close
ArtigosMetabolismo

Triglicerídeos E a Relação Com Doenças Cardíacas

Dr Juliano Pimentel

Você sabe o que são os triglicerídeos e como eles afetam a sua saúde? Uma metanálise de 2007 envolvendo 3.582 casos incidentes de doença cardíaca coronariana fatal e não fatal, indica que existe uma associação significativa entre os valores de triglicerídeos e o risco de doença coronariana.

Com a crescente epidemia de obesidade, resistência à insulina e diabetes tipo 2, e as doenças do coração continuam sendo uma das principais causas de morte, afetando milhões de pessoas. (1).

Neste artigo, você vai entender o que são os triglicerídeos, como fazer para diminuir os seus níveis e como eles podem afetar a saúde do coração.

Não deixe de ler e compartilhar.

Triglicerídeos: O que são ?

Os triglicerídeos são um tipo de lipídio ou gordura, presentes no seu sangue.

Qualquer excesso de caloria gerada dos alimentos que você consome são convertidos em triglicerídeos e armazenados em suas células. Em seguida, seus hormônios liberam os triglicéridos para produzir energia.

Este ciclo só se torna problemático quando você come mais calorias do que queima, o que leva a triglicérides elevados, também chamado de hipertrigliceridemia.

O Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol classifica os níveis de triglicéridos da seguinte maneira (2):

  • Normal – menos de 150 miligramas por decilitro;
  • Limite alto – 150-199 miligramas por decilitro;
  • Alto – 200-499 miligramas por decilitro;
  • Muito alto – 500 miligramas por decilitro ou superior.

Triglicerídeos e colesterol são diferentes tipos de lipídios que circulam no sangue. Enquanto os triglicérides armazenam calorias que não são usadas e fornecem energia ao corpo, o colesterol é usado para construir células e produzir certos hormônios.

A lipoproteína de alta densidade (HDL) ajuda a remover a gordura do corpo através da ligação com ela na corrente sanguínea e transportá-la de volta ao fígado para eliminação.

Lipoproteína de baixa densidade (LDL) carrega principalmente gorduras e apenas uma pequena quantidade de proteína do fígado para outras partes do corpo.

Altos índices de colesterol LDL é um importante preditor de doenças do coração, mas evidências sugerem que um nível elevado de triglicérides também é um fator de risco.

Até recentemente, os pesquisadores acreditavam que altos níveis de triglicerídeos não eram tão significativos como o colesterol na previsão de acúmulo de placa e doenças cardíacas, mas essa perspectiva mudou.

A maioria dos especialistas agora considera triglicerídeos um terceiro fator de risco importante para acúmulo de placa nas artérias, juntamente com níveis de colesterol “bom” HDL e colesterol “ruim” LDL.

De fato, em estudos em que os níveis de colesterol LDL foram significativamente reduzidos, muitos pacientes ainda tinham níveis elevados de triglicerídeos, colocando-os em risco contínuo de desenvolver doença cardiovascular.

Isso prova que, além do papel crítico que o colesterol LDL desempenha no acúmulo de placa dentro das artérias, que é chamado de aterosclerose, triglicérides elevados também desempenham um papel significativo (3).

Causas de Triglicerídeos Elevados

Os triglicérides elevados podem ser causados pelas seguintes condições:

  • Obesidade;
  • Comer mais calorias do que estão sendo queimadas;
  • Sedentarismo;
  • Diabetes tipo 2;
  • Hipotireoidismo;
  • Doença renal;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Fumar;
  • Efeitos secundários de medicação.

Pesquisa publicada no Canadian Journal of Cardiology analisou dados sobre as associações de triglicérides, HDL e LDL com fatores de risco de doença arterial coronariana.

Os pesquisadores descobriram que entre homens e mulheres com níveis baixos de colesterol HDL e altos níveis de triglicerídeos, tabagismo, diabetes, sedentarismo, hipertensão e obesidade foram muito mais prevalentes do que aqueles com baixo risco de colesterol HDL e baixos níveis de triglicerídeos (4).

A hipertrigliceridemia é frequentemente observada em doentes com diabetes tipo 2 porque a insulina desempenha um papel importante na regulação da homeostase lipídica.

Quando o corpo é resistente à insulina, os órgãos que são sensíveis à regulação da insulina – como o tecido adiposo, fígado e músculo esquelético – são incapazes de funcionar adequadamente.

Fatores de Risco para Triglicerídeos Elevados

isquemia1
Triglicerídeos é um fator de risco para doenças do coração

Pesquisas apontam  que os níveis de triglicerídeos predizem doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morbidade e mortalidade na sociedade ocidental (5).

Pessoas com triglicérides elevados podem estar em risco significativo de doença cardiovascular, mesmo se os seus níveis de colesterol LDL estão bons.

Um estudo de 2010 realizado na Harvard Medical School avaliou as contribuições relativas de triglicerídeos e colesterol HDL no risco de doença cardíaca coronária.

O estudo sugere que triglicérides elevados e baixos níveis de colesterol HDL foram associados com doença coronária, mesmo em pacientes com níveis mais baixos de colesterol LDL (6).

Ter triglicérides elevados também faz com que você tenha maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. O triglicerídeos elevado não provoca diabetes por si só, mas mostra que o corpo não está transformando alimentos em energia corretamente.

Normalmente, o corpo produz insulina, que escolta glicose para as células onde é ela usada para produzir energia.

A insulina permite que o corpo use triglicerídeos para obter energia, mas quando alguém é resistente à insulina, as células não deixam entrar insulina ou glicose, causando a acumulação de glicose e triglicérides no sangue (7).

Hipertrigliceridemia desempenha um papel cada vez mais importante na atual epidemia de obesidade. Pesquisas mostram que os níveis de triglicerídeos se correlacionam mais de perto com a circunferência da cintura e a perda de peso melhora significativamente os níveis de triglicerídeos.

Em um estudo que envolveu indivíduos com diabetes, aqueles que sofreram uma intervenção de estilo de vida intensiva perderam 8,6% do seu peso inicial (em comparação com 0,7% no grupo de controlo) e baixaram os seus níveis de triglicéridos mais do dobro do grupo de controle (8).

Pesquisas recentes publicadas no American Journal of Clinical Nutrition sugerem que altos níveis de colesterol e triglicerídeos também podem manter a vitamina E, um micronutriente essencial, presa na corrente sanguínea, impedindo que ela atinja os tecidos que precisam desse nutriente.

Isso pode ser especialmente problemático porque a vitamina E é importante para o cérebro, fígado, olhos, pele e paredes da artéria (9).

Como reduzir os triglicerídeos naturalmente

Felizmente, existem maneiras naturais para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos naturalmente com dieta e mudanças de estilo de vida.

Caso você sofre com índices altos de triglicerídeos no sangue é procurar orientação médica, para iniciar o tratamento mais indicado (10, 11).

Algumas mudanças simples na alimentação também podem ajudar a tratar o problema:

  1. Perda Peso

Devido à relação entre o aumento da circunferência de peso e triglicérides elevados, reduzir as calorias e perder peso pode ter um grande impacto sobre os níveis de triglicéridos.

Em um estudo realizado na Escola de Medicina e Farmacologia na Austrália, em comparação com a manutenção do peso, a perda de peso diminuiu significativamente o peso corporal, insulina, triglicérides, colesterol total e níveis de colesterol LDL (12). Para perder, evite o consumo de calorias vazias ao longo do dia. Isso significa reduzir as bebidas adoçadas, carboidratos refinados e produtos industrializados.

  1. Evite alimentos açucarados

Um estudo publicado no American Journal of Physiology descobriu que quando a frutose foi administrada a ratos, houve um aumento de 20% na produção de triglicéridos.

Os resultados sugerem que a frutose dietética não só aumenta a produção de triglicérides, mas também prejudica a remoção dos mesmos. Frutose é um açúcar simples encontrado em frutas, legumes e mel.

Concentre a sua dieta em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis (13). Além disso, evite xarope de milho de alta frutose e outros açúcares. Substitua por alimentos saudáveis como stevia, por exemplo.

(Se você quer saber mais sobre os malefícios do açúcar para a sua saúde, preencha o formulário abaixo e tenha acesso a um Guia GRATUITO sobre o assunto).

  1. Escolha gorduras saudáveis

Alimentos ricos em ácidos graxos omega-3 reduzem os níveis de triglicérides. Coma alimentos como salmão, sardinha, carne e ovos (14).

  1. Reduza o álcool

De acordo com a pesquisa publicada no Current Opinion, a ingestão elevada de álcool pode ser prejudicial porque está associada a triglicérides elevados, juntamente com doenças cardiovasculares, doença hepática alcoólica e desenvolvimento de pancreatite (16).

5 .Exercite-se regularmente

Um estudo avaliou 11 mulheres saudáveis que se submeteram a um treino de caminhada. Os resultados mostraram que a concentração de triglicéridos era aproximadamente 30% menor após o exercício comparado com o grupo controle.

Estes benefícios do exercício podem resultar de pelo menos uma hora de caminhada, corrida, musculação, ioga e qualquer outro tipo de movimento que você gosta (17).

Pesquisas mostram que os níveis de triglicerídeos estão relacionados com doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morbidade e mortalidade na sociedade ocidental.

Algumas das principais causas de triglicérides elevados incluem obesidade, sedentarismo, diabetes tipo 2, doença renal, consumo excessivo de álcool e tabagismo.

A melhor maneira de prevenir ou reduzir os níveis elevados de triglicéridos é mudar a sua dieta e estilo de vida. Comer gorduras saudáveis e reduzir a sua ingestão de açúcar são as melhores maneiras de reduzir naturalmente os níveis de triglicéridos.

E, claro, sempre procure orientação médica para iniciar o tratamento mais indicado para o seu caso.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva! Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde no Brasil! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz!

Pensando nisso é que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.
Você ainda terá acesso aos Bônus Exclusivos!!
Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Ebook Açucar
BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : colesterol LDLcoraçãodestaquedoença cardíaca coronariana fataldoenças cardiovascularesdoenças do coraçãodr. juliano pimentele-bookenergiafrutose dietéticahipertrigliceridemiainsulinalivro digitalobesidaderesistência à insulinasaúdesedentarismosteviatriglicerídeostriglicérides elevadosvitamina e

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta

Igor Fernandes ([email protected], [email protected])