Selecione a página

Vício Alimentar: Como Negar Esse Distúrbio Pode Afetar Você

Vício Alimentar: Como Negar Esse Distúrbio Pode Afetar Você

Quem sofre com o vício alimentar não consegue admitir ou perceber que tem um problema grave alimentar. Mas sem sombra de dúvidas, precisa de ajuda. Esse tipo de problema pode acarretar em diversas doenças, incluindo a obesidade.

Como já citado aqui no site alimentos ricos em açúcar e gordura tem poder controlador no cérebro, e ativam o centro de recompensa, que é a mesma área ligada aos vícios.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, o vício alimentar se compara com o abuso de drogas como o álcool, nicotina e cocaína. Isso porque os alimentos altamente processados desencadeiam respostas biológicas semelhantes às de comportamentos viciantes.

Nesse artigo vou mostrar como negar o vício alimentar pode prejudicar a sua vida. Leia até o final e compartilhe!

Vício Alimentar e o Seu Cérebro

Vício Alimentar: Cuidado! Imagem: (Divulgação)

Como drogas viciantes, alimentos altamente palatáveis provocam reações químicas no cérebro que dão muito prazer, como a dopamina.

Uma vez que você experimenta o prazer associado a esse aumento da transmissão de dopamina, na área cerebral responsável pela sensação de recompensa do cérebro, ao comer determinados alimentos você rapidamente sente a necessidade de comer novamente.

O vício alimentar é o mesmo que o vício em drogas. Sim, exatamente o mesmo. Os sintomas e processos de pensamento são completamente idênticos.

É apenas uma substância diferente e as consequências sociais não são tão graves. Mesmo depois de estar satisfeito, esconder o consumo e inventar desculpas para comer mais. Ou seja, a raiz dos vícios está no excesso.

O vício se dá, inicialmente, devido aos maus hábitos alimentares, distúrbios emocionais e a falta de uma alimentação de verdade.
A seguir, segue alguns tópicos que explicam a raiz dos vícios alimentares.

Como Funciona o Vício Alimentar

Primeiramente a pessoa come exageradamente determinado alimento, apesar de sentir-se cheio e ter acabado de se alimentar.

Geralmente possui o desejo excessivo por alimentos industrializados. Tem o hábito de comer mesmo não estando com fome. 

Ceder ao desejo de comer um alimento prejudicial e come com excesso. Em seguida, sente culpa por comer demais, mas não consegue mudar.

Inventa desculpas para continuar comendo, além disso, se esconde de outras pessoas para consumir alimentos não saudáveis. Prefere comer sozinho (a) para esconder o vício alimentar.

Por fim, a pessoa é incapaz de controlar o consumo de alimentos não saudáveis (1).

 

Por isso, é importante prestar atenção aos sintomas do vício alimentar.

Malefícios

Vício Alimentar e os Malefícios. Imagem: (Divulgação)

A dependência de alimentos pode causar danos à saúde e bom funcionamento do corpo. Além disso, o vício pode levar doenças graves como a obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Além de câncer, Alzheimer, artrite e depressão, dentre outros.

Ou seja, aquilo que você come, pode ser o causador de doenças. Além do aumento de sofrimento e até mesmo em quanto tempo você vai ter de vida.

Os vícios também podem aumentar o hormônio do estresse conhecido como cortisol. Ou seja, prejudicando a forma como você se relaciona com as pessoas e com você mesmo, por exemplo.

Além disso, quando este hormônio está presente no seu corpo durante longos períodos de tempo, pode ter inúmeros efeitos negativos para a saúde.

Na verdade, pode até aumentar seu risco de desenvolver doenças cardíacas, câncer e diabetes, por exemplo.

Por estar associado a alimentos gordurosos e ricos em açúcar e glúten. Além disso, o vício pode danificar as artérias e causar um aumento do colesterol LDL, que aumentam o risco de doença cardíaca.

Esses efeitos podem surgir particularmente naqueles que passaram uma dieta muito restritiva mais de cinco vezes em sua vida.

Efeito Sanfona

O vício também poderá desencadear um efeito sanfona no seu organismo.

Nesse caso pode haver desperdício de músculo. Ou seja, uma vez que você volte aos seus hábitos alimentares normais, você ficará com um físico que não possui músculo e carrega excesso de gordura.

Esse excesso de gordura corporal pode ter consequências negativas para a saúde. Incluindo o aparecimento de doenças crônicas, assim como doença arterial coronária e diabetes tipo 2.

Além disso, os vícios podem diminuir o seu metabolismo, o que pode levar a baixos níveis de energia. Afinal, quando o corpo não possui as calorias necessárias para funcionar, faz ajustes.

Esses ajustes podem significar função cerebral limitada, cansaço, fadiga e irritabilidade, por exemplo. Por fim, a compulsão alimentar causada pelo vício leva a uma grande variedade de problemas físicos, emocionais e sociais.

Como citado acima, você fica mais propenso a sofrer problemas de saúde, estresse, insônia e pensamentos suicidas do que alguém sem transtorno alimentar, por exemplo.

Sem contar que você também pode experimentar depressão, ansiedade e abuso de substâncias, bem como um aumento significativo de peso.

Comer uma dieta mais saudável pode ser intimidante no início.

Mas uma vez que você vê por si mesmo a quantidade de benefícios que isso gera para a sua saúde, você terá uma melhor chance de sucesso. Ao longo do tempo, suas preferências mudarão e os desejos de alimentos ruins que geram os vícios, também desaparecerão.

Á parte da sua determinação em mudar de vida, parar com o vício alimentar requer também mudança nos hábitos alimentares e de vida.

Consultar um médico especialista pode ajudar você a lidar melhor com a compulsão, e com os distúrbios emocionais que fazem com que você coma em excesso.

Pense em você e no futuro da sua saúde!

Eu desenvolvi a fórmula do PURE DETOX, um suplemento que vai desinflamar e detoxificar o organismo, promovendo o combate às doenças do estilo de vida e queima de gordura.

Nele você encontra a quantidade de magnésio ideal para promover a saúde do seu corpo.

Conheça o PURE DETOX

Abraços e fique com Deus. 

Dr. Juliano Pimentel 

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!