close
Artigos

Por que as promessas de ano novo falham?

O ano já virou e com certeza você já fez suas promessas para 2020. Mas, porque será que as promessas de ano novo falham?

Por que você promete emagrecer e não consegue? Você promete estudar mais e não faz. Promete fazer exercícios e continua sedentário!

Já se questionou sobre isso?  🤔

A grande questão é que a maioria das pessoas esperam acordar no dia 1º de janeiro diferentes! Mas, não é bem assim que acontece.

Afinal, você acorda o mesmo!

Existem algumas razões simples pelas quais quase 90% das resoluções de Ano Novo falham. E conhecê-las pode ajudar ajudar a ter sucesso em suas promessas de ano novo.

E agora que já se passou a primeira semana do ano, que as férias já terminaram de fato e a rotina começa a voltar a normalidade é um ótimo momento para pensar por que as promessas de ano novo falham e o que fazer para evitar!

As promessas de ano novo falham porque são muitas mudanças

Antes de fazer qualquer promessa de ano novo o que você precisa entender é que há uma grande diferença entre PROMETER e MUDAR DE HÁBITO.

Estou dizendo isso porque geralmente nossas promessas de ano nova fracassam justamente porque estão relacionadas a uma mudança de hábito.

Sempre tenha em um local visível sua meta para que lembre e tenha motivação (Foto: Divulgação)

E é justamente isso que as pessoas têm dificuldade de entender!

Uma pessoa que promete emagrecer, por exemplo ela precisa na verdade fazer vários pequenos e médios ajustes em sua rotina para conseguir perder peso.

Estes ajustes estão relacionados a alimentação, preparação dos alimentos com antecedência, reservar um tempo para prática de exercícios, procurar ajuda médica, criar novos hábitos de consumo, enfim uma série de atividades diárias que farão alcançar o objetivo de emagrecer.

Porém, quando uma pessoa escreve na lista de metas “EMAGRECER” raramente ela pensa sobre todas as ações que estão relacionadas a perda de peso.

E para piorar nunca é apenas uma meta, sempre é uma lista de metas. Ou seja, cada meta exige uma série de atividades para ser executada. E como as pessoas não se preparam para isso, as promessas de ano novo fracassam.

O primeiro passo para evitar que fracasso de acompanhe em mais um ano é: DEFINIR UMA META.

Defina uma meta

É claro que a vida acontece em todas as áreas ao mesmo tempo e que as melhorarias são necessárias em todas elas. Porém, é praticamente impossível você realizar mudanças bruscas em diferentes áreas da vida ao mesmo tempo.

Por isso, reflita qual a área mais afetada da sua vida e qual a principal meta para realizar neste ano!

Para manter o exemplo, se a meta é perder peso, destrinche essa meta. Coloque no papel tudo o que é necessário para eliminar esses quilos.

Anote quando irá começar, quanto pretende perder, quanto tempo da sua semana será dedicado a escolha e preparo dos alimentos, quanto tempo será destinado às atividades, quanto tempo da sua semana será para estudar e conhecer novas técnicas e habilidades que ajudarão na perda de peso.

Enfim, especifique ao máximo, nos mínimos detalhes tudo que você precisa para de fato cumprir a meta. Ao fazer isso, com certeza as chances de falha serão reduzidas.

Para alcançar as metas com sucesso, entender que objetivos pequenos e de curto prazo são os mais eficazes e ter atitudes um passo de cada vez é a melhor maneira de obter sucesso.

As promessas de ano novo falham por causa do medo

As pessoas muitas vezes estabelecem seus objetivos muito altos, e a totalidade da situação pode sair pela culatra, porque uma vez que a excitação inicial acaba, o medo toma conta.

E é exatamente assim que começa autossabotagem! Você falta um dia com os exercícios, fica uma semana com a alimentação descontrolada, o desânimo chega e quando percebe voltou de novo a estaca zero. 

O medo é uma emoção tão poderosa que pode substituir nossas prioridades e objetivos que estabelecemos para o ano novo. E não pense que seus medos são apenas sobre perigo!

Podemos ter medo do fracasso, sucesso ou apenas medo da mudança. O medo e o incômodo de sair da zona de conforto interrompe o cumprimento das metas de ano novo, impedindo a criação de um novo hábito.

Dicas para fazer as metas de ano novo!

As mudanças bruscas podem parecer emocionantes a princípio, mas quando precisamos mudar uma boa parte de nossa rotina diária para alcançar nossos objetivos, ficamos com muito medo de continuar e voltar a ter maus hábitos.

  • Por isso, tenha uma meta tangível e realizável. Por exemplo, em vez de afirmar que você ‘perderá 20 quilos neste ano’, diga que ‘caminhará todos os dias por 2 semanas’ ou ‘cortará chocolate, sorvete e refrigerante por 2 semanas’.
  • Entenda como você pode ter mais sucesso. Cada pessoa é motivada de uma maneira, é preciso entender como você funciona. Se você precisa ter tudo anotado, anote. Se você precisa de uma pessoa para te motivar, peça ajuda a uma pessoa. 
  • Estabeleça metas de curto prazo. São necessários de 17 a 21 dias para formar um hábito, portanto, manter uma meta nesses 21 dias trará sucesso.
  • Use motivação positiva e pequenas recompensas para manter o foco. Cumpriu todo o planejado durante a semana? Então vibre, comemore e mantenha em sua mente sua capacidade de mudança.

Se sua meta para este ano é emagrecer, tenho um convite especial para você!

Conheça meu programa D7D, nele você terá minha ajuda para te manter motivada para concluir sua meta!

d7d otimizado

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : 2020alimentaçãodestaquedr. juliano pimentelemagrecer ano novoemagrecer em 2020metas 2020metas de ano novoobesidadePor que as promessas de ano novo falham?promessas de ano novoreceitareceitas

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta