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O potássio é um dos minerais mais importantes para o nosso organismo. O potássio, aliado ao sódio, que é outro eletrólito poderoso, desenvolve um papel essencial na regulação dos níveis de fluidos no organismo humano. 

Quer saber sobre a importância desse mineral? Então não perca esse artigo.

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Potássio

Esse mineral possui muitos papéis e funções essenciais dentro no corpo humano, e as principais são (1):

  • Manter o equilíbrio de eletrólitos nas células do seu corpo;
  • Fazer o gerenciamento da pressão sanguínea, e manter o coração funcionando a pleno vapor;
  • Ajudar o sistema nervoso a enviar impulsos nervosos;
  • Auxiliar os músculos no movimento de contração;
  • Oferecer energia das proteínas, gorduras e carboidratos no processo metabólico;
  • Melhora o controle muscular, o crescimento e a saúde de suas células;
  • Promove o funcionamento cognitivo eficiente, ajudando a fornecer oxigênio ao cérebro.

Efeitos Negativos da Deficiência de Potássio 

É essencial ter uma dieta balanceada, priorizando alimentos de qualidade para o nosso organismo.

Incluir a dose certa de potássio na alimentação pode te ajudar a evitar problemas mentais e físicos ao longo da vida. Até mesmo quem sofre de insônia pode ter carência de potássio no organismo.

A anorexia também pode ser causada pela falta desse mineral. E se você está lutando contra a ansiedade e depressão a quantidade ingerida de potássio é essencial.

Já quem sofre com espasmos musculares, fadiga, fraqueza muscular, reflexos fracos, batimentos cardíacos irregulares (e outros problemas cardiovasculares), ossos frágeis, insuficiência renal e pulmonar e ataque cardíaco, pode ter carência significativa de potássio no organismo.

A combinação desses sintomas chama a atenção, e é necessário conversar com o seu médico para que exames sejam realizados. Somente assim o seu problema poderá ser tratado com qualidade.

Tanto exageros no potássio no sangue, quanto a sua falta, são maléficas, fiquem de olho.

Importância do Potássio 

Muitos motivos podem causam a deficiência de potássio no organismo. Entre esses motivos estão: consumo excessivo de álcool, alta exposição ao estresse, imunidade baixa, transpiração em excesso, diarreia e vômitos por períodos prolongados. 

Durante os períodos que a pessoa está perdendo liquido (diarreia, vômitos e excesso de suor) o potássio pode cair mais rapidamente, portanto, é necessário reabastecer os níveis do mineral o mais rápido possível. 

A baixa de potássio brusca é mais comum em crianças e idosos. No entanto, uma alimentação errada ou um condição médica (como as mencionadas anteriormente) pode contribuir para a deficiência de potássio.

Cuidados

Consumir produtos com cafeína em excesso, pode causar problemas com a absorção do potássio no organismo.

Alimentos processados e o consumo exagerado de sódio também prejudicam o potássio no seu organismo.

O equilíbrio deve ser mantido entre o sódio e o potássio, uma vez que o consumo de excesso de sódio pode levar a um aumento da pressão arterial.

Precisa manter um equilíbrio, pois o nosso organismo é um sistema intrincado com balanços químicos sensíveis. Para que seu corpo seja saudável, é importante consumir pouco sódio e a quantidade de potássio recomendada.

Confira as recomendações do consumo de potássio por idade:

Pediátrica

  • Bebês de até 6 meses: 400 mg / dia
  • Bebês com idade entre 7 meses a 12 meses: 700 mg / dia
  • Crianças com idade entre 1 e 3 anos: 3 gramas (3.000 mg) / dia
  • Crianças com idade entre 4 e 8 anos: 3.8 gramas (3.800 mg) / dia
  • Crianças com idade entre 9 e 13 anos: 4.5 gramas (4.500 mg) / dia

Adulto

  • Adultos com idade a partir de 19 anos ou mais: 4,7 gramas (4.700 mg) / dia
  • Mulheres grávidas: 4,7 gramas (4.700 mg) / dia
  • Mulheres amamentando: 5,1 gramas (5,100 mg) / dia

Porém, para saber de forma correta quantidade que o seu organismo precisa por dia, é necessário que você consulte o médico.

Evite o consumo de açúcar refinado, frituras, fast foods (lanches, por exemplo), refrigerante, processados e o excesso de carboidrato.

Conheça algumas fontes de potássio:

Adicione de maneira equilibrada e saudável, dando opção para os que possuem baixo índice de carboidratos, por exemplo. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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