close
ArtigosNotícias

Quarentena: Como evitar a solidão em período de isolamento social

O distanciamento social inclui várias medidas que podem retardar a disseminação do COVID-19 para impedir que os hospitais se sobrecarreguem com indivíduos doentes. Se o novo coronavírus puder se espalhar, sem controle do distanciamento social, pode não haver leitos suficientes em unidades de terapia intensiva para todas as pessoas que precisam deles. Por isso, a quarentena é tão importante.

A quarentena é uma maneira complicada de dizer ficar longe das pessoas e o resíduo microbiano que as pessoas podem ter deixado acidentalmente para trás.

Como o vírus que causa o COVID-19 se espalha de pessoa para pessoa por meio de contatos sociais fisicamente próximos, a melhor abordagem para a prevenção que temos agora é impedir que as pessoas entrem em contato próximo o máximo possível.

É fundamental que todos pratiquem a quarentena, não apenas aqueles que estão doentes. Afinal, isso pode ajudar populações vulneráveis, como adultos mais velhos, a obter o vírus. Devido a atrasos nos testes e à capacidade de alguém ter e espalhar o COVID-19, mesmo que pareça saudável, atualmente é impossível saber quem o possui.

Distanciamento social é uma responsabilidade que as pessoas devem assumir para certificar de que elas não são o vetor da doença e assim, quebrar a cadeia de transmissão.

Como praticar o distanciamento social – quarentena

Fique em casa

Em poucas palavras, fique em casa, exceto para as tarefas essenciais.

Isso vale para aqueles que se sentem saudáveis ​​também. Muitos casos são muito leves ou assintomáticos. Mas você ainda pode entregá-lo a outra pessoa, mesmo que ainda não se sinta doente.

Pratique a quarentena, evite todos os lugares ou eventos lotados

Cancele todas as reuniões que envolvam membros fora de sua casa ou “casulo”. É possível que outra família, como a família imediata, também faça parte do seu pequeno círculo. Nesse caso, todos em sua casa precisam evitar o contato social fora deste círculo e manter um alto nível de higiene pessoal.

Fique de 2 metros de distância de pessoas fora de sua própria família

A recomendação é ficar a dois metros de distância de outras pessoas e, de preferência, em uma área aberta, onde o risco de transmissão é menor. Embora 1,5 a 2 metros esteja distante o suficiente, por mais ou menos um minuto, se você estiver em uma sala fechada e tiver uma reunião por uma hora, é uma história diferente e deve ser evitado.

Lave as mãos frequentemente por 20 segundos e não compartilhe itens com pessoas de fora da sua casa

Para evitar que algo (como o vírus) espirre em uma mesa ou maçaneta nas mãos e, finalmente, na boca e no nariz, lave as mãos com frequência, especialmente antes de comer e assim que chegar em casa.

Preciso ficar em quarentena se não apresentar sintomas?

Para algumas situações, os especialistas têm respostas claras. Mas para outros, a ciência ainda não está disponível, por isso é responsável por errar com mais cautela.

No geral, o recomendado para evitar a disseminação ou contração do COVID-19 é sair apenas para o essencial. Os especialistas concordaram que ir à academia, por exemplo geralmente não é essencial e tudo isso alimenta a epidemia.

E as crianças?

Mantenha seus filhos em casa e não os deixe se misturar com outras crianças fora da sua casa. O fechamento da escola é especialmente importante porque, embora as crianças não apresentem um risco particularmente alto de adoecer com o COVID-19, elas ainda podem ser portadoras [e espalhar doenças].

Posso visitar meus pais ou avós mais velhos na quarentena?

Em alguns casos, é essencial ajudar os membros mais velhos da família. Mas, puramente para uma visita social, é preciso ser cauteloso e evitar o contato físico com idosos por pelo menos as próximas semanas.

Um dos principais objetivos agora é manter os idosos seguros, porque essas são as pessoas mais vulneráveis e podem acabar com sintomas graves.

Posso ir à academia?

Não é responsável ir à academia agora. As academias costumam ser espaços lotados e fechados, onde as pessoas tocam o mesmo equipamento repetidamente sem desinfetá-lo. 

Como o vírus pode viver em superfícies de metal ou plástico por até 3 dias, é melhor se exercitar em outro lugar.

Faça alongamentos, pratique Yoga, enfim mexa seu corpo em casa!

Fique em contato para evitar a solidão

“Somos seres sociais por natureza. Nós prosperamos na conexão social ”, disse Jenn Leiferman, PhD , diretora do Centro de Pesquisa em Prevenção das Montanhas Rochosas e professora associada de comunidade e saúde comportamental na Escola de Saúde Pública do Colorado.

Por mais que a quarentena seja muito importante agora para a saúde e o bem-estar de nosso país, também é muito importante que as pessoas ainda descubram maneiras de se conectar para reduzir a probabilidade de isolamento social e solidão. Fique conectado com telefonemas, bate-papos por vídeo e mídias sociais.

Cuide da sua saúde e da sua família!

Aproveite a quarentena, momento em que você tem tempo para ficar em casa e priorize a alimentação. Os idosos são as pessoas que estão na zona de risco, principalmente pela baixa imunidade.

Se você tem 30 ou 40 e não tem uma boa saúde, você também está em risco. Mais do que nunca, cuidar da sua alimentação é determinante. 

Por isso, faça DETOX. Desintoxique seu corpo de tudo o que está prejudicando sua saúde. 

>> Confira os depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas simplesmente mundanando a alimentação.  

Abraços e fique com Deus! 

Dr. Juliano Pimentel
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : como fazer quarentenacorona víruscoronavírusCOVID-19dúvidas sobre quarentenaficar em casafique em casaIsolamento socialo que é quarentenaquarentena

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta