícios do olíbano internamente (como para a saúde do coração ou do fígado), experimente um suplemento ou extrato. Como os suplementos não são regulamentados da mesma forma que os medicamentos prescritos, é melhor conversar com seu médico sobre fontes confiáveis ​​de suplementos.

O uso interno de olíbano é diferente do óleo essencial. Por isso, não engula óleos essenciais. Além disso, certifique-se de verificar com seu médico antes de iniciar qualquer suplemento.

Quando diluído com um óleo transportador, o uso tópico de óleo essencial de olíbano representa pouco ou nenhum risco para a saúde. Além disso, nunca aplique óleos essenciais não diluídos na pele. Isso pode causar queimaduras, inflamações ou reações cutâneas indesejáveis.

Interrompa o uso de qualquer produto olíbano (e converse com seu médico) se tiver alguns ou todos os seguintes efeitos colaterais:

Estes são possíveis efeitos colaterais do botânico ou podem ser um sinal de que você é alérgico ao olíbano.

O uso tópico, mesmo quando diluído em óleo, apresenta seus próprios riscos menores, como reações alérgicas ou erupções cutâneas, por exemplo. Por isso, o teste de contato com o óleo essencial diluído antes de usá-lo para qualquer propósito de saúde é fundamental para evitar efeitos colaterais e para garantir que você não seja alérgico.

Interações com medicamentos são possíveis. Certifique-se de discutir os medicamentos que você toma com o seu médico antes de usar o óleo de olíbano.

Uso de óleo de olíbano para câncer

Estudos de pesquisa têm explorado as diferentes maneiras do óleo essencial de ajudar e tratar câncer.

Por um lado, um estudo de 2011 mostrou que o óleo de olíbano poderia ajudar a retardar e inibir o crescimento de células cancerígenas (7). No entanto, este estudo foi realizado em células fora do corpo humano em um ambiente de laboratório.

Outro estudo mostrou olíbano ajudando a inflamação e dor causada pela radioterapia do câncer (8).

Por fim, um estudo de nível celular de 2012 também sugeriu que poderia induzir a morte de células cancerígenas (9). Como um antioxidante, o óleo de olíbano pode desempenhar um pequeno papel na redução do risco de câncer a longo prazo, se tomado diariamente.

Ainda assim, o óleo de olíbano ainda precisa ser comprovado ou considerado uma cura para o câncer. Mais pesquisas são necessárias.

Converse com seu médico sobre o uso de óleo de olíbano para complementar o tratamento prescrito para o câncer.

Como usar: Óleo de olíbano não deve ser a única abordagem para tratamento do câncer.

No entanto, pode fornecer um pequeno suporte para a condição, complementar o tratamento ou ajudar com sintomas de dor e inflamação, sugerem estudos.

Tente usar um suplemento interno, que não seja o óleo essencial, diariamente para benefícios do câncer e para combater a inflamação com a aprovação do seu médico.

Cremes tópicos ou aplicação de óleos essenciais diluídos podem ajudar com pontos-alvo específicos que são dolorosos devido à inflamação. Além disso, acredita-se que inalar o óleo essencial através de um difusor tenha efeitos similares.

Óleo de Olíbano e sucos para desintoxicar o corpo
Óleo de Olíbano e sucos para desintoxicar o corpo

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aliviar os sintomas da artriteartrite inflamatóriabenefícios da meditaçãocâncerdr. juliano pimentelinflamaçãomedicina alternativaóleo de amêndoaóleo de cocoóleo de incensooleo de olíbanoóleo essencialoleo essencial de olíbanoosteoartritesaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta