close

A Pitaya ou a fruta do dragão ficou muito conhecida nos últimos anos. 

Embora as pessoas gostem principalmente de sua aparência e sabor únicos, as evidências sugerem que ela também pode fornecer benefícios à saúde.

Um dos benefícios mais conhecidos da pitaya é o apoio à perda de peso. No entanto, ela também é útil para manter a saúde óssea, melhorando a digestão, retardar o processo de envelhecimento, aumentar a taxa metabólica e combater infecções microbianas e fúngicas. 

Leia e compartilhe!

Pitaya aumenta imunidade

Quando pensamos em aumentar a imunidade logo pensamos em vitamina C, certo? Pois bem, a pitaya é rica em vitamina C e também em flavonóides (1, 2).

Ou seja, é excelente para o combate a grupe e perfeita para melhorar os sistema imunológico. Para se ter ideia uma pitaya possui mais vitamina C que um cenoura. 

Pitaya branca e vermelha.
Pitaya é uma fruta excelente para a perda de peso

Além disso, a fruta do dragão é repleta de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e ainda vem com as vitaminas B1, B2 e B3, além de vários minerais como fósforo, cálcio, ferro e niacina, além de proteínas e fibras saudáveis ​​para manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

É ótima para diminuir a constipação

A cada 100g de pitaya nosso corpo absorve 3 gramas de fibra (3). E isso é ótimo para quem sofre de prisão de ventre. Afinal, a melhor maneira de ter o intestino funcionando corretamente é consumindo fibra.

Uma dica é consumir a fruta logo de manhã, isso ajudará no movimento intestinal da manhã. A fruta do dragão também contém oligossacarídeos, que funcionam como prebióticos e, com isso, melhoram a digestão e a saúde intestinal.

Outro fator que faz a pitaya ser uma boa opção para o funcionamento do intestino é fato dela ser uma fruta com alto teor de água, assim, ajuda a manter nosso sistema digestivo funcionando perfeitamente.

Pitaya diminui o processo de envelhecimento

Uma das principais razões pelas quais nossa pele envelhece rapidamente são os radicais livres. Embora existam muitos produtos comerciais que pretendem interromper o processo de envelhecimento da pele, essas criações artificiais podem fazer mais mal do que bem. 

A pitaya é uma maneira natural de retardar o processo de envelhecimento por causa de seu alto conteúdo antioxidante, o que impede o efeito antienvelhecimento dos radicais livres. Você pode comer a fruta do dragão ou aplicá-la em sua pele para obter uma pele mais jovem e reduzir a aparência de rugas e linhas finas.

Aumenta os níveis de ferro

O ferro desempenha um papel crucial na decomposição de alimentos em energia e a pitaya é uma das poucas frutas frescas que contém ferro (4).

A fruta do dragão é uma ótima opção de alimento rico em ferro, pois uma porção contém 8% da sua ingestão diária recomendada (RDI). E o melhor é que a vitamina C, também presenta na fruta,  ajuda seu corpo a absorver ferro (5).

Pitaya melhora a taxa metabólica

A pitaya possui a combinação perfeita para aumentar a taxa metabólica, afinal ela contém proteínas e fibras.

A fruta do dragão ajudará nosso corpo a absorver nutrientes em uma capacidade muito maior e, de acordo com vários estudos, essa fruta exótica pode ajudar a eliminar toxinas com mais eficiência e a limpar nosso sistema com eficiência.

Elevar a taxa metabólica e extremamente útil para ter mais sucesso na perda de peso. 

Ajuda na perda de peso

Além de todos os benefícios citados acima que ajudam no emagrecimento a pitaya é ainda uma fruta de baixa caloria, possui apenas 52 calorias a cada 100 gramas, o que o torna um substituto perfeito para suas frutas comuns.

O melhor é que a pitaya é uma fruta muito versátil e saborosa, o que é ótimo para manter a alimentação adequada e saudável.

Como preparar, comer e armazenar a pitaya

Antes de comprar, aperte a fruta suavemente, ela deve estar macia, porém, não muito mole. Fique atento e evite frutas com manchas visíveis ou folhas secas – estes são sinais de que está madura demais.

Ao apertar se a fruta estiver muito dura, deixe-a amadurecer por mais alguns dias antes de comer. Guardar a fruta com bananas por perto é uma a maneira de ajudá-la a amadurecer mais rapidamente. 

Para preparar a fruta, corte-a em quatro. Retire a pele ou remova a carne com uma colher. O mais importante é saber que não se deve comer com a casca. 

Você pode comer fruta do dragão de algumas maneiras. 

Faça uma salada salada de frutas com outros frutos tropicais como abacaxi e manga, por exemplo. Bata a polpa da fruta em um liquidificador junto com água ou água de coco e beba o suco fresco sem açúcar ou adoçante.

Além disso, é possível remover toda a polpa da fruta, colocar em saco plástico e guardar no congelador para fazer suco com a popa congelada.

As sobras da fruta podem ficar na geladeira por até 5 dias e congeladas por até 3 meses.

Gostou das dicas?

Inserir novos alimentos no dia a dia é ótimo para manter a dieta equilibrada. Além disso, é fundamental retirar também tudo o que não é saudável. Uma das maneiras de fazer isso é através do DETOX.

Ouça os áudios de pessoas que fizeram o detox e tiveram suas vidas transformadas!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel. 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoantioxidantesdesintoxicardetoxdr. juliano pimentelemagreceremagrecimentoestressefibrasfruta do dragãofruta tropicalinflamaçãointestinometabolismomineraisobesidadeperda de pesoperder pesopitayasaúdesistema imunológicovitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta