Selecione a página

Saúde das mãos e sinais de alerta: o que suas mãos dizem sobre sua saúde.

Saúde das mãos e sinais de alerta: o que suas mãos dizem sobre sua saúde.

Nunca se cuidou tanto da higiene e saúde das mãos quanto nos últimos meses. A covid-19 nos fez pensar mais sobre onde nossas mãos passam, esbarram, pegam e sobre como elas podem nos proteger da enfermidade.

Mas, as suas mãos têm um papel muito importante que vai além da contaminação por um vírus. As mãos indicam o estado de saúde que você está.

Através delas é possível ‘prever’ ou melhor, é possível ‘perceber’ como está a sua saúde.

Nosso corpo é todo conectado, assim como nós somos à natureza. E cada ação tem uma reação. Várias reações podem ser percebidas avaliando a saúde das mãos.

A saúde das mãos 

De maneira geral podemos observar a saúde das mãos através de três principais indícios: inchaço, coceira e textura.

Mãos inchadas

O inchaço revela como está a saúde das mãos e possíveis problemas no organismo.

As mãos podem ficar inchadas por diversos motivos. Gestantes, por exemplo, tendem a reter bastante líquido no final da gravidez e ficar com os pés e mãos inchados.

No entanto, o inchaço nas mão pode indicar também um problema mais grave de saúde. 

Mãos inchadas com frequência podem ser sinal de má circulação sanguínea linfática, ou seja, má circulação de água. As consequências da má circulação podem levar a um problema renal e desencadear uma hipertensão arterial. 

O inchaço nos dedos e ao redor dos olhos é um dos primeiros sinais de que algo está errado com seus rins, afinal, a função deles é eliminar resíduos e líquidos extras de seu corpo.

Avaliando a saúde das mãos, pode ser detectada a anemia falciforme. Os glóbulos vermelhos normais são flexíveis. Mas, quando você tem a doença das células falciformes, as células ficam rígidas e em forma de crescente. 

Ou seja, ficam presos em pequenos vasos sanguíneos e bloqueiam o fluxo sanguíneo. Nas mãos e nos pés, isso causa inchaço doloroso, além disso, outros problemas incluem infecções, anemia, derrame e cegueira.

O inchaço das mãos também pode ser sinal de esclerodermia.

Esta é uma doença do sistema imunológico que induz o corpo a produzir em excesso uma proteína chamada colágeno.

O resultado dessa maior produção de colágeno engrossa e endurece a pele e pode afetar outras partes do corpo também. Suas mãos podem ficar rígidas e seus dedos incham. Algumas pessoas apresentam sintomas leves, no entanto, em casos mais graves, os órgãos podem ser feridos. A esclerodermia não desaparece, mas pode ser tratada.

Por fim, o inchaço nas mãos pode ser visto como sinal de hipotireoidismo. Mas, problemas na tireoide nunca vem sozinho. Se o inchaço nas mãos estiver  acompanhado de cansaço, tristeza, mudanças de humor, você pode precisar de um médico. 

Mãos coçando 

Bem que poderia, mas mãos coçando não significa que vai ganhar na loteria. E dependendo de você, gastar  dinheiro com o tratamento de eczema. 

Coceira na mão não é dinheiro. Principalmente se a mão estiver vermelha, ardendo é o principal sintoma de eczema – uma inflamação crônica na pele que se agrava quando você está estressado.

Um combo certeiro para desenvolver uma eczema é você estar estressado, com o sistema imunológico alterado e ter contato com algo que te dá alergia. Cosméticos, produtos de limpeza, e materiais que você tem contato diário. A solução é se afastar do causador da alergia e melhorar as emoções.

Às vezes, coceira nas palmas é o resultado da exposição repetida a um irritante ou produto químico que eventualmente resulta em uma reação alérgica. Isso é chamado de dermatite de contato.

Além disso, a coceira das mãos pode também ser sinal de diabetes. Quando uma pessoa tem diabetes, níveis muito altos de açúcar no sangue podem causar ressecamento da pele e coceira.

Essa coceira na pele pode aparecer com ou sem saliências vermelhas ou da cor da pele nas palmas das mãos e em outras áreas do corpo.

Pode ser que você esteja coçando suas mãos pensando que vai ganhar dinheiro, mas pode ser um indicativo de que seu diabetes está alterado. 

Mãos com cor e textura variadas.

A textura das mãos pode indicar problemas na tireoide.

Pacientes com psoríase  podem ter inflamação nas articulações, inchaço, e pode também ter a palma da mão descascando. 

Já a doença de Raynaud também pode ser identificada através da saúde das mãos (1). 

Este é um problema raro que afeta os vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés. Isso faz com que eles diminuam quando você está com frio ou estressado. 

A falta de fluxo sanguíneo torna seus dedos gelados e doloridos. Eles podem ficar brancos ou azuis. Quando os vasos se abrem e o sangue volta, seus dedos podem latejar e inchar. Em casos graves, a falta de fluxo sanguíneo pode causar feridas ou até matar tecidos.

As palmas das mãos suadas podem ser os sintomas da menopausa, tireoide ou hiperidrose, em que a glândula sudorípara causa mais transpiração do que o necessário (2).

Suas unhas também dão sinais

E não podemos esquecer que as unhas também indicam muito sobre sua saúde. 

Afinal, unhas muito claras às vezes podem ser um sinal de doença. Pode ser anemia, insuficiência cardíaca congestiva, doença hepática e até desnutrição.

Se as unhas forem quase todas brancas com bordas mais escuras, isso pode indicar problemas de fígado, como hepatite, por exemplo.

Quando as unhas estão amareladas pode ser sinal de uma infecção fúngica. Conforme a infecção piora, o leito ungueal (parte abaixo das unhas) pode retrair e as unhas podem engrossar e desmoronar (3). 

Em casos raros, as unhas amarelas podem indicar uma condição mais séria, como doença grave da tireoide, doença pulmonar, diabetes ou psoríase.

De maneira geral, tanto a saúde das mãos quanto das unhas podem indicar muito sobre sua saúde em geral. 

 Agora, se você quer saber sobre eczema, então assista a este vídeo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Excelente explicação! Quantas coisas podemos saber pelos sinais que o corpo dá através das mãos!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!