close

Ombro congelado também conhecida pelos médicos como capsulite adesiva  é uma condição frustrante e potencialmente debilitante que pode durar até um ano antes de seu ombro retornar à condição normal.

Portanto, compreender corretamente as causas, sintomas, opções de tratamento e possíveis remédios caseiros para essa condição incomum é essencial.

Gostou do tema deste artigo?

Leia, comente e compartilhe!

Sintomas

O ombro congelado geralmente se desenvolve lentamente e em três estágios. Cada estágio pode durar vários meses.

  • Estágio de congelamento. Qualquer movimento do seu ombro causa dor, além disso, a amplitude de movimento do seu ombro começa a ficar limitada.
  • Estágio congelado. A dor pode começar a diminuir durante este estágio. No entanto, o seu ombro fica mais rígido e usá-lo torna-se mais difícil.
  • Estágio de descongelamento. A amplitude de movimento em seu ombro começa a melhorar.

Quais as outras doenças que podem causar limitação dos movimentos do ombro?

É importante lembrar que a capsulite adesiva não é a única causa de limitação dos movimentos dos ombros. Ou seja, diversas outras doenças podem gerar rigidez do ombro, tais como:

  • Artrose do ombro: em geral a dor progride lentamente ao longo dos anos;
  • Osteonecrose: mais comum após alguma fratura do úmero proximal ou em pacientes com doenças como o lúpus, bem como, anemia falciforme ou nos pacientes com triglicérides muito alto;
  • Rigidez após cirurgias: cirurgias do ombro podem gerar uma rigidez por diversos motivos. Ou seja, é uma limitação diferente pois nem sempre é auto-limitada como a capsulite adesiva.
  • Tendinite calcária: esse tipo de tendinite pode gerar um quadro clínico muito semelhante à capsulite adesiva, por exemplo. Mas, exames simples como a radiografia podem fazer esse diferencial.

Tratamentos para Ombro Congelado

Por mais desconfortável e misteriosa que seja essa condição, descobriu-se que alguns tratamentos são de certa forma eficazes. Sendo assim, eles incluem injeções esteroides, analgésicos, medicamentos anti- inflamatórios e pomadas, manipulação do ombro, cirurgia e hidro dilatação.

Medicação

Analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar o inchaço ao redor do ombro. Além disso, são usados para evitar o aperto da cápsula do ombro.

Injeções de esteroides

Injeções no local do ombro, porém, podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade, especialmente se você se submeter a esse tratamento precocemente durante a fase de “congelamento” dessa condição (1). 

Hidrodilatação

Um tratamento incomum envolve a injeção de fluido no ombro para esticar o tecido de aperto da cápsula do ombro, ajudando a prevenir o avanço desta condição (2). 

Ombro congelado

Ombro congelado

Manipulação do ombro

Neste procedimento, os pacientes recebem anestesia e o médico manipula manualmente os músculos para alongar o tecido e melhorar a mobilidade, por exemplo.

Evitando assim, a dor que esse alongamento pode causar em um paciente consciente (3). 

Cirurgia

Em casos raros, porém, uma cirurgia de duas partes é realizada simultaneamente, estendendo os tecidos tensos e, em seguida, cortando os tecidos para melhorar sua flexibilidade (4). No entanto, esta cirurgia requer um tempo de recuperação notável. 

Remédios caseiros para o ombro congelado

Se você acredita que você está desenvolvendo ombro congelado, ou se mais tratamentos formais não estão trabalhando para aliviar os sintomas, você pode usar uma variedade de remédios caseiros. Tais como açafrão, gengibre, óleo de coco, semente e óleo de mostarda, entre outros .

Pasta de Cúrcuma

Conhecido em todo o mundo por suas poderosas capacidades anti inflamatórias o açafrão-da-terra é fácil de preparar e usar. Afinal, pode ser aplicado diariamente no ombro para melhorar o processo normal de cicatrização, além de reduzir a inflamação e a dor (5).

Óleo de coco

Os antioxidantes, gorduras saudáveis ​​e outros compostos anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir o inchaço no ombro. Além do mais, ajuda a promover o crescimento muscular na área (6). 

Óleo De Semente De Mostarda

Óleo de mostarda quente pode ser aplicado várias vezes por dia para reduzir a dor e inflamação do ombro. Ao mesmo tempo, aumentando a força e mobilidade nessa área (7). 

Gengibre

Você pode aplicar o gengibre cru ao seu ombro, assim como, beber chá de gengibre. Afinal, este composto antioxidante e anti-inflamatório é uma excelente escolha para aliviar os sintomas do ombro congelado (8). 

Exercícios para Ombro Congelado

O melhor exercício para um ombro congelado é, na verdade, uma combinação de alongamento e exercícios aeróbicos, por exemplo.

Você vai querer começar estendendo o ombro por vários trechos em cada direção – acima de sua cabeça, para o lado, atrás de você e em grandes círculos soltos. Por fim, realizar exercícios de baixo impacto, como natação ou levantamento de peso muito leve, pode ajudar a fortalecer a área sem forçar os músculos, tendões e tecidos.

Sucos para amenizar sintomas de ombro congelado
Sucos para amenizar sintomas de ombro congelado

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãodordor nas costasdor no ombroDormência nos ombrosdr. juliano pimentelfibrasombroombro congeladoombro congelado sintomasômega-3potássiosaúdesintomassistema imunológico

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta