Selecione a página

Sinais e sintomas de hipertireoidismo

Sinais e sintomas de hipertireoidismo

Seu corpo comunica, antes de diagnosticar qualquer doença pode observar que seu corpo dá sinais, e com os sintomas de hipertireoidismo não é diferente. 

A grande função da tireoide é produzir hormônios em nosso corpo, sendo assim ela tem apenas duas alterações: ela está produzindo hormônios de mais ou está produzindo hormônios de menos.

Hipotireoidismo e quando a produção está menor que deveria, a glândula está preguiçosa e lenta. E por isso, a pessoa também fica mais lenta, o metabolismo fica mais devagar, não queima gordura, só acumula e incha.

Por outro lado, quando está produzindo de mais é o hipertireoidismo. E como os hormônios definem todo o nosso estado, se tem hormônio sobrando a pessoa tende a ficar mais acelerada, ansiosa, com falta de ar e perde peso. 

Antes de seguir com o conteúdo, quero te fazer um convite para participar do meu grupo no Telegram. Lá você recebe pílulas diárias de saúde e fica por dentro das lives que eu faço diariamente.

Sintomas de Hipertireoidismo

Olho saltado é um dos sinais de hipertireoidismo | Juliano Pimentel

Olho saltado é um dos sintomas de hipertireoidismo

No hipertireoidismo a glândula tireoide cresce, incha e inflama. É uma doença autoimune, ou seja, os anticorpos que a gente produz destroem a tireoidite produzindo a doença de Graves. Tudo isso se dá pelo TRAb, um anticorpo que altera o receptor do hormônio TSH.

Uma das características e sintomas de hipertireoidismo é a projeção do globo ocular. Em que o olho do paciente fica extremamente aberto e parte branca de cima do olho fica exposta. 

Isso acontece porque no processo inflamatório crônico começa acumular atrás do globo ocular uma gordurinha inflamatória, essa gordura pode gerar uma fibrose que ocupa o lugar do globo ocular e empurra ele pra frente. 

Esse pulo do olho para fora tem fases. Mas, antes disso, o olho pode ficar vermelho, dolorido e sensível ao toque e lacrimejando. Outra coisa comum de acontecer é a parte vermelha abaixo da linha d’água inchar e saltar. 

E a última fase desse processo de inflamação é a Exoftalmia. Um sintoma extremamente característico da doença de graves. Todos esses sintomas de hipertireoidismo podem ser revertidos com tratamento, principalmente no início dos sinais. 

Quando esses sinais aparecem é comum procurar o oftalmologista, no entanto, quem vai resolver o problema é o endocrinologista que vai atuar com um corticoide para reduzir a inflamação associado ao ajuste dos hormônios tireoidianos. 

Normalmente o medicamento usado para conter a produção de hormônios tireoidianos é o Tapazol.

Outros sintomas de hipertireoidismo

Além dos sinais dos olhos, outro sintoma comum de hipertireoidismo que pode começar antes do bócio é a taquicardia. O coração é muito sensível aos hormônios tireoidianos. 

Por isso, quando se tem muitos hormônios na corrente sanguínea o paciente pode ter um extra sístole que é uma batedeira no peito. Além disso, é comum o paciente sentir uma arritmia, ou seja, o coração fica com os batimentos desajustados.

Tudo isso pode atrapalhar também a pressão arterial, ou seja, pode-se ter picos na pressão.  

Sendo assim, o paciente com sintomas de hipertireoidismo, além da batedeira e da pressão alta, essa pessoa está mais atenta. Esse estado influencia também no hormônio cortisol e isso pode ser confundido com fome. 

Essa impaciência gera uma vontade de comer. E o que é mais interessante a pessoa come muito e emagrece. Isso porque os hormônios deixam o metabolismo acelerado e consomem os músculos e a energia.

Sinais e diagnóstico

Quando o diagnóstico do hipertireoidismo demora muito, pode gerar uma série de complicações muito difíceis de reverter. 

O hipertireoidismo é uma doença autoimune e nunca está sozinha. Sendo assim, o paciente tem uma grande predisposição a produzir outros anticorpos para destruir outras coisas.

O único sinal que não é demais no hipertireoidismo é o ciclo menstrual. Ou seja, o ciclo tende a diminuir e até desaparecer. 

Esse processo de aceleramento do corpo consome a energia, a gordura e também a massa óssea. Por isso, é importantíssimo frear esses hormônios para não ter prejuízos com osteopenia e evoluir para uma osteoporose. Além dos ossos as articulações e ligamentos também precisam de cuidado. Nesse quadro o paciente tem doença autoimune da tireoide com problemas articulares.

O intestino também dá sinais de hipertireoidismo, o paciente aumenta a peristalse. Ou seja, aumenta a frequência de idas ao banheiro. A diarreia pode ser ou não acompanhada de dores.

O cabelo começa a cair e não nasce na frequência certa e nasce um cabelo fraco, quebradiço, seco e o cabelo fica muito ralo. A pele fica amarelada, seca e pode causar rachadura nos pés.

A temperatura da pessoa com hipertireoidismo é alta, com o suor pegajoso. Normalmente o sono dessa pessoa não é reparador. É comum a pessoa querer dormir um número maior de horas e acordar mais cansada. 

Entre 6 e 8 horas de sono é necessário para ciclar, ou seja regenerar o corpo. No entanto, quanto melhor está seu equilíbrio hormonal mais rápido você cicla. Sendo assim, menos horas de sono você precisa e acorda muito melhor.

Alimentos e suplementos para bom funcionamento da tireoide

É incompatível o bom funcionamento da tireoide com o consumo de leite de vaca e derivados. Não adianta tomar leite sem lactose, pois o grande problema é a caseína. 

É preciso evitar trigo. O trigo integral é um trigo com casca, mas a sua essência é a mesma, por isso, o trigo integral também prejudica o funcionamento da tireoide. 

Além disso, a soja também precisa ser evitada. Assim como o açúcar que não é uma proteína, mas que por processo inflamatório causa uma série de complicações que inicia pela disbiose. 

Hormônio D, PTH e cálcio precisam estar perfeitos no seu corpo para a tireoide funcionar. Além disso, ferro, selênio, zinco, magnésio, iodo e lugol.

Eu desenvolvi a fórmula do PURE DETOX, um suplemento que vai desinflamar e detoxificar o organismo, promovendo o combate às doenças do estilo de vida e queima de gordura.

Nele você encontra a quantidade de nutrientes ideal para promover a saúde do seu corpo.

Conheça o PURE DETOX

Abraços e fique com Deus. 

Dr. Juliano Pimentel 

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!