Selecione a página

Óleo Essenciais – Conheça seus Benefícios

Óleo Essenciais – Conheça seus Benefícios

Óleos essenciais têm sido usados ​​por milhares de anos em várias culturas para fins medicinais e de saúde.

Por causa de suas propriedades antidepressivas, estimulantes, desintoxicantes, antibacterianas, antivirais e calmantes, os óleos essenciais estão recentemente ganhando popularidade como uma terapia natural, segura e econômica para uma série de problemas de saúde.

Leia até o final e compartilhe no grupo da família para que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo. 

Óleos essenciais

Óleos essenciais apresentam muitos benefícios

Óleos essenciais apresentam muitos benefícios

Os benefícios dos óleos essenciais são extensos e por isso, está ganhando popularidade na melhora da saúde física e emocional. Enquanto a medicina tradicional insiste em usar medicamentos, a medicina chinesa usa a naturalidade das flores para ter uma saúde melhor. 

O óleo essencial é usado na aromaterapia, em produtos de limpeza doméstica, cuidados de beleza pessoal e tratamentos de medicina natural.

Leia, comente e compartilhe!

O que é um óleo essencial?

O óleo essencial é fruto do extrato de diferentes partes das plantas, incluindo as flores, folhas, casca, raízes, resina e cascas. Na verdade, apenas uma gota de um óleo essencial pode ter benefícios de saúde poderosos.

Ou seja, é criado por um processo de destilação, que separa os compostos à base de óleo e água de uma planta por vapor, os óleos essenciais são óleos altamente concentrados que têm um aroma forte.

De fato, algumas vezes eles são chamados de óleos aromáticos voláteis devido à sua alta concentração de compostos aromáticos (1).

Além do mais, eles também são chamados simplesmente de óleos de aromaterapia.

Ao concentrar os óleos dessas plantas, você está literalmente separando os compostos de cura mais poderosos de uma planta em um único óleo.

Como funcionam os óleos essenciais?

Os produtos químicos dos óleos essenciais interagem com o seu corpo de várias maneiras.

Ao aplicar um óleo essencial na pele, ele é absorvido e viaja pelo corpo através da corrente sanguínea. Dessa forma, ele proporciona uma série de benefícios aos sistemas e órgãos do corpo.

Fazer massagem com o óleo ajuda a aumentar a absorção, pois aumenta a circulação naquela área do corpo. Além disso, o calor pode ter um efeito semelhante, permitindo uma melhor absorção das moléculas do óleo.

Ao inalar os aromas dos óleos essenciais áreas do sistema límbico são estimuladas. O sistema líbico é uma parte do cérebro que desempenha um papel nas emoções, comportamentos, olfato e memória de longo prazo (2).

Curiosamente, o sistema límbico está fortemente envolvido na formação de memórias. Isso explica porque os cheiros familiares desencadeiam memórias ou emoções (3, 4).

Além disso, o sistema límbico também desempenha um papel no controle de algumas funções fisiológicas inconscientes, como respiração, frequência cardíaca e pressão arterial. Algumas pessoas afirmam que os óleos essenciais podem exercer um efeito físico em seu corpo dessa maneira.

Tipos de Óleos Essenciais

Existem mais de 90 tipos de óleos essenciais, cada um com seu próprio cheiro e benefícios potenciais para a saúde.

Aqui está uma lista de 10 óleos essenciais populares e as alegações de saúde associadas a eles:

  • Hortelã-pimenta: usada para aumentar a energia, assim como para ajudar na digestão.
  • Lavanda: Usado para alívio do estresse.
  • Sândalo: usado para acalmar os nervos e além disso, ajudar com foco.
  • Bergamota: usado para reduzir o estresse e melhorar as condições da pele, como o eczema, por exemplo.
  • Rosa: usado para melhorar o humor, assim como na redução da ansiedade.
  • Camomila: Usado para melhorar o humor e relaxamento.
  • Ylang-Ylang: Usado para tratar dores de cabeça, náusea e problemas de pele.
  • Tea Tree: usado para combater infecções, assim como para aumentar a imunidade.
  • Jasmim: usado para ajudar com depressão pós parto e libido, por exemplo.
  • Limão: Usado para ajudar na digestão, além de melhorar o humor, dores de cabeça e muito mais.

Benefícios para a saúde de óleos essenciais

Estresse, ansiedade e depressão

Estima-se que 43% das pessoas que sofrem de estresse e ansiedade usam algum tipo de terapia alternativa para ajudar em sua condição (5).

Em relação à aromaterapia, os estudos iniciais foram bastante positivos. Muitos demonstraram que o cheiro de alguns óleos essenciais pode funcionar como terapia complementar no tratamento da ansiedade e do estresse (6, 7).

Lavanda é um dos óleos essenciais que atua no combate ao estresse.

Lavanda é um dos óleos essenciais que atua no combate ao estresse.

Embora os efeitos possam durar apenas enquanto a massagem estiver ocorrendo, uso de óleos essenciais durante uma massagem, por exemplo, alivia o estresse (8).

De fato, alguns estudos apontam que a aromaterapia não é útil para ansiedade. No entanto, você pode testar e observar se te faz bem (9).

Dores de cabeça e enxaqueca

Nos anos 90, dois pequenos estudos descobriram que esfregando uma mistura de óleo de hortelã e etanol nas testas e nos templos dos participantes aliviava a dor de cabeça (10).

Estudos recentes encontraram efeitos positivos sobre as dores de cabeça ao aplicar óleo de hortelã e lavanda na pele (11).

Além disso, aplicar uma mistura de camomila e óleo de gergelim nas têmporas tratam dores de cabeça e enxaquecas. Aliás, este é um remédio tradicional de dor de cabeça persa (12).

Sono e insônia

O óleo de lavanda cheirosa demonstrou afetar positivamente a qualidade do sono das mulheres após o parto. Bem como, os pacientes com doenças cardíacas (13).

Uma revisão examinou 15 estudos sobre óleos essenciais e sono. A maioria mostrou que o óleo de lavanda teve efeitos positivos nos hábitos de sono (14).

Redução da Inflamação

Os óleos essenciais ajudam a combater condições inflamatórias, devi aos seus efeitos anti-inflamatórios (15).

Um estudo com ratos descobriu que ingerir uma combinação de óleos essenciais de tomilho e orégano reduz a colite. Além disso, dois estudos com ratos em óleos de alcaravia e alecrim encontraram resultados semelhantes (16, 17, 18).

No entanto, poucos estudos em humanos examinaram os efeitos desses óleos em doenças inflamatórias. Sua eficácia e segurança são desconhecidas (19, 20).

Antibiótico e Antimicrobiano

O surgimento de bactérias resistentes a antibióticos renovou o interesse na busca por outros compostos que possam combater infecções bacterianas.

Óleos essenciais, como hortelã-pimenta e óleo de melaleuca, têm sido amplamente investigados em tubos de ensaio por seus efeitos antimicrobianos. De fato, eles mostraram alguns resultados positivos (21).

Embora os resultados do estudo em tubo de ensaio sejam interessantes, eles não refletem necessariamente o que está acontecendo em seu corpo. Ou seja, eles não provam que um determinado óleo essencial pode efetivamente tratar infecções bacterianas em humanos (22).

Por outro lado, além dos óleos essenciais, uma alimentação saudável gera inúmeros benefícios para sua saúde.

E se você deseja ter uma alimentação que cuida do seu corpo, conheça meu livro VSG. Desenvolvi um método para te ajudar a se livrar do glúten, uma das proteínas mais inflamatórias que está presente em vários alimentos. 

Clique na imagem abaixo para conhecer e ter uma vida realmente saudável. 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!