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Se seu objetivo é emagrecer, talvez a tapioca não seja a melhor opção, afinal, o consumo exagerado de tapioca engorda.

A tapioca é o amido extraído da raiz da mandioca.

De fato, os minerais da tapioca podem fornecer importantes benefícios à saúde. Por exemplo, o cálcio é importante para manter os ossos fortes e prevenir o desenvolvimento da osteoporose.

A tapioca também contém ferro, um mineral essencial que precisamos para ajudar a transportar oxigênio por todo o corpo.

Porém, tudo isso se apresenta em pequenas quantidades.

Por que usar tapioca se ela engorda?

Tapioca engorda? | Juliano Pimentel
Tapioca engorda?

A tapioca engorda porque é praticamente amido puro, então é quase inteiramente composta de carboidratos. 

Um pão de francês de 100g contém 52g de carboidratos, enquanto 100g de tapioca contém 54g de carboidratos.

Se seu objetivo é trocar o pão pela tapioca para emagrecer, você não terá resultado.

Isso porque ela contém apenas pequenas quantidades de proteína, gordura e fibra.

Além disso, contém pequenas quantidades de outros nutrientes. Porém, a maioria deles equivale a menos de 0,1% da quantidade diária recomendada em uma porção (1).

Uma xícara de tapioca seca contém 544 calorias (2).

Devido à sua falta de proteínas e nutrientes, a tapioca é nutricionalmente inferior à maioria dos grãos e farinhas.

De fato, a tapioca pode ser considerada uma fonte de calorias “vazias”, pois fornece energia, mas quase nenhum nutriente essencial.

No entanto, ainda assim a tapioca é muito útil mesmo em dietas mais restritivas.

Isso tem um porquê. Diferente de outras farinhas como a de trigo, por exemplo, a tapioca não contém glúten. 

Tapioca engorda, mas não contém glúten

A tapioca é um produto sem grãos e sem glúten que tem muitos usos:

  • Pão sem glúten e sem grãos;
  • Pão achatado;
  • Espessante;
  • Agente de ligação. Ou seja, é adicionada a hambúrgueres, nuggets e massas para melhorar a textura e o teor de umidade, já que retém a umidade em forma de gel e evita o encharcamento.

Uma boa opção de carboidrato

A tapioca não é o melhor carboidrato para ser consumido, no entanto, é muito melhor se comparado a outros farináceos.

Saúde do coração

A tapioca não contém gordura saturada, o que é ótimo, pois baixa gordura saturada diminui o risco de doenças cardíacas. Um estudo concluiu que reduzir o consumo de gordura saturada contribui para reduções significativas no risco cardiovascular. 

Saúde digestiva

O amido de tapioca é um substituto sem glúten da farinha de trigo, tornando-se uma alternativa ideal para pessoas com doença celíaca. A tapioca também é muito fácil de digerir, por isso é uma boa escolha para pessoas com síndrome do intestino irritável e outros problemas digestivos.

Nutrição

O amido de tapioca não contém gordura ou colesterol, o que o torna uma escolha saudável para aqueles que observam sua ingestão de colesterol e gordura saturada na dieta. A tapioca também é muito baixa em sódio.

Cuidados a ter

O amido de tapioca tem um alto índice glicêmico. Afinal, alimentos com alto índice glicêmico podem causar um pico rápido de insulina e açúcar no sangue, por isso, devem ser consumidos com moderação.

Resumindo

A tapioca engorda. Por isso, caso seu objetivo seja emagrecimento use-a com responsabilidade. Seu peso não vai reduzir se você deixar o pão de lado e comer tapioca de manhã, à tarde e à noite.

Porém, se a tapioca for usada estrategicamente com uma combinação coerente de ingredientes ela pode fazer parte da sua dieta sem maiores problemas.

Agora, se seu objetivo é evitar glúten, a tapioca sempre será uma boa opção para você lançar mão. 

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Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel.

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Tags : glútensem-glútentapioca

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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