close
Artigos

Piores hábitos para sua Saúde – Práticas que fazem mal para sua saúde

Piores hábitos para sua saúde.

Todo mundo quer ter saúde, certo? Mas ao mesmo tempo, muitas pessoas são adeptas de alguns hábitos que parecem inofensivos, porém fazem muito mal para a saúde.

Está curiosa para saber quais são?

São hábitos do dia a dia, como roer unha, dormir pouco e até mesmo usar o celular antes de dormir. Confira.

Leia, compartilhe e comente o que achou desse tema.

1 – Piores hábitos para sua saúde – Roer unha

Roer unha está entre os piores hábitos para sua saúde e eu te explico o porquê. Essa prática, além de não ser nada higiênica, pode danificar os dentes e a pele ao redor do leito ungueal, o que pode levar à infecção.

Além disso, você também pode ter mais resfriados e outras doenças quando coloca seus dedos, que muitas vezes carregam germes, em sua boca.

Piores hábitos para sua saúde - Roer unha
Piores hábitos para sua saúde – Roer unha

As unhas são formadas dentro do leito ungueal, logo abaixo de onde começam as cutículas em forma de U. Se você rói as unhas e mantém o leito ungueal intacto, a picada da unha provavelmente não interferirá no crescimento da unha.

Ou seja, sempre que você levar sua mão a boca para roer unhas, lembre-se que, roer as unhas pode:

  • Danificar a pele ao redor da unha, aumentando o risco de infecção
  • Aumentar o risco de resfriados e outras infecções, espalhando os germes dos seus dedos até a boca
  • Prejudicar seus dentes

2 – Piores hábitos para sua saúde – Não dormir

Se você já passou a noite virada assistindo filme, lendo, ou até mesmo trabalhando, você  já sabe como vai se sentir no dia seguinte. Provavelmente estará mais cansada, mal-humorada.

Por isso, que a privação de sono também é um dos piores hábitos para sua saúde. E ficar a noite em claro não impacta apenas no seu humor.  

Pois, perder as 7 a 9 horas de fechamento noturno recomendadas faz mais do que fazer você se sentir grogue e mal-humorada. Os efeitos a longo prazo da privação do sono são reais.

Já que isso drena suas habilidades mentais e coloca sua saúde física em risco real. A ciência tem  relacionado o sono precário com todos os tipos de problemas de saúde, desde ganho de peso até enfraquecimento do sistema imunológico, por exemplo (1, 2).

A privação do sono também afeta negativamente suas habilidades mentais e estado emocional. Ou seja, você pode se sentir mais impaciente ou propenso a mudanças de humor. Além do mais, também pode comprometer processos de decisão e criatividade.

Isso acontece porque é durante o sono, seu corpo se cura e restaura seu equilíbrio químico. Ou seja, seu cérebro cria novas conexões e ajuda na retenção de memória.

Por isso, sem dormir o suficiente, seus sistemas cerebrais e corporais não funcionarão normalmente. Também pode reduzir drasticamente sua qualidade de vida (1, 2, 3, 4).

Os sinais óbvios de privação de sono são:

  • sonolência excessiva
  • bocejando
  • irritabilidade
  • fadiga diurna

Além do mais, estimulantes como a  cafeína  não são suficientes para anular a profunda necessidade de sono do seu corpo. Nos bastidores, a privação crônica do  sono  pode interferir nos sistemas internos do seu corpo e causar mais do que apenas os sinais e sintomas iniciais listados acima. Ou seja, você precisa dormir, não tente desviar disso.

3 – Piores hábitos para sua saúde – Fones de ouvido muito alto

Pode parecer inofensivo, mas a exposição prolongada a certos tipos de som pode ter um grande impacto no seu bem-estar. E não vá pensando que essa exposição acontece apenas em fora de casa e em festas.

Principalmente se você usa fones de ouvido, você está exposta a essa situação.

O som é medido em decibéis. Para se ter ideia, uma conversa normal é de cerca de 60 decibéis.

Em um fone de ouvidos, por exemplo, os especialistas recomendam manter os níveis de som em algo entre 60 e 85 decibéis para minimizar os danos a que seus ouvidos estão expostos.

Porém o volume deve variar considerando também o período de exposição ao som.

Considere, por exemplo, 85 decibéis como o volume suportável por até oito horas de exposição.

A cada cinco decibéis a mais, o limite de tempo é reduzido a metade. Sendo assim, se você estiver ouvindo música por volta de 100 decibéis, é necessário que você restrinja seu uso a 15 minutos .

