close
foto-pele-04

Como evitar a pele seca nos dias mais frios?

Nos dias mais frios, quando os níveis de umidade caem, manter a pele hidratada pode se tornar ainda mais difícil.

Ao tomar cuidado extra para manter sua pele hidratada, você pode evitar rachaduras, coceira e rachaduras.

O que causa a pele seca?

Quando sua pele não tem óleos protetores suficientes, a umidade escapa. E quando não há água suficiente na camada mais externa de sua pele, ela se torna seca.

Este efeito pode se intensificar durante o inverno, quando a umidade ambiental é baixa.

Outras causas comuns de pele seca incluem:

  • uso excessivo de sabão e água quente
  • assim como, exposição a produtos químicos agressivos
  • certos tipos de doenças de pele
  • por fim, envelhecimento

O que há de errado com a pele seca?

Por si só, a pele seca pode não parecer grande coisa. Mas está associado a vários problemas de saúde que podem interferir em suas atividades diárias. A pele seca pode levar a:

  • coceira
  • assim como, áreas de pele áspera e espessa
  • rachaduras dolorosas em sua pele
  • dermatite, ou seja, envolve pele vermelha, inflamada e escamosa
  • eczema, que pode aparecer como manchas redondas, escamosas, com comichão e vermelhas na pele, por exemplo
  • por fim, infecção bacteriana

Como você pode tratar a pele seca?

O primeiro passo no tratamento da pele seca é identificar a causa. O clima de inverno é uma causa comum de pele seca. Mas se sua pele estiver extremamente seca, você pode conversar com seu médico sobre outros possíveis problemas.

Seu médico pode ajudá-lo a descobrir por que sua pele está seca e como evitá-la. Por exemplo, eles podem aconselhá-lo a evitar o contato com determinados produtos ou produtos químicos.

As seguintes estratégias também podem ajudá-lo a gerenciar a pele seca.

Use menos água quente

Quando você está tentando reidratar sua pele, pode parecer uma boa ideia mergulhar em muita água. Mas a água pode realmente piorar a pele seca, especialmente se você usar água quente com sabão. Demasiada lavagem pode retirar os óleos protetores da sua pele, deixando-a vulnerável à secagem.

Por isso, mantenha seus banhos e chuveiros curtos – 10 minutos ou menos – e use água morna ao invés de quente.

Use menos sabão

Usar muito sabão ou desinfetantes para as mãos com muita frequência também pode causar ressecamento da pele. Por isso, use sabão e desinfetantes para as mãos com moderação.

Aplique sabão apenas quando e onde você precisar. Escolha opções suaves e livres de fragrância que são projetadas para serem menos secas.

Óleo de coco

O óleo de coco tem propriedades emolientes (1). Os emolientes preenchem os espaços entre as células da pele, criando uma superfície lisa.

É por isso que os ácidos graxos saturados que ocorrem naturalmente no óleo de coco podem hidratar e suavizar a pele.

Maneiras para amenizar a pele seca.
Maneiras para amenizar a pele seca.

Você pode usar óleo de coco diariamente até mesmo nas partes mais sensíveis do seu corpo. Estes incluem a área debaixo de seus olhos e ao redor de sua boca. Outra vantagem do óleo de coco é que você não precisa misturá-lo com nada.

Use Hidratante

Os hidratantes da pele são armas importantes no seu arsenal para combater a pele seca. Os hidratantes certos podem ajudá-lo a tratar e prevenir a pele seca. Existem quatro tipos básicos de hidratantes que estão disponíveis sem receita médica.

Hidratantes pomada tendem a reter a maior parte da umidade em sua pele, mas às vezes eles podem se sentir gordurosos. Vaselina (vaselina) é um exemplo deste tipo de hidratante.

Hidratantes de óleo tendem a ser menos oleosos que pomadas, mas ainda são eficazes no combate à pele seca. Exemplos incluem óleo de bebê, óleo mineral e óleo de banho.

Cremes hidratantes tendem a ser mais populares do que outros tipos de pomadas ou óleos porque sua pele os absorve mais facilmente. Exemplos incluem cremes para as mãos.

Loção hidratantes geralmente se sentem menos gordurosos. Mas eles podem ser menos hidratantes do que as outras opções devido ao seu alto teor alcoólico.

Depois de lavar a pele, seque-a. Em seguida, aplique sua pomada, óleo, creme ou loção imediatamente. A hidratação logo após a lavagem pode ajudar a prender o máximo de umidade possível em sua pele.

Use um umidificador

Por fim, use um umidificador. Pois, manter um umidificador em sua casa pode ajudar a minimizar o ressecamento causado pelos sistemas de aquecimento doméstico. Embora o gás e o calor elétrico retirem a umidade do ar, um umidificador ajustado para 60% é suficiente para compensar esse efeito (3).

É importante preservar a pele saudável. Sua pele é a primeira linha de defesa contra bactérias e vírus. Quando sua pele está comprometida por coceira, uma infecção pode ocorrer. Você pode querer incorporar um bom hidratante em sua rotina diária, mesmo quando sua pele não está incomodando.

De fato, manter uma barreira de pele saudável diariamente é uma das melhores maneiras de prevenir surtos de pele seca. Outra dica essencial para a pele é usar um protetor solar hidratante todos os dias para evitar danos à pele e secura.

Antioxidantes e ômega-3

Quando sua pele está seca, significa que você está expondo-a a elementos que estão danificando as células da pele mais rapidamente do que seu corpo pode repará-las. Existem alguns alimentos que podem ajudar sua pele a parecer mais saudável (2).

Alimentos ricos em antioxidantes podem minimizar os danos causados ​​por toxinas e ajudar seu corpo a produzir células saudáveis. Alguns dos alimentos que contribuem para a saúde da pele incluem:

  • amoras
  • bem como, tomates e cenouras
  • feijões, ervilhas e lentilhas, por exemplo

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como o salmão, também podem contribuir para uma dieta de pele brilhante.

Além disso, aproveite esse época do ano para tirar as toxinas do seu organismo. Confira as receitas de suco a seguir.

Sucos para combater a pele seca.
Sucos para combater a pele seca.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãocâncer de pelecuidados com a peledesintoxicar a peledias friosdr. juliano pimentelelasticidade da peleHidrataçãohidratantehidratante naturalhidratar e proteger a peleinflamaçãoinvernoloção hidratanteóleo de cocoômega-3pele secasistema imunológicovitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta