Selecione a página

Veja a lista dos 11 piores ingredientes para sua saúde

Veja a lista dos 11 piores ingredientes para sua saúde

Você já teve a curiosidade de ler o rótulo dos alimentos que consome? Hoje vamos falar sobre os 11 piores ingredientes para sua saúde que provavelmente estão presentes nos alimentos que você consome. 

Ao ver aquela propaganda que afirma que aquele biscoito é cheio de nutrientes para sue filho, você acredita e compra pensando que está fazendo bem.

O mesmo acontece com a barrinha de cereal que você compra para fazer um lanche “saudável” à tarde.

Mas você já leu a lista de ingredientes que estão nesses alimentos?  

Caso nunca tenha lido, eu te desafio a ler a embalagem dos alimentos que você mais consome após descobrir quais são os piores ingredientes para sua saúde.

Tenho certeza que você vai encontrar pelo menos 2 deles nos alimentos que estão no seu armário. 

Piores alimentos para sua saúde

1) Benzoato de Sódio

Benzoato de Sódio: Um piores ingredientes para sua saúde | Juliano Pimentel

Benzoato de Sódio: Um piores ingredientes para sua saúde.

Qual é o problema? Um conservante de alimentos comum que impede o crescimento de fungos e leveduras.

Quando combinados com as vitaminas C ou E, produz o benzeno cancerígeno.

O benzoato de sódio priva nossas mitocôndrias (tomadores de energia celular) de oxigênio.

Além disso, ele também tem sido associado a provocar hiperatividade nas crianças.

Onde encontro? Encontrado em sucos, conservas, refrigerantes, molhos para saladas pré-fabricados, condimentos, por exemplo.

2) BHA e BHT (Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno)

Qual é o problema? Um conservante que impede a quebra de gorduras.

O Instituto Nacional de Saúde do EUA afirma que BHT / BHA são “razoavelmente cancerígenos para os humanos“.

Um substituto natural que faz o mesmo trabalho na preservação de alimentos seria a vitamina E, por exemplo, que você pode encontrar na seção de comida natural.

Onde Encontro? Encontrado em batata frita, banha, manteiga, cereais, purê de batatas instantâneo. Além disso, esta presente em conservas de carne, bem como cerveja, pães, bebidas e sobremesa, misturas, goma de mascar e outros alimentos.

3) MSG (glutamato monossódico)

Qual é o problema? Um realçador de sabor que é conhecido por danificar o centro da regulação do apetite na área do cérebro conhecida como hipotálamo, causando resistência e eliminando assim, a sensação de estar “cheio”.

Ele é conhecido como um excitotoxina, um produto químico super estimulante. Além disso, o MSG também promove a inflamação do fígado e displasia.

Onde encontro? Encontrado em enlatados e sopas enlatadas, misturas de sopa secas, refeições congeladas preparadas, refeições preparadas enlatados, fast food, comida chinesa, guisado enlatado, pimentão e pimentas enlatadas, por exemplo. Além disso, se faz presente no feijão enlatado, molho para salada e os famosos temperinhos usados pelas mamães para dar sabor a nossa comidinha.

4) Adoçantes artificiais

Qual é o problema ? Usado como um substituto para o açúcar.

Foi recentemente descoberto que os adoçantes artificiais mudam a enorme colônia de bactérias benignas existentes em nosso intestino para bactérias nocivas que aumentam o risco de diabetes e obesidade. Por isso, está entre os piores ingredientes para a saúde. 

Um estudo também descobriu que mulheres que bebem dois refrigerantes diet por dia, por exemplo, têm 50% mais probabilidades de morrer de doenças relacionadas com o coração.

Onde Encontro? Encontrado em iogurtes de baixas calorias, águas com sabor, sucos, gomas, bem como em refrigerantes diet e salgadinhos.

Os nomes mais comuns de Adoçantes artificiais são: acessulfame de potássio, aspartame, glicerol, HSH, isomalte, lactitol, maltitol, polidextrose, sacarina, sorbitol, Sucralose.

5) Bromato de potássio

Qual é o problema? Um aditivo alimentar utilizado na confecção de pão para amaciar e branquear a massa.

Bromato de potássio é proibido em países como Canadá, Brasil e China, devido às suas propriedades cancerígenas (1).

É particularmente conhecido por provocar cancro renal, assim como na glândula tireoide.

Embora a maioria do bromato de potássio quebre-se durante o processo de cozimento, os testes confirmaram que podem permanecer em produtos de panificação acabados.

Onde encontro? Encontrados em pães de sanduíche de fast-food, pizzas congeladas pré-fabricados, assados e processados, por exemplo.

6) Acrilamida

Qual é o problema? A acrilamida é um produto químico cancerígeno, um subproduto do processamento de alta temperatura.

Onde Encontro? Encontrado em alimentos aquecidos acima de 120 graus. Frituras, como batatas fritas.

Além disso, a fumaça do cigarro também contém acrilamida.

7) O nitrito de sódio ou nitrato

Qual é o problema? O sal é utilizado principalmente na preservação de carne processada.

Nitratos e nitritos estão na lista dos piores ingredientes para a saúde e têm sido associados ao câncer de pâncreas em ratos.

Diminuir a quantidade de consumo de produto animal também é importante. A Onu afirma em um novo relatório que 70% das doenças modernas são de origem animal.

Onde Encontro? Encontrado em salsichas, bacon, carnes, embutidos e sopas enlatadas.

8) HFCS (Xarope de Milho) 

Qual é o problema? Um açúcar processado e refinado extraído do milho, conhecido por contribuir para diabetes, síndrome metabólica, e muito mais (2).

Esse é um dos piores ingredientes mais consumidos do que qualquer outro. 

O que é isso? Encontrados em refrigerantes, doces, lanches de lanchonetes, sucos concentrados, cereais processados, xaropes de café, bem como em coberturas de sorvetes, condimentos. 

9) Óleo vegetal bromado (BVO)

Qual é o problema? BVO é um aditivo alimentar que mantém o aroma em refrigerantes e bebidas de esportes.

Contém bromo, o elemento encontrado em retardadores que têm sido associados a problemas nervosos.

Veja sempre a lista de ingredientes dos refrigerantes, ou melhor ainda, ignore o refrigerante e desfrute de um pouco de água refrescante em seu lugar ou mesmo um suco natural faz bem.

Onde Encontro? Encontrado em refrigerantes e bebidas esportivas.

10) Cores Azul, Verde, Vermelho e Amarelo

Qual é o problema? As cores artificiais estão entre os piores alimentos pois são associadas a problemas na tireóide, supra-renal, bexiga e rins.

Existem também corantes naturais que são mais recomendados que os artificiais.

Onde Encontro? Encontradas em doces coloridos, assim como em cereais, barras de chocolate, sucos e bebidas esportivas.

11) Glúten

Qual é o problema? Grãos e alimentos que contêm glúten compõem uma grande parte das dietas modernas, com consumo estimado nas dietas ocidentais em torno de 5 a 20 gramas por dia (3). As proteínas do glúten são altamente resistentes às enzimas protease que quebram as proteínas do trato digestivo.

A digestão incompleta de proteínas permite que peptídeos – grandes unidades de aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas – atravessem a parede do intestino delgado e o restante do corpo. Isso pode desencadear respostas imunes que foram indicadas em várias condições relacionadas ao glúten, como a doença celíaca. 

O glúten é utilizado para fazer com que os alimentos rendam mais, e durem por mais tempo depois de prontos, ou seja, é usado como uma estratégia para baratear o produto.

Onde encontro? Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos, cerveja, pizza, salgadinhos, gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo, por exemplo. Além disso, queijos, ketchup, maionese, shoyo, salsinha, temperos industrializados, cereais, barrinha de cereais, xaropes e alguns remédios, molhos branco e outros.

Conseguiu perceber como esses ingredientes prejudicam sua saúde?

Minha sugestão é que você elimine alimentos que possuem esses ingredientes da sua alimentação. E insira alimentos e suplementos alimentares que vão contribuir para sua melhor saúde. 

A fórmula PURE SLIM é uma excelente opção para proporcionar ao seu organismo os nutrientes necessários que favorecem a saúde do seu corpo.

Conheça o PURE SLIM.

Investir no cuidado e prevenção sempre será melhor que investir em tratamento de doenças. 

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *