close
ArtigosMetabolismo

Como usar a pimenta do reino para ter todos seus benefícios?

A pimenta do reino é provavelmente o tempero mais importante e popular em todo o mundo. É adicionado a quase todos os pratos salgados, quentes ou frios, conferindo um sabor forte e picante.

A pimenta do reino tem sido mencionada há muitos anos em vários tratamentos, mas como usar a pimenta preta efetivamente? Quais são os nutrientes que ela oferece para nosso corpo?

Essas e outras respostas você encontra neste artigo.

Gostou do tema?

Leia, comente e compartilhe.

Os benefícios de saúde da pimenta do reino

A pimenta do reino é conhecida por tratar e ajudar uma série de doenças.

O óleo essencial de pimenta-do-reino é frequentemente adicionado a misturas de massagem e aplicado a dores ou articulações doloridas e músculos, seja a dor relacionada a esportes ou através de dores artríticas ou reumáticas.

Benefícios da Pimenta Preta
Benefícios da Pimenta Preta

Pimenta preta também desempenha um papel importante no metabolismo e na digestão dos alimentos e pode ajudar a resolver o estômago e aliviar o gás. 

Qualidades curativas da pimenta

  • Pimenta induz a transpiração, que, consequentemente, esfria o corpo e alivia os sintomas febris.
  • Pimenta é útil para aqueles com má circulação.
  • Diz-se que promove a clareza mental, ou seja, é útil quando se estuda.
  • Pode ajudar a esclarecer resfriados, bem como, infecções virais e gripe quando preparado em um chá.
  • Pimenta preta ajuda a evitar gases e flatulência, por exemplo.
  • Induz a micção, o que é bom quando os rins não estão funcionando adequadamente.
  • A pimenta preta é um poderoso anti-oxidante.
  • É antibacteriano, por isso, foi útil para a conservação de carnes antes do tempo dos refrigeradores.
  • Pimenta preta ajuda a quebrar e digerir gorduras e proteínas de carne com muito mais facilidade, uma vez que induz a produção de saliva e sucos gástricos necessários para a digestão no estômago.
  • A pimenta preta é uma boa fonte de manganês, assim como ferro, que são importantes para o organismo funcionar corretamente.
  • Componentes da pimenta preta são frequentemente adicionados a enxaguantes bucais e gargarejos usados ​​para tratar dores de garganta, por exemplo.
  • A pimenta preta é um estimulante que pode estimular várias partes do corpo, como o coração, os rins, a circulação, assim como o estômago.
  • Quando os alimentos são consumidos com pimenta preta, o corpo é capaz de absorver vitaminas e nutrientes valiosos da comida muito mais facilmente.
  • A pimenta do reino tem sido usada para tratar a fadiga e o cansaço, por exemplo.
  • Estimula o apetite e tem sido usado para tratar anoréxicos e pessoas com transtornos alimentares.
  • Por fim, uma pimenta preta forte e um chá de menta ajudam a limpar as infecções no peito e no pulmão e trazem muco e catarro indesejados.

Usos da pimenta 

Pimenta preta pode ser comprada como grãos inteiros ou pimenta moída. A pimenta-do-reino não é tão pungente ou saborosa quanto a pimenta moída na hora e também não é mantida por tanto tempo. 

Uma das razões pelas quais os grãos de pimenta pretos foram tão valiosos séculos atrás é porque eles podem ser armazenados por quase indefinidamente sem perder sua qualidade, sabor ou aroma. 

Por isso, pratos sempre têm um gosto melhor quando pimenta do reino moída é adicionada perto do final do tempo de cozimento ou pouco antes de servir.

Vantagens de consumir a pimenta

Pimenta preta deve ser consumida em quantidades moderadas e não em excesso, pois é uma especiaria e não um tipo de alimento.

Quando usado com outros ingredientes como açafrão, feno-grego, canela e cominho, formula uma ótima combinação de especiarias.

Em uma colher de sopa (6 gramas) de pimenta preta, por exemplo, há 15,9 calorias, 4,1 gramas de carboidratos e 0 gramas de gordura e colesterol. O teor de sódio é de cerca de 3 mg, os hidratos de carbono são de 4 gramas e a fibra alimentar é de 2 gramas.

Além disso, a pimenta do reino tem um  teor de vitamina C de cerca de 2% do valor da dieta, o teor de cálcio de 3% do que pode ser consumido em sua dieta e o ferro que tem uma participação de 10% no valor da dieta. Proteínas são um decente 0,7 gramas.

Como usar pimenta do reino na culinária?

Vamos começar com as dicas a seguir

  • Aumentar a quantidade. Isso pode ajudar a melhorar o sabor do seu prato e seria benéfico para a sua saúde também. Primeiro, adicione uma quantidade regular de sal e pimenta – e depois vá um pouco mais com a pimenta.
  • Uma vez que você está adicionando um pouco mais de pimenta preta ao seu prato, você pode desencadear um ataque de tosse se a pimenta preta estiver finamente moída. Por isso, vá para a variedade grossa.
  • Você também pode usar pimenta como um revestimento para sua comida. Isso tornará seu prato mais crocante.

Além disso, você pode consumir chá e molho de pimenta.

Chá de Pimenta do reino

O que você precisa

  • 2 xícaras de água filtrada
  • 1 colher de chá de pimenta preta moída na hora
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de chá de gengibre fresco picado

instruções

  1. Primeiro, deixe a água ferver.
  2. Logo após, adicione todos os ingredientes.
  3. Desligue o fogo e deixe em infusão por cerca de 5 minutos.
  4. Por fim, coe em uma caneca e beba enquanto estiver quente.

Molho de Pimenta do reino

O que você precisa

  • 60 gramas de manteiga picada
  • 1/4 xícara de vinho tinto
  • 2 xícaras de caldo de carne
  • 2 colheres de chá de pimenta preta rachada

instruções

  1. Sobre uma frigideira média colocada em fogo médio, derreta metade da manteiga até formar uma espuma.
  2. Continue mexendo e cozinhe por cerca de 5 minutos até que as âncoras tenham se suavizado.
  3. Adicione o vinho tinto e leve para ferver.
  4. Reduza o calor para médio.
  5. Cozinhe o molho por cerca de 2 a 3 minutos ou até que esteja quase evaporado.
  6. Logo após, adicione o caldo e a pimenta. Deixe ferver e reduza o fogo para médio-baixo.
  7. Mexendo ocasionalmente, deixe ferver por cerca de 10 minutos. O estoque deve ser reduzido à metade e ligeiramente engrossado.
  8. Por fim, bata a manteiga restante até que derreta e o molho tenha engrossado ligeiramente.
  9. Você pode servir o molho com bife.

Comprando e armazenando pimenta do reino

Pimenta preta pode ser encontrada em variedades trituradas, em pó e inteiras. Pimentas inteiras são melhores, pois são na sua maioria não adulteradas.

No entanto, ao comprar grãos de pimenta inteiros, sempre certifique-se de que eles são pequenos, pesados ​​e livres de manchas.

Você pode armazená-los em uma jarra de vidro bem vedada e hermética e armazenar o recipiente em local fresco e seco. A pimenta pode ser armazenada por cerca de três meses, enquanto pimenta preta inteira pode ser armazenada por um período indefinido de tempo.

Além disso, o congelamento de pimenta também é um ótimo método de armazenamento, embora o sabor possa mudar um pouco e ficar mais forte.

A pimenta preta é um ingrediente poderoso. Mas mesmo antes de você ir em frente e usá-lo, você precisa manter algumas coisas em mente.

A pimenta preta tem efeitos colaterais? O que eles são?

  • Vermelhidão dos olhos

Se a pimenta preta entrar no olho, pode causar vermelhidão e queimação.

Embora seja bom tomar pimenta do reino em quantidades de alimentos durante a gravidez e amamentação, doses mais altas podem causar complicações.

Em mulheres grávidas, doses mais elevadas de pimenta preta podem levar ao aborto espontâneo. Durante a amamentação, as conseqüências da ingestão de excesso de pimenta não são claramente conhecidas. Portanto, fique seguro e limite o consumo a doses normais.

A pimenta do reino é ruim para os seus rins?

Grãos de pimenta contêm oxalatos que podem causar pedras nos rins em indivíduos suscetíveis. Portanto, limite ou até mesmo evite a ingestão se você estiver sofrendo de complicações renais. E fale com o seu médico.

Quanta pimenta do reino posso ingerir por dia?

Não há informação suficiente em relação à dosagem. Faça conforme indicado pelo seu médico.

Quais são os benefícios de tomar pimenta preta pela manhã?

Semelhante ao que vimos neste post. No entanto, não há informações suficientes sobre a ingestão de pimenta do reino com o estômago vazio. Então se abstenha disso.

Confira outras receitas de chás que podem beneficiar sua saúde.

Receitas além do chá de pimenta do reino
Receitas além do chá de pimenta do reino

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãobenefício pimentabenefícios da pimentabenefícios da pimenta pretachá de pimentacomer pimentacomo usar pimentaconsumir pimentadr. juliano pimentelóleo essencial de pimentapimentaPimenta do reinopimenta no dia a diapimenta para emagrecerpimenta pretasaúdeusos da pimentausos da pimenta pretavitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Amei saber sobre a pimenta do reino Eu consumo na comida e mou na hora mais não sabia que dava prá fazer chá muito obrigada pela explicação lir tudo com muita atenção e gostei muito do benefício que tem pro nosso alganimo quer ver que é por isso que eu não fico emgripada obrigada meu anjo por compartilhar o que faz bem pra nossa saúde Eu já tenho o Detox

Enviar Resposta