Selecione a página

Óleo essencial de pimenta do reino

Óleo essencial de pimenta do reino

Óleo essencial de pimenta do reino é derivado da pimenta do reino que é considerada um condimento ou uma especiaria muito comum e popular em todo o mundo. A pimenta do reino é o fruto seco da planta de pimenta e é amplamente utilizado em aplicações culinárias e gostos quentes e tem um aroma apetitoso.

Há alguns anos o óleo essencial de pimenta do reino já foi considerado sagrado e foi usado até mesmo como uma forma de moeda. Era tão valioso que era trocado por ouro e era um dos itens comerciais mais valorizados exportados da Índia para o resto do mundo. Foi considerado, inclusive, mais valioso que o ouro.

Os principais componentes do óleo essencial da pimenta do reino são o limoneno, o pineno, o mirceno, o felandreno. Assim como, o beta- cariofileno, o beta-bisaboleno, o sabineno, o linalol, o pinocarveol, o alfa-termineol, o canfeno e o alfa-terpeneno. 

Por isso, os benefícios para a saúde do óleo essencial de pimenta do reino podem ser atribuídos às suas propriedades como digestivo, diaforético, carminativo, antiespasmódico, antirreumático, antiartrítico, antibacteriano e antioxidante .

Além disso, a pimenta do reino também é rica em minerais e vitaminas. Os principais são cálcio, manganês, ferro, vitamina K, beta-caroteno, fósforo, potássio e selênio.

Benefícios de saúde de óleo essencial de pimenta do reino

Vamos explorar a ampla gama de benefícios de saúde impressionantes que o óleo essencial de pimenta do reino tem reservado para nós.

Melhora a Digestão

A pimenta do reino é extraordinariamente benéfica para a digestão. Isso porque, estimula todo o sistema digestivo, desde as glândulas salivares da boca até o intestino grosso. Incluindo a promoção da secreção de sucos digestivos como ácidos e bile no estômago para facilitar a digestão (1).

Além do mais, a pimenta do reino pode ser usada com segurança como tempero na comida de pessoas que estão em uma dieta branda ou são proibidas de ter pimenta.

No entanto, pessoas que sofrem de úlcera da boca ou do sistema digestivo, icterícia ou extrema acidez, devem evitar o consumo de pimenta. 

Óleo essencial de pimenta do reino alivia espasmos

Este óleo é um antiespasmódico eficaz. E proporciona um bom alívio em caso de câimbras, bem como, contrações musculares, espasmos ou convulsões.

Elimina o excesso de gás

Óleo essencial de pimenta do reino é carminativo. Ou seja, ajuda a remover gases e proibir a formação de gases adicionais no estômago e nos intestinos. Além disso, ajuda também a inibir as bactérias responsáveis ​​pela formação de gás.

Limpa o Sistema Excretor

O óleo de pimenta do reino tem propriedades laxantes suaves. Sendo assim, é seguro para o sistema, ao contrário de outros laxantes como o óleo de mamona. Além do mais, ajuda a limpar os intestinos e, ao mesmo tempo, reduz as infecções no sistema digestivo e excretor (2).

Reduz a dor da artrite

Esta, inclusive, é uma das melhores qualidades do óleo de pimenta do reino. Pois, o aquecimento, estimula e melhora a circulação, dando alívio imediato ao reumatismo e artrite.

Principalmente, durante o inverno, quando os sintomas se agravam mais. Além disso, é também eficaz na remoção de toxinas como o ácido úrico do sangue, beneficiando assim as pessoas que sofrem de reumatismo crônico, artrite e gota.

Óleo essencial de pimenta do reino aumenta a micção

O óleo de pimenta do reino, quando ingerido, aumenta a transpiração e a micção. Ambas estas propriedades desempenham um papel importante na remoção de toxinas do corpo. Bem como, limpeza dos poros da pele e desinfecção do corpo. 

De fato, suar e urinar ajudam a eliminar a quantidade extra de água e gordura do corpo. Assim como, reduzindo o peso, diminuindo a pressão sanguínea e tornando o corpo muito relaxado. Além disso, essas propriedades também são úteis para reduzir a inflamação.

Desintoxica o corpo

Esta é mais uma propriedade benéfica do óleo de pimenta do reino. Afinal, protege o organismo de danos causados ​​por oxidantes (radicais livres) e também ajuda a reparar os danos que já foram feitos. Além do mais, também atrasa os efeitos adversos do envelhecimento.

Como, por exemplo, perda de visão, degeneração macular, enrugamento da pele, degeneração e soltura dos músculos. Por fim, ajuda na perda de mobilidade nas articulações, distúrbios nervosos e perda de memória.

Trata infecções bacterianas

Neste óleo existem boas propriedades antibacterianas que você pode desfrutar sem quaisquer efeitos colaterais adversos. Isso porque, é muito eficaz na cura de infecções bacterianas na boca, cólon, sistema digestivo e trato urinário. Além do mais, também desinfeta os alimentos aos quais é adicionado e protege-os de infecções bacterianas por longos períodos.

É certo que, o óleo de pimenta do reino é rico em certos minerais e vitaminas úteis também. Por exemplo, há vitamina A (beta-caroteno), que é muito benéfica para a saúde ocular, bem como para a atividade antioxidante (3).

Outros benefícios

Tem vitamina K, que é essencial para manter as funções circulatórias e metabólicas, músculos e ossos. Além disso, tem cálcio, potássio e selênio. 

Enquanto o cálcio é bom para ossos e potássio para regular a pressão sanguínea, o selênio é essencialmente necessário para a formação adequada de ossos, unhas, folículos pilosos e dentes. Bem como, para o bom funcionamento do cérebro.

Não há nada que impeça o uso do óleo de pimenta do reino. Exceto que se usado em grandes quantidades, pode causar desconforto, agitação, vômitos, movimentos frouxos, irritação e inflamação dos intestinos e insônia.

No entanto, não há nada sério sobre esses sintomas. Dito isso, mantenha a pimenta longe dos olhos e do nariz, pois isso pode causar irritação, espirros e queimação dos olhos.

Por fim, o óleo de pimenta do reino pode ser misturado com limão, lavanda, sálvia, sândalo, bergamota, sálvia, cravo, gengibre, gerânio, coentro, funcho e óleos de incenso.

Agora, se você deseja ter uma vida mais leve e com mais energia e saúde, tenho uma história para você!

Quando ainda namorava com Carol, minha esposa, ela estava bem acima do peso e claro, com gordura nas vísceras, um dos métodos que eu usei com ela que foi muito eficiente para o corpo e que serviu de motivação para ela foi um desafio de 21 dias.

Quero te convidar a conhecer esse desafio. São apenas 21 dias que terão impacto positivo em sua vida para sempre! Acredite. Vou colocar o link do desafio abaixo, clique leia como ele funciona e conheça mais sobre a história da Carol!

Conheça o desafio 21 dias

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!