Selecione a página

Óleo de Rosa Mosqueta – Conheça os benefícios

Óleo de Rosa Mosqueta – Conheça os benefícios

O óleo de rosa mosqueta é um dos óleos mais conhecidos para a pele junto com o óleo de amêndoas.

A fama do óleo de rosa mosqueta não é à toa. Afinal, o óleo tem muitas propriedades benéficas para a pele e para a saúde em geral!

Quando as rosas morrem elas deixam para trás uma fruta esférica laranja-avermelhada brilhante, desses frutos é feito o óleo de rosa. 

Já usou óleo de rosa mosqueta? Conhece os benefícios? Confira como você pode se beneficiar deste óleo.

Como funciona o óleo de rosa mosqueta?

O óleo de Rosa mosqueta é tão benéfico para a pele pois, contém tanto vitamina C, quanto vitamina A. Além do mais, contém ácidos graxos essenciais, tais como:

  • Ácido oleico, Ácido palmítico, Ácido linoleico e Ácido gama-linolênico

Além do mais, o óleo também é uma boa fonte de vitamina F, um ácido graxo feito de ácido linoleico e ácido alfa-linoleico.

Benefícios do óleo de rosa mosqueta

Vitamina C

Para se ter ideia, rosa mosqueta pode, inclusive, ter mais vitamina C do que uma laranja ou limão. A vitamina C tem propriedades antioxidantes e pode ajudar a reduzir os danos causados ​​pela luz ultravioleta causada pelos radicais livres.

Além do mais, a vitamina C também suporta a produção de colágeno, o que ajuda a reduzir as rugas. Finalmente, a vitamina C pode aumentar a cicatrização de feridas e ajudar a prevenir a pele seca.

O óleo de rosa mosqueta é feito com as sementes das roseiras.

O óleo de rosa mosqueta é feito com as sementes das roseiras.

Quando a Grã-Bretanha foi incapaz de importar frutas cítricas durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o governo incentivou as pessoas a coletar roseiras. Ou seja, as roseiras foram transformadas em xarope que foi então distribuído para as pessoas como fonte de vitamina C e outros nutrientes.

Ao escolher óleo para cuidados com a pele, lembre-se que alguma vitamina C pode ser perdida durante o processo de extração de óleo. Afinal, a vitamina C também é solúvel em água e não armazena bem.

Ou seja, isso dificulta saber exatamente o quanto de vitamina C é encontrada nos produtos de cuidado com a pele de rosa mosqueta.

Alguns fabricantes adicionam inclusive, vitamina C às suas formulações de óleo. Ou seja, você ainda está recebendo os benefícios da vitamina C para sua pele, mas você pode não estar recebendo todos os benefícios diretamente de roseiras bravas.

Outros benefícios da pele

O óleo contém vitamina A , que pode beneficiar a sua pele:

Há indícios de que o óleo de rosa mosqueta reduz a aparência de cicatrizes e estrias. Essa ação pode ser devido à vitamina A, assim como a vitamina C e teor de ácidos graxos do óleo.

Alívio da osteoartrite

Óleo de Rosa é um remédio popular para a artrite, bem como para dor nas articulações. O pó de rosa mosqueta reduziu a dor da osteoartrite melhor do que o placebo, sem efeitos colaterais adversos, por exemplo (1).

A osteoartrite é um tipo de artrite, ou seja, ocorre quando a cartilagem nas extremidades de seus ossos se desgasta. Os resultados positivos do óleo de rosa mosqueta podem ser devido aos polifenóis assim como, antocianinas no óleo. Ou seja, são usados ​​para reduzir a inflamação e dor nas articulações.

Os benefícios anti-inflamatórios do óleo podem torná-lo uma boa opção para pessoas que não podem tomar medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides, assim como outros medicamentos para a dor.

Fonte de licopeno

O roseiral é uma grande fonte de licopeno. O licopeno é um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos radicais livres que danificam a pele (2).

Uma revisão de 2018 de quatro estudos descobriu que produtos ricos em licopeno podem ajudar a proteger a pele do sol (3).

Redução de estresse

O óleo tem um aroma inebriante e é usado na aromaterapia. Alem do mais, a inalação de óleo de rosa mosqueta, inclusive, reduziu as respostas autonômicas, como a pressão arterial sistólica, a saturação de oxigênio no sangue e a frequência respiratória (4).

Além disso, os participantes estavam mais calmos e mais relaxados do que os do grupo controle.

Os efeitos colaterais do óleo de rosa mosqueta

Os efeitos colaterais do óleo tópico de rosa mosqueta são raros, embora uma reação alérgica seja possível. Os sintomas da reação alérgica podem ser leves ou graves e podem incluir:

  • erupção cutânea assim como, urticária
  • além de, dificuldade ao respirar
  • frequência cardíaca rápida
  • bem como, tontura
  • congestionamento
  • olhos lacrimejantes
  • desconforto no peito
  • por fim, anafilaxia

Para limitar o risco de reação alérgica, faça um teste cutâneo antes de usar. Para isso, comece aplicando óleo de rosa mosqueta no pulso, cotovelo ou queixo.

Em seguida, cubra a área e deixe o óleo em sua pele por 24 horas. Se não ocorrer erupção cutânea, é menos provável que seja alérgico. No entanto, se sentir irritação, lave bem e não volte a usar.

O óleo deve ser armazenado em um frasco de vidro escuro para evitar a exposição à luz. Além do mais, a maioria das marcas precisa de refrigeração para evitar a deterioração.

Por fim, não existem recomendações de dosagem estabelecidas para o óleo de rosa mosqueta. Uma diretriz geral é aplicá-lo duas vezes ao dia como hidratante. Ademais, você também pode aplicá-lo diretamente em áreas secas da pele, cicatrizes e estrias.

No entanto, consulte o seu médico ou um profissional de saúde natural para aconselhamento de dosagem para tratar feridas ou condições da pele, como eczema .

Para aromaterapia, misture algumas gotas de óleo essencial com cerca de uma onça de óleo de rosa mosqueta e aplique topicamente. Óleo de Rosa Mosqueta é frequentemente usado como um óleo transportador para óleos essenciais.

Alie chás ao uso do óleo de Rosa Mosqueta.

Alie chás ao uso do óleo de Rosa Mosqueta.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!