É natural perder um pouco da audição à medida que você envelhece. No entanto, você está mais propenso a perder a audição se você estiver com muito barulho.(5, 6)

4 – Piores hábitos para sua saúde – Luz azul

A luz azul é a luz presente em aparelhos eletrônicos, inclusive no seu celular, e é muito prejudicial.

Poxa doutor vai me dizer que usar celular faz mal?

Bom, não é bem isso que quero dizer!

Piores hábitos para sua saúde - Luz azul
Piores hábitos para sua saúde – Luz azul

Fato é que, a “luz azul” emitida por aparelhos eletrônicos como telefones, computadores e TVs pode atrapalhar seu sono.

Além disso, alguns estudos mostram que muito de qualquer tipo de luz noturna pode estar ligada ao câncer (especialmente mama e próstata), diabetes, obesidade e doenças cardíacas (7).

Por isso, para eliminar esse , que é um dos piores hábitos para sua saúde, minha dica é: Acalme-se antes de dormir.

Se você quiser ler alguma coisa, por exemplo, abra um livro. Além disso, mantenha seu quarto escuro e quieto para dormir melhor.

5 – Piores hábitos para sua saúde – Beber muito

Beber muito também faz parte dos piores hábitos para saúde. Afinal, o consumo excessivo de álcool pode ter inúmeros efeitos adversos em seu cérebro.

O etanol, por exemplo, reduz a comunicação entre as células do cérebro. É um efeito de curto prazo responsável por muitos dos sintomas de estar bêbado.

Beber compulsivamente pode até levar a um blecaute, um fenômeno caracterizado por perda de memória ou amnésia, durante um episódio de bebedeira (8).

Além do mais, a ingestão de álcool e a depressão estão intimamente, mas complexamente associadas (9).

Embora o consumo de álcool e a depressão parecem aumentar o risco de um ao outro simultaneamente, o abuso de álcool pode ser o fator causal mais forte (1011, 12)

6 – Piores hábitos para sua saúde – Comer demais

Você já sabe que tudo em excesso faz mal, certo? Pois bem, assim como beber muito é um dos piores hábitos para sua saúde, comer muito também é.

Então, se você se habituar a comer muito, mesmo que seja uma alimentação saudável, é provável que você ganhe peso.

Além do mais, comer muito pode levar a doenças cardíacas, diabetes e pressão alta, e pode aumentar suas chances de certos tipos de câncer.

Para eliminar esse péssimo hábito, verifique os tamanhos das porções antes das refeições e meça os lanches que você tem em frente à TV, para saber exatamente o quanto está comendo.

Afinal, ganho de peso insalubre é um dos maiores perigos associados a comer demais. Quando você ingerir mais calorias do que consegue queimar, começará a empacotar as libras.

Ganhar peso não é a única reclamação física que você provavelmente experimentará se comer demais regularmente. Se você comer demais alimentos não saudáveis, como fast foods com alto teor de gordura ou sobremesas açucaradas, você terá uma corrida inicial de energia, mas falhará pouco depois, deixando você com uma sensação de lentidão e fadiga.

Comer em excesso crônico pode afetar a saúde mental. Uma grande parte de sua auto-imagem e auto-estima está ligada a como você se sente em relação à sua aparência. Se você ganhou peso extra com comer demais, talvez não se sinta confiante em si mesmo.

7 – Piores hábitos para sua saúde – Fumar

Por fim, não tem como falar sobre os piores hábitos para a saúde sem citar o tabagismo. Esse mau hábito afeta quase todos os órgãos do seu corpo.

Pode levar a doenças cardíacas, câncer, diabetes, derrame, bronquite, enfisema e outros problemas de saúde. Também aumenta o risco de tuberculose, problemas oculares e distúrbios imunológicos, como artrite reumatoide.

E se você gasta muito tempo com alguém que fuma, é mais provável que você tenha asma, doença cardíaca, câncer de pulmão ou derrame.

Procure alternativas para parar de fumar. Insira um novo hábito, porém mais saudável, para preencher os momentos em que te dá vontade de fumar.

Alguns fumantes, inclusive associam o café ao fumo. Então toda vez que bebem café, sentem vontade de fumar. Se você é uma dessas pessoas, substitua o café, por chás.

Chá pode ajudar a eliminar um dos piores hábitos para sua saúde
Chá pode ajudar a eliminar um dos piores hábitos para sua saúde

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : beber álcoolcâncercomer muitoconsumo de álcooldepressãodistúrbio alimentardr. juliano pimentelfone de ouvidofumarhábitos ruinsluz azulmudar hábitosnão beber álcool antes de dirigirpressão altaprivação do sonoproblema de audiçãosonoTabagismo

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta