close
Artigos

Quanto tempo o vírus vive nas superfícies?

O coronavírus que causa o COVID-19 se espalha principalmente de pessoa para pessoa. Quando alguém infectado tosse ou espirra, envia para o ar gotículas contendo o vírus. Uma pessoa saudável pode então respirar essas gotículas. 

Você também pode pegar o vírus se tocar em uma superfície ou objeto com o vírus e, em seguida, tocar sua boca, nariz ou olhos.

O coronavírus pode viver de horas a dias em superfícies como bancadas e maçanetas. Quanto tempo dura depende do material de que a superfície é feita.

Aqui está um guia sobre por quanto tempo os coronavírus – a família de vírus que inclui o que causa o COVID-19 – podem viver em algumas das superfícies em que você provavelmente toca diariamente. Lembre-se de que os pesquisadores ainda têm muito a aprender sobre o novo coronavírus que causa o COVID-19. Por exemplo, eles não sabem se a exposição ao calor, ao frio ou à luz do sol afeta o tempo que ela vive nas superfícies.

Metal: maçanetas, jóias, talheres – 5 dias

Madeira: móveis, decks – 4 dias

Plásticos: embalagens como recipientes de leite e garrafas de detergente, assentos de metrô e ônibus, mochilas, botões do elevador – 2 a 3 dias

Aço inoxidável

Geladeiras, tachos e panelas, pias, algumas garrafas de água – 2 a 3 dias

Papelão e caixas: – 24 horas

Cobre: moedas de um centavo, chaleiras, utensílios de cozinha – 4 horas

Alumínio: latas de refrigerante, papel de alumínio, garrafas de água – 2 a 8 horas

Vidro

Exemplos: copos, copos de medição, espelhos, janelas – até 5 dias

Exemplos de Cerâmica: pratos, cerâmica, canecas – 5 dias

Papel

A duração do tempo varia. Algumas cepas de coronavírus vivem por apenas alguns minutos no papel, enquanto outras vivem por até 5 dias.

Comida

O coronavírus parece não se espalhar através da exposição a alimentos. Ainda assim, é uma boa ideia lavar frutas e legumes em água corrente antes de comê-los.

Esfregue-os com um pincel ou com as mãos para remover quaisquer germes que possam estar em sua superfície. Lave as mãos depois de visitar o supermercado. Se você tem um sistema imunológico enfraquecido , convém comprar produtos congelados ou enlatados.

Água

O coronavírus não foi encontrado na água potável. Se entrar no suprimento de água, a estação de tratamento de água local filtra e desinfeta a água, o que deve matar todos os germes.

Os coronavírus podem viver em uma variedade de outras superfícies, como tecidos e bancadas.

O que você pode fazer

Para reduzir a chance de pegar ou espalhar o coronavírus, limpe e desinfete todas as superfícies e objetos em sua casa e escritório todos os dias. Isso inclui:

  • Bancadas, Maçanetas, Louças sanitárias, Telefones, Teclados, Controles remotos.

Use um spray para limpeza doméstica, se as superfícies estiverem sujas, limpe-as primeiro com água e sabão e depois desinfecte-as.

Mantenha as superfícies limpas, mesmo que todos na sua casa estejam saudáveis. As pessoas infectadas podem não apresentar sintomas, mas ainda podem derramar o vírus em superfícies.

Depois de visitar a farmácia ou o supermercado, ou trazer comida ou pacotes para viagem, lave as mãos por pelo menos 20 segundos com sabão e água morna. Faça o mesmo depois de pegar um jornal entregue.

Por fim, faça detox. Afinal, ele vai te ajudar a elevar sua imunidade de maneira segura!

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãocorona víruscoronavírusdr. juliano pimentelobesidadeperda de pesoreceitasaúdevírusvitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Oi doutor comecei a tomar a sprulina havaiana , tenho alergias a mudança de climas .depois de um pouco tempo,já estava no processo alérgico, me deu uma baita de uma gripe que ocasionou chiado nos peitos,febre fui ao médico,fiz exames ,nada nos pulmões só com alergia.voz anasalada tomei azitromicina de 500.g e antialergico. Estou melhorando.minha pergunta foi a sprulina que provocou a gripe?posso voltar a tomar?

Enviar Resposta