Selecione a página

5 sinais de que seus rins não estão funcionando como deveriam

5 sinais de que seus rins não estão funcionando como deveriam

Os rins são órgãos vitais para o funcionamento do nosso organismo, qualquer alteração em um deles todo o corpo pode ficar comprometido.

Por esse e outros motivos é tão importante se atentar aos sinais do seu corpo. Eles indicam um problema renal, ou problemas mais sérios que comprometem o rim.

A principal função do rim é filtrar o sangue, no entanto, ele é fundamental em vários outros processos.

Quando o sangue chega aos rins, são removidos os resíduos, enquanto o sal, a água e os minerais são ajustados, se necessário. 

Depois desse processo, o sangue filtrado volta para o corpo. Já os resíduos são transformados em urina que se acumula na pelve dos rins – uma estrutura em forma de funil que drena por um tubo chamado ureter até a bexiga.

Então, todo o sangue do seu corpo passa pelos rins várias vezes ao dia. Como tudo está interligado, quando há uma alteração em algum desses processos o corpo dá sinais.

Primeiro sinal: cansaço

Cansaço é um dos sinais que seus rins não estão funcionando.

Cansaço, fadiga, dificuldade para dormir e de concentração, por exemplo, são sinais de que seus rins não estão bem.

Isso acontece porque o rim é o responsável pela eliminação das toxinas. Mas, quando ele não está funcionando corretamente, essas toxinas não excretadas impactam outras áreas do corpo.

E como saber se o rim é o responsável pelo cansaço e insônia

Você precisa fazer um hemograma completo e exame de urina. Através desses exames é possível identificar se os rins estão debilitados.

Segundo sinal de rins prejudicados: anemia

Através do exame de sangue é possível identificar se você está anêmico. Um dos sinais da anemia é justamente indisposição e cansaço frequentes.

Uma das causas da anemia é a deficiência de vitamina D. E o rim é responsável pela ativação da vitamina D no seu organismo através de um hormônio chamado eritropoietina (EPO).

O hormônio EPO informa seu corpo quando é necessário produzir glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos, ou hemácias são os responsáveis pelo transporte do oxigênio e pela eliminação do gás carbônico através dos pulmões. 

Mas, quando o rim está prejudicado, a quantidade de EPO fica comprometida. Ou seja, há uma diminuição da formação das hemácias e o desenvolvimento de anemia.

Além disso, uma das causas da anemia é a deficiência de vitamina D. Os rins são os responsáveis pela ativação da vitamina D no seu organismo.

Terceiro sinal: Deficiência de Vitamina D

A vitamina D tem uma função importantíssima na saúde óssea, no sistema imunológico e em outras funções.

A vitamina D chega ao seu corpo de duas maneiras: através do sol e de suplementos manipulados ou alimentares. 

Mas, essa vitamina só está pronta para ser usada pelo seu corpo depois que o rim fizer a ativação. Ou seja, seus rins são os responsáveis por deixar a vitamina D ativa para suprir as necessidades do seu corpo.

Quando o rim está prejudicado, ele obviamente tem dificuldades para fazer essa ativação da vitamina D.

Além da vitamina D, quando os rins estão prejudicados, é bem provável que seu corpo esteja perdendo também magnésio e cálcio através da urina. 

Quarto sinal de rins prejudicados: diabetes

Diabetes é um dos sinais que os rins não estão bem.

Aqui no brasil a diabetes é a segunda maior causa de hemodiálise. Tudo isso porque o alto nível de açúcar no sangue prejudica os pequenos vasos sanguíneos presentes no corpo todo, inclusive nos rins (1).

Quando os vasos sanguíneos nos rins são lesados, seus rins não conseguem limpar o sangue adequadamente. Ou seja, seu corpo retém mais água e sal do que deveria, o que pode resultar em ganho de peso e inchaço do tornozelo.

Além disso, você pode ter proteína na urina e resíduos que não deveriam podem se acumular em seu sangue.

Outra relação entre a diabetes e seus rins é que os danos nos nervos do corpo dificultam o processo de esvaziar a bexiga. 

Ou seja, o excesso de urina presa na bexiga propicia o rápido crescimento de bactérias na urina com alto nível de açúcar. Com o tempo causa uma infecção na bexiga. Além disso, o alto volume de urina presa causa lesões nos rins.

Quinto sinal: hipertensão

A pressão arterial é a força do sangue contra a parede dos vasos sanguíneos. Quando há uma hipertensão, significa que a pressão do sangue nos vasos sanguíneos está mais alta. Ou seja, seu coração está trabalhando mais para manter o fluxo sanguíneo.

Essa alta pressão do sangue causa ataque cardíaco, derrame e doença renal. Quando a pressão está muito alta os néfrons (estrutura responsável pela formação da urina) sofrem o estreitamento, o enfraquecimento ou o endurecimento das artérias ao redor dos rins.

Essas artérias danificadas não são capazes de fornecer sangue suficiente para o tecido renal, pois não filtram o sangue como deveria. Quando as artérias são danificadas, os néfrons não recebem oxigênio e nutrientes essenciais – e os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue e regular os fluidos, hormônios, ácidos e sais do corpo.  

Além disso, os rins danificados não conseguem regular a pressão arterial. À medida que mais artérias ficam bloqueadas e param de funcionar, os rins eventualmente falham.

5 sinais de que seus rins não estão funcionando como deveriam

Geralmente alteração na urina e dor na lateral das costas são indícios de que os rins não estão bem. Mas, neste artigo quis trazer outros 5 sinais que seu corpo te mostra que também estão relacionados aos rins.

Esteja atento! 

Averigue o funcionamento dos rins quando estiver muito cansado, com diagnóstico de anemia, deficiência de vitamina D, diabetes e pressão alta.

Todos os órgãos funcionam como uma via de mão dupla se um não funcionar bem, vai prejudicar os outros.

Agora que você já sabe sobre esses sinais nada óbvios de que seus rins estão prejudicados, assista ao vídeo sobre infecção urinária!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!