A causa da insônia pode estar no seu intestino
Que ficar sem dormir e o sono de má qualidade prejudica sua vida, isso você já sabe. Agora o que você realmente precisa descobrir é qual a causa da insônia.
Todo problema só pode, de fato, ser resolvido quando você é a causa dele.
Não adianta tapar o sol com a peneira, porque vai queimar e vai ficar uma marca horrorosa.
É bem possível que você conheça chás que melhoram a qualidade do sono, alimentos que são benefícios para dormir melhor. Mas, talvez, nunca tenha pensado no contexto de saúde intestinal.
E é justamente isso que quero trazer neste artigo. A saúde intestinal, a qualidade das bactérias presentes no seu intestino dizem muito sobre o seu sono e podem ser a causa da insônia que você enfrenta diariamente.
A causa da insônia é o intestino. Qual a relação?
Os ritmos circadianos são fundamentais para um cronograma de sono consistente.
Os ritmos circadianos são ciclos acionados internamente que cronometram seu “relógio interno” ao longo do dia. Ou seja, são esses ritmos que o ajudam a adormecer e acordar nas horas apropriadas, seguindo o ciclo de luz e escuridão do sol.
Por isso, é tão recomendado você dormir à noite, no escuro, e ficar acordado quando há luz do sol. Leia também sobre a higiene do sono.
Mas a grande descoberta feita recentemente e que relaciona a saúde do seu intestino à causa da insônia é que as bactérias intestinais também seguem seus ritmos circadianos. Ou seja, elas processam os nutrientes de maneira diferente durante os ciclos do dia.
Sendo assim, quando você acorda, quando come e quando dorme, tudo isso afeta o próprio relógio interno do seu intestino.
Consegue perceber como uma escolha interfere nos resultados do seu corpo em outras atividades? Pois veja bem, o que você come interfere na saúde do seu intestino e seu intestino afeta suas chances de desenvolver distúrbios do sono ou condições que impedem uma noite tranquila de sono.
A estreita conexão entre seu cérebro e seu microbioma intestinal pode ser exatamente o que causa problemas como insônia.
A insônia é o problema, ou a consequência?
Um estudo de 2019, por exemplo, constatou que os indivíduos que sofrem de insônia têm uma microbiota intestinal significativamente diferente do que aqueles que não sofrem (1).
Os pesquisadores descobriram que aqueles com insônia têm uma composição diferente de bactérias, diversidade nos tipos de bactérias presentes e bactérias com função metabólica diferente.
Embora os pesquisadores do estudo não tenham sido capazes de determinar se essas diferenças no microbioma intestinal causaram diretamente a insônia ou resultaram da insônia, ficou claro que as bactérias intestinais alteradas desempenharam um papel de alguma forma.
Os autores do estudo levantaram a hipótese nos resultados de que, com base em suas descobertas, o distúrbio da insônia pode alterar significativamente a população de bactérias no microbioma intestinal.
Sabendo disso, fica mais claro que se você sofre com insônia Se você está vivendo com insônia, a busca pelo equilíbrio do microbioma promove ou estimula o sono.
Como melhorar o microbioma intestinal?
Quanto maior a diversidade de bactérias intestinais maiores as chances de você ter um sono mais saudável e repousante.
É por isso que não é legal ficar tomando antibióticos com frequência. Pois esse tipo de medicamento mata certas bactérias e diminui a diversidade delas. Fique a dica de sempre procurar a causa do que te causou o problema para evitar esse uso de medicamento.
Voltando ao assunto principal do artigo, quero que fique claro em sua mente que se você está lutando para adormecer ou descobre que não está bem descansado pela manhã, seus problemas de sono podem estar enraizados em seu intestino.
Uma dieta prebiótica, por exemplo, oferece proteção contra os efeitos fisiológicos do estresse. Alimentos ricos em fibras, em particular, são ótimos para o intestino e para o sono.
Por fim, comer a quantidade certa de fibra nutre as bactérias intestinais e ajuda a influenciar positivamente os metabólitos importantes que afetam a produção de serotonina do seu cérebro.
O aumento da diversidade – especificamente, mais variedade nos tipos de bactérias presentes no intestino – está associado a uma melhor qualidade do sono e redução da sonolência (2).
Juntas, todas essas informações mostram que alimentar seu intestino com probióticos e trabalhar para um microbioma saudável e diversificado pode ajudá-lo a dormir melhor.
Por isso, se você ficou frustrado com a má qualidade do sono ou se viu lutando para manter um horário de sono, alimentos fermentados e outros hábitos de saúde intestinal podem ajudar.
Como uma solução para a falta de sono, além desses ajustes, experimente o PURE SLEEP.
O Pure Sleep é um suplemento alimentar 100% natural e livre de glúten. Que vai contribuir para a solução da causa da insônia.
Produzido com vitaminas e minerais que contribuem para combater a insônia, melhorar a qualidade do sono, promovendo um sono profundo e reparador.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
Curta também as redes sociais! Instagram / Facebook / YouTube