close
ArtigosMetabolismo

Período Fértil: Quais São os Sintomas e Como Calcular?

Dr Juliano Pimentel

O período fértil feminino é o momento ideal para a mulher engravidar. É a fase do mês em que a mulher está ovulando e dura aproximadamente 6 dias.

Para uma mulher que tem menstruações regulares a cada 28 dias, o período fértil começa 14 dias antes da menstruação descer. Durante esse período o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de falópio em direção ao útero, e pode ser penetrado por um espermatozoide, dando início a uma gravidez.

É possível saber quando o período fértil acontece através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta nesta fase do mês, como aumento da secreção vaginal e também da libido (1).

Para as mulheres que estão tentando engravidar saber exatamente quando é o período fértil é importante, pois aumenta as chances de que a gravidez aconteça.

Como muitas mulheres me perguntam quais são os sintomas e como calcular o período fértil, resolvi fazer este artigo.

Não deixe de ler e compartilhar.

Período Fértil e o Ciclo Menstrual

Período Fértil: Como Calcular. Imagem: (Divulgação)

A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que iniciam na adolescência e duram até a menopausa (2).

O ciclo menstrual normal dura em média 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte se inicia. Cada ciclo desse é dividido em 3 fases:

>> Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias;

>> Fase ovulatória: dura cerca de 8 dias e é quando ocorre a ovulação, que normalmente acontece na metade do ciclo. Para um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece no 14º dia;

>> Fase lútea: dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação.

Finalizadas as 3 fases, ocorre a menstruação, que é o descolamento do revestimento do útero, caracterizada por sangramento vaginal que dura cerca de 5 a 7 dias.

Causas do Ciclo Menstrual Irregular

O ciclo menstrual irregular é aquele em que não sabe ao certo quando a menstruação irá acontecer (3).

As causas mais comuns de ciclo irregular incluem:

  •         Período pós gravidez;
  •         Pré-menopausa, devido às intensas alterações hormonais;
  •         Distúrbios da alimentação que causam perda de peso em excesso, como anorexia;
  •         Ovário policístico;
  •         Excesso de atividade física intensa;
  •         Hipertireoidismo;
  •         Mudança de anticoncepcional;
  •         Estresse ou distúrbios emocionais;
  •         Presença de inflamação, pólipos ou tumores no aparelho reprodutor feminino.

Caso o seu ciclo menstrual seja irregular ou quando o ciclo menstrual não ocorre por mais de 3 meses, procure seu ginecologista para avaliar e investigar a causa do problema.

O Que é Período Fértil?

De forma bem simples, o período fértil é o intervalo de dias em que a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.

Mas é importante entender algumas coisas sobre os seus dias férteis.

Após a ovulação, o óvulo só permanece viável para ser fecundado por aproximadamente 24 horas.

E os espermatozoides sobrevivem dentro do aparelho reprodutor feminino por até 5 dias, sendo as primeiras 48 horas o seu período de maior atividade (4).

Isso significa que o período fértil costuma ser de até 5 dias. Mesmo que a mulher só ovule 5 dias depois do ato sexual, é possível ainda haver espermatozoides viáveis na sua trompa, à espera do óvulo.

Sintomas do Período Fértil

Para as mulheres que são mais atentas a seus corpos, é possível identificar o período fértil através de alguns sintomas.

O principal sintoma de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, são eles:

  •          Presença de muco vaginal: sem cheiro, claro e transparente como clara de ovo;
  •         Temperatura corporal ligeiramente elevada: ocorre porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC;
  •         Acne e espinhas: é um dos sinais que mais facilmente é percebido para a maioria das mulheres porque a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência;
  •         Aumento da libido e do apetite: também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher se sinta mais atraente e com mais desejo sexual;
  •         Dor no baixo ventre: mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando;
  •         Irritação e instabilidade emocional: algumas mulheres ficam com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.

Todos esses sintomas citados ocorrem porque o corpo da mulher está se preparando para acolher um bebê.

Com o muco vaginal mais líquido e transparente, os espermatozoides podem nadar com mais facilidade e a temperatura corporal sobe devido, ao esforço que o próprio corpo faz para amadurecer e direcionar o óvulo para as trompas de falópio.

Quando não existe fecundação, ou seja, quando o óvulo não é penetrado por um espermatozoide, ele se desfaz aos poucos, sendo eliminado também na menstruação.

Se você está tentando engravidar, mas tem dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, uma outra solução é optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia.

Duração do Período Fértil

tabela-do-periodo-fertil
Período fértil: faça um controle mensal. Imagem: (Divulgação)

Para calcular o seu período fértil é necessário considerar que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.

Desta forma, para saber quando é o período fértil é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.

No entanto, calcular o período fértil para mulheres com ciclo irregular pode não ser tão fácil.

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.

No entanto, uma forma de tentar saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Ou seja,  se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, neste caso, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo.

Já para aquelas que não desejam engravidar, a tabelinha não é um método eficaz e, por isso, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha.

Ter conhecimento sobre o seu período fértil tem muito a ver com o conhecido que você tem sobre o seu corpo. Porém, para mulheres com períodos irregulares a tarefa pode ser mais difícil e é recomendado que você procure ajuda médica.

E se você está tentando engravidar, fique atenta aos sintomas que indicam o período fértil e converse com seu ginecologista

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : anticoncepcionaldestaquedr. juliano pimentelengravidarespermatozóidefecundaçãogravidezhipertireoidismomenstruaçãomenstruações regularesovulaçãoovulandoóvuloperíodo fértilPré-menopausasaúdesecreção vaginalútero

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

Enviar Resposta