close
Artigos

Terçol – O que fazer? Quanto tempo dura?

Um terçol ou micuim é um inchaço vermelho, como uma espinha, que se forma na borda externa da pálpebra. 

Isso acontece porque nossas pálpebras têm muitas pequenas glândulas sebáceas, especialmente ao redor dos cílios e o acúmulo de pele morta, sujeira ou óleo pode entupir ou bloquear esses pequenos orifícios. 

Sendo assim, quando uma glândula é bloqueada, as bactérias podem crescer por dentro e causar um micuim.

Principais sintomas de um terçol:

  • dor e inchaço
  • aumento da produção de lágrimas
  • uma crosta que se forma ao redor da pálpebra
  • dor e coceira

Se o seu terçol não for doloroso, pode ser um calázio – o calázio  é formado pelo endurecimento de uma secreção oleosa produzida por uma glândula da pálpebra. Os tratamentos para terçol e calázios são semelhantes, porém o calázio pode levar mais tempo para curar.

Aqui estão seis maneiras de acelerar o processo de cicatrização de terçol.

1. Use uma compressa quente

Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um micuim, pois o calor ajuda a trazer o pus à superfície e dissolve o pus e o óleo, para que o micuim possa drenar naturalmente.

Molhe um pano limpo com água morna, verifique se a água não está muito quente e torça o pano para que fique úmido, mas não pingando. Em seguida, coloque-o suavemente sobre os olhos por cerca de 5 a 10 minutos, você pode fazer isso de 3 a 4 vezes por dia. Não aperte nem tente perfurar o terçol.

2. Limpe a pálpebra com água e sabão neutro

Escolha um sabonete para bebê, que não arde o olho, e misture com um pouco de água morna. Use-o para limpar suavemente as pálpebras usando um cotonete ou um pano limpo. 

Você pode fazer isso todos os dias até que o terçol acabe. Além disso, limpar as pálpebras também ajuda a evitar terçol no futuro.

Outra opção é usar uma solução salina, já que ajuda a promover a drenagem e quebrar as membranas bacterianas.

3. Use um saquinho de chá quente

Em vez de usar uma compressa de pano quente, você pode usar um saquinho de chá quente. O chá preto funciona melhor porque ajuda a reduzir o inchaço e tem algumas propriedades antibacterianas.

Ferva água e coloque o saquinho de chá em uma caneca como se estivesse fazendo chá para beber, deixe o chá em infusão por cerca de um minuto. Aguarde até que o saquinho de chá esfrie o suficiente para colocar sobre o olho e mantenha-o no olho por cerca de 5 a 10 minutos. Use um saquinho de chá separado para cada olho.

4. Tome analgésicos de venda livre

Tome ibuprofeno ou acetaminofeno (Tylenol) para aliviar a dor. Siga as instruções na embalagem para garantir que está tomando a dosagem correta, porém, se o micuim estiver causando muita dor e interferindo na sua atividade cotidiana, visite seu médico.

5. Evite usar maquiagem e usar lentes de contato

Evite usar maquiagem se tiver um micuim, pois a maquiagem pode irritar ainda mais os olhos e atrasar o processo de cicatrização. Afinal, você também pode transferir bactérias para sua maquiagem e ferramentas e espalhar a infecção para o outro olho.

Além disso, lave seus pincéis reutilizáveis ​​regularmente, jogue fora os produtos para os olhos vencidos.

Se você usar lentes de contato, use óculos até o seu terçol se recuperar. As bactérias do terçol podem entrar nos contatos e espalhar a infecção.

6. Massageie a área para promover a drenagem

Massageie a área suavemente com as mãos limpas. Uma vez que o terçol seja drenado, mantenha a área limpa e evite tocar nos olhos. Pare se a massagem doer.

7. Procure tratamento médico 

O médico pode prescrever um creme antibiótico para infecções. E às vezes, o terçol precisam ser drenados profissionalmente, especialmente se forem internos ou afetarem sua visão.

Dúvidas frequentes sobre terçol

Posso espremer terçol?

Não esprema, aperte ou toque em um micuim. Pode parecer tentador, mas apertar libera pus e pode espalhar a infecção. Além disso, consulte um médico se o terçol estiver no interior da sua pálpebra, pode ser que o médico drene o terçol no consultório.

Terçol é contagioso para outras pessoas ou bebês?

O micuim não é diretamente contagioso, assim como as espinhas da acne também não são contagiosas. É um fenômeno de inflamação e irritação local que não pode ser transmitido a outras pessoas através do contato casual. Mas o grande número de bactérias no pus pode causar outras erupções cutâneas.

Como você evitar terçol?

Conseguir um terçol também aumenta o risco de outro, além disso o micuim também pode formar dentro da sua pálpebra. O grande número de bactérias no pus pode causar a formação de outro micuim no seu olho, no seu outro olho ou até em outra pessoa.

Para evitar terçol

  1. Lave as mãos com água e sabão antes de tocar nos olhos.
  2. Limpe as pálpebras com um cotonete embebido em água morna e sabonete ou xampu suave.
  3. Remova a maquiagem dos olhos todas as noites antes de dormir.
  4. Evite compartilhar toalhas com alguém com chiqueiro.

Quanto tempo dura um micuim?

O inchaço de um terçol dura cerca de três dias. Um terçol acabará por se abrir e escorrer. O processo de cicatrização pode durar cerca de 7 a 10 dias com tratamento simples em casa. 

Terçol raramente é um problema médico sério, mas pode ser bastante irritante.

Quando consultar um médico?

Contacte o seu médico se o seu terçol:

  • é interno
  • fica maior
  • torna-se mais doloroso
  • não apresenta melhoras após alguns dias de tratamento em casa
  • afeta sua visão

Você já teve terçol? Comente aqui como você cuidou do seu olho!

Ah, e aproveite para conferir meu Programa Detox 7 Dias. É a sua oportunidade de manter seu organismo funcionando a todo vapor e ainda eliminar os quilos extras.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : caroço no olhococeira no os olhoscuidados com os olhosdestaquedr. juliano pimentelequilíbriomicuimolho coçandoolhossaúdeterçol

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta