close
ArtigosMetabolismo

Tireoide – Sinais de problemas da glândula tireoide

Woman

A glândula tireoide produz vários hormônios que influenciam quase todos os processos metabólicos em seu corpo.

E por isso, os distúrbios da tireoide podem variar de um bócio pequeno e inofensivo que é uma glândula aumentada,  que não precisa de tratamento para um câncer com risco de vida.

Os problemas mais comuns da tireoide envolvem a produção anormal de hormônios da tireoide.

Saiba quais são os sinais que a tireoide não está funcionando corretamente.

Gostou do tema deste artigo?

Tireoide

O aumento do hormônio da tireoide resulta numa condição conhecida como hipertireoidismo. Enquanto, a produção insuficiente de hormônios leva ao hipotireoidismo (1).

Embora os efeitos possam ser desagradáveis ​​ou desconfortáveis, a maioria dos problemas de tireoide pode ser bem administrada se diagnosticada e tratada adequadamente.

Saúde da Tireoide. Imagem: (Divulgação)

Os sinais e sintomas do hipotireoidismo variam, dependendo da gravidade da deficiência hormonal. Normalmente, os problemas tendem a se desenvolver lentamente, muitas vezes ao longo de vários anos (2) .

No início, você pode mal ao notar os sintomas de hipotireoidismo. No entanto, você pode ter reações como fadiga e ganho de peso. Mas, muitas pessoas confundem os sintomas de hipotireoidismo ao envelhecimento.

Se você não perceber os sintomas cedo, com o passar do tempo seu metabolismo continua a diminuir e você pode desenvolver problemas mais óbvios (3, 4).

Sinais e sintomas de hipotireoidismo podem incluir:

  • Fadiga
  • Maior sensibilidade ao frio
  • Prisão de ventre
  • Pele seca
  • Ganho de peso, assim como perda de peso
  • Rosto inchado
  • Rouquidão
  • Fraqueza muscular
  • Nível elevado de colesterol no sangue
  • Dores musculares, sensibilidade e rigidez, por exemplo
  • Assim como, dor, rigidez ou inchaço nas articulações
  • Mais pesado do que períodos menstruais normais ou irregulares
  • Além de, queda de cabelo
  • Ritmo cardíaco diminuído
  • Depressão
  • Memória prejudicada
  • Por fim, glândula tireoide aumentada (bócio)

Além desses, uma pessoa que a tireoide não está funcionando corretamente, terá também outros sinais.

1 – Seu apetite ou paladar são alterados

Um aumento do apetite pode ser um sinal de hipertireoidismo quando o excesso de hormônio tireoidiano pode fazer com que você sinta fome o tempo todo.

Uma tireoide hipoativa, por outro lado, pode mexer com seu paladar e olfato (5, 6).

2 – Seu cérebro parece confuso

É claro, que isso pode ser causado também por privação de sono ou envelhecimento, mas o funcionamento cognitivo pode ser prejudicado quando a tireoide está fora de controle.

Muito hormônio tireoidiano (hipertireoidismo), por exemplo, pode causar dificuldade de concentração e muito pouco (hipotireoidismo) pode causar esquecimento e nevoeiro geral do cérebro.

Mulheres de meia idade, principalmente, devem estar atentas a esses sintomas. Pois muitas acreditam que o nevoeiro é um dos sintomas da menopausa.

3 – Você perdeu seu interesse em sexo

Ter pouco ou nenhum desejo sexual também pode ser um efeito colateral de um distúrbio da tireoide.

Só a baixa de hormônio da tireoide já poderia contribuir para uma baixa libido. Mas o impacto cumulativo de outros sintomas de hipotireoidismo como ganho de peso, baixa energia e dores e dores no corpo contribuem ainda mais para a falta de interesse em sexo (7).

Por isso, ao perceber esses sintomas, faça exames para avaliar os níveis de hormônios.

4 – Sua pele está seca

Sabia que até a pele seca e com coceira pode ser um sintoma de hipotireoidismo? Pois é, a mudança na textura e na aparência da pele deve-se provavelmente ao metabolismo retardado.

Ou seja, causado por produção insuficiente de hormona tiroideia, o que pode reduzir a transpiração.

Pele seca pode ser sinal de problemas na tireoide
Pele seca pode ser sinal de problemas na tireoide

E a pele sem umidade suficiente pode rapidamente tornar-se seca e escamosa. Da mesma forma, as unhas podem se tornar frágeis e podem desenvolver sulcos.

5 – Você tem pressão alta

A pressão arterial elevada também pode ser um sintoma de um distúrbio da tiroide. E ambos hipertireoidismo e hipotireoidismo foram apontados como culpados.

Inclusive, pessoas com hipotireoidismo têm de duas a três vezes o risco de desenvolver hipertensão. Além do mais, baixas quantidades de hormônio da tireoide podem diminuir a batida do coração, o que pode afetar a força de bombeamento e a flexibilidade da parede dos vasos sanguíneos.

E tanto hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem causar um aumento na pressão sanguínea.

6 – Você está rouca ou seu pescoço diferente

Esse é o sintoma mais relacionado a problemas na tireoide. Uma mudança na sua voz ou um nó na garganta, por exemplo, pode ser um sinal de um distúrbio da tiroide (8).

Uma maneira de verificar é dar uma boa olhada em seu pescoço para ver se você pode detectar quaisquer sinais de inchaço da tireoide.

7 – Seus sono está atrapalhado

Você quer dormir o tempo todo? Pode ser hipotireoidismo.

Isso porque, uma tireoide lenta pode retardar as funções corporais até o ponto em que dormir, mesmo durante o dia, pareça ser uma necessidade.

No entanto, se você não está conseguindo dormir, pode ser hipertireoidismo.

Uma tireoide hiperativa, por exemplo, pode causar ansiedade e pulso rápido. Ou seja, você pode ter dificuldades para dormir, ou acordar várias vezes durante a noite.  

8 – Você ganhou peso

Engordar alguns quilos com muita rapidez, por exemplo, pode ser um sintoma potencial de distúrbio da tireoide.

O ganho de peso, é por exemplo, um dos sintomas mais notáveis e que levam muitas pessoas ao consultório. Isso porque as pessoas estão se alimentando como o habitual, se exercitam e ainda assim estão ganhando peso (9).  

No entanto, outro extremo, é uma perda súbita de peso pode sinalizar hipertireoidismo.

9 – Você tem problemas para engravidar

Se você está tentando ter um bebê por um longo período de tempo, uma tireoide sub ou super-ativa pode ser um fator contribuinte (10,11, 12).

Inclusive, dificuldade em conceber tem sido associada a um maior risco de problemas de tireoide não diagnosticados.

Tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo podem interferir na ovulação, o que consequentemente prejudica a fertilidade.

Além disso, os distúrbios da tireoide também estão relacionados a complicações na gravidez.

10 – Você tem colesterol alto

Níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) que não responderam à dieta, exercício ou medicação têm sido associados ao hipotireoidismo.

Níveis elevados de colesterol “ruim” podem ser causados ​​por uma tireoide pouco ativa e são motivo de preocupação. Por isso, o hipotireoidismo não tratado pode levar a problemas cardíacos, incluindo aumento do coração e insuficiência cardíaca.

Qualquer desses sintomas procure um médico. Faça exames para avaliar os níveis hormonais e se cuide.

Um hábito saudável que você inserir no seu dia a dia é o consumo de chás.

 

Hábitos saudáveis para evitar tireoide
Hábitos saudáveis para evitar tireoide

E assista a este vídeo para entender como a alimentação influencia em seus hormônios.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : abaixo do pesoacima do pesoalimentaçãoaumento de colesterolBaixo libidocolesterol LDLcolesterol ruimdanifica o metabolismodesequilíbrio da tireoidedr. juliano pimentelglândula da tireoideglândula tireoideahipertireoidismohipotireoidismoinchaçoInchaço das articulaçõeslibido sexualProblemas da tireoidequeda da libidosaúdetireoide

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta