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As 8 principais tendências fitness de 2020

A cada ano uma nova tecnologia, novas tendências fitness cai no gosto dos brasileiros. Para manter o ritmo de atividades físicas é realmente interessante variar o tipo de atividade para ter mais ânimo e motivação.

Pensando nisso, selecionei as 10 principais tendências fitness para 2020. Assim, você já analisa e vê o que você vai adotar!

As principais tendências fitness de 2020

1. Tecnologia Vestível

No topo da lista de tendências fitness está a tecnologia vestível, como rastreadores de fitness, pedômetros e monitores de frequência cardíaca. O mercado para esses produtos está crescendo e não mostra sinais de desaceleração.

Mas se você está comprando uma tecnologia vestível para perder peso, pode adiar. Um estudo recente descobriu que participantes com excesso de peso em um ensaio clínico randomizado que usavam um dispositivo vestível perderam menos peso do que outro grupo que seguiu o mesmo plano de alimentação e fitness sem um rastreador de fitness (1).

Isso pode acontecer porque as pessoas comem demais depois de ver exatamente o quanto se exercitaram ou se mexeram naquele dia ou exatamente o oposto – alguém que não suou um dia um dia pode ter ficado desanimado.

Mas isso porém, não significa que a tecnologia não seja útil para alcançar seus objetivos de saúde.

Embora não seja tão recomentado o uso de dispositivos sem fio além de um treino curto devido à exposição à  radiação eletromagnética, você pode usar seu smartphone para acompanhar seus treinos ou o quanto sua alimentação pode ajudá-lo a avaliar padrões. Se você é um nerd de dados, pode explorar dias, semanas ou até meses de informações para observar padrões em seus hábitos.

Uma ressalva: o uso a longo prazo de redes sem fio pode ter efeitos adversos à sua saúde e aumentar o risco de coisas como estresse oxidativo, dores de cabeça e diminuição da cognição, enquanto a exposição a luzes e tecnologia imediatamente antes de dormir pode perturbar os padrões de sono e diminuir a qualidade dormir (2).

Por isso, julgue o quanto você confia nos dispositivos e remova-os – ou pelo menos coloque-os no modo avião – quando for a hora de descansar.

2. Treinamento em grupo

Você costuma treinar sozinho? 2020 pode ser o ano para experimentar o treinamento em grupo.

O treinamento em grupo torna mais divertido tentar um novo exercício. Ter um instrutor experiente pode ajudar a se manter motivado a ir além. E o melhor, trazer um amigo ou fazer novos na sala de aula também tem efeito.

Treinamento em grupo é tendência fitness em 2020

Inclusive, uma pequena competição amigável pode aumentar a motivação para trabalhar mais, como neste estudo sobre bicicleta ergométrica (3).

Os participantes exercitaram-se sozinhos, exercitaram-se com um parceiro e foram informados de que os resultados dos testes eram baseados em quem era mais fraco. Enquanto os pilotos sozinho permaneceram na bicicleta por 10,6 minutos, os que estavam com um parceiro permaneceram por 19,8 minutos. Então pegue um amigo e vá para a aula.

3. Treinamento com Intervalo de Alta Intensidade (HIIT)

Atualmente, a maioria de nós está com pouco tempo, portanto, não é de admirar que o treinamento intervalado de alta intensidade, ou HIIT, seja uma das principais tendências fitness do próximo ano.

Em vez de gastar muito tempo se exercitando em um ritmo moderado, com o HIIT, você pratica exercícios curtos com frequência cardíaca máxima ou quase máxima.

Isso significa que você queimará mais calorias em 20 a 30 minutos do que em uma sessão mais longa. Os benefícios do HIIT são extensos, mas uma das descobertas mais interessantes é como ela também ajuda a aumentar a resistência.

Um estudo mostra que, após apenas dois meses de HIIT, os participantes podiam pedalar duas vezes mais que antes do estudo – e manter o mesmo ritmo (4).

4. Calistenia é uma tendência fitness

O treinamento com pesos corporais é uma das principais tendências de exercícios do próximo ano, e por boas razões. Você não precisa de equipamentos sofisticados, de uma filiação cara ou de muito espaço para esses treinos; portanto, os exercícios com  peso corporal  são atraentes e eficazes. 

Inclusive, já escrevi um artigo especificamente sobre Calistenia. 

O treinamento com peso corporal ajuda a aumentar a massa muscular magra em indivíduos, especialmente quando combinados com atividade aeróbica (5).

O treinamento com peso corporal também é uma ótima maneira de facilitar o treinamento de força, principalmente se você é novo na academia.

5. Tenha seu próprio personal trainer

Outra tendência fitness é ter seu próprio personal trainer. Assim, você pode obter orientação e responsabilidade personalizadas para atingir suas metas de fitness. De fato, trabalhar com um treinador individualmente pode realmente mudar a atitude de um indivíduo em relação à forma física, ajudando a aumentar sua atividade física (6).

Como existem tantos personal trainers por aí, é fundamental encontrar alguém certificado em sua área de especialização e que entenda seus objetivos e motivações.

6. Yoga

O yoga certamente não é novo, mas é tão popular como sempre. E deve ser porque os  benefícios do yoga  são vastos. Afinal, ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, melhora a qualidade do sono, permite que o sangue flua melhor através do corpo, ajuda a digestão e muito mais.

De fato, praticar yoga muda seu cérebro. Aumenta o neurotransmissor “chill-out” no cérebro, um produto químico que é escasso em pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. Também ajuda a combater a dor crônica.

Yoga continua sendo uma tendência fitness

7. Treinamento Pessoal

Essa tendência fitness é sobre buscar informação sobre alimentação e práticas de exercícios ideais para você. Ou seja, é realmente buscar conhecimento sobre o que você deve ou não fazer, sem a interferência direta de um único profissional te acompanhando (7).

Aumentar o conhecimento em saúde é fundamental para prevenir problemas de saúde e gerenciar aqueles que possam surgir. Estar neste site é um primeiro passo impressionante. 

Continuar aprendendo mais sobre alimentação saudável, tratar doenças através de remédios naturais e melhorar sua aptidão física através de exercícios é a chave para manter um estilo de vida saudável. E se você quer cada vez mais melhorar a saúde mental, corporal e espiritual faça parte do meu grupo no Telegram

8. Treinamento Funcional em Fitness

Intimamente relacionado ao treinamento de força, o treinamento funcional também se concentra em melhorar o equilíbrio, para que você possa se mover e se sentir melhor em sua vida diária. Felizmente, o equilíbrio melhora rapidamente quando você se compromete a trabalhar com ele em sua rotina de condicionamento físico.

A tendencias fitness estão muito relacionadas ao que você escolhe fazer para se exercitar. Um estudo descobriu que, quando os participantes consideravam um exercício agradável, eles aumentavam a capacidade aeróbica e melhoravam sua saúde física (8).

E outro descobriu que a incorporação do riso em programas de atividade física para adultos melhorou sua saúde mental, resistência aeróbica e confiança na capacidade de se exercitar (9).

Fato é que os benefícios do exercício vão muito além da aparência física. Desde aumentar os níveis de felicidade até reduzir o risco de doença cardíaca, o exercício pode ajudar. 

Jogando e virando à noite? Você se esqueceu de onde colocou as chaves? É isso mesmo, o exercício é a resposta. De fato, os médicos estão chegando ao ponto de prescrever exercícios aos pacientes, em um esforço para fazê-los se mexer (10).

Por isso, se você ainda não tem o hábito de praticar exercícios, adote uma dessas tendências fitness.

Ah, e se seu objetivo é perder alguns quilinhos comece a beber chás termogênicos. Assim, você verá seus resultados mais rapidamente!

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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