Cetose: O que é e Quais São os Benefícios para a Saúde
A Cetose faz com que o corpo produza corpos cetônicos fora da gordura para produzir energia, em vez de usar os carboidratos presentes no organismo. Isso beneficia o corpo de muitas formas, inclusive para o emagrecimento.
É um estado metabólico em que a gordura fornece a maior parte da energia para o corpo, ela acontece seguindo a uma dieta low carb.
Sabe como isso acontece? Seguindo uma dieta baixa em carboidratos, com alto teor de gordura saudável (1).
Quem me segue, já sabe das vantagens deste tipo de alimentação. Além da perda de peso rápida, a cetose pode ter vários benefícios à saúde, como reduzir convulsões em crianças epilépticas (2).
O assunto é bastante complexo, mas eu irei explicar para você como ele pode te beneficiar.
Não deixe de ler e compartilhar!!
O que é Cetose?
A cetose é um estado metabólico em que a gordura fornece a maior parte do combustível para o corpo.
Ela ocorre quando há acesso limitado de glicose (açúcar no sangue), que é a fonte de combustível preferida de muitas células no corpo.
Cetose é mais frequentemente associada a dietas cetogênicas e de baixo carboidrato. Também acontece durante a gravidez, a infância, o jejum e a fome.
Para entrar neste estado metabólico, as pessoas geralmente precisam comer menos de 50 gramas de carboidratos por dia e, às vezes, baixar ainda mais essa quantidade, para 20 gramas diárias.
Isso requer a remoção de alguns alimentos da sua dieta, como: cereais, doces e refrigerantes açucarados. Você também terá que cortar alguns legumes, batatas e frutas.
Ao comer uma dieta muito baixa em carboidratos, os níveis do hormônio insulina descem, e os ácidos graxos são liberados das reservas de gordura do corpo em grandes quantidades.
Muitos destes ácidos gordos são transferidos para o fígado, onde eles são oxidados e transformados em cetonas (ou corpos cetona). Estas moléculas podem fornecer energia para o corpo!
Ao contrário dos ácidos gordos, as cetonas podem atravessar a barreira sangue-cérebro, e fornecer a energia necessária para o cérebro, na ausência de glicose.
Benefícios para a Saúde
1- Energia para o Cérebro
É um equívoco muito comum dizer que o cérebro não funciona sem carboidratos.
É verdade que há algumas células no cérebro que só podem utilizar a glicose para o combustível.
No entanto, uma grande parte do seu cérebro também pode usar cetonas para obter energia, como durante a fome ou quando sua dieta é pobre em carboidratos.
Na verdade, depois de apenas três dias de jejum, o cérebro recebe 25% de sua energia a partir de cetonas. Durante inanição a longo prazo, este número sobe para cerca de 60 % .
Além disso, seu corpo pode usar a proteína para produzir a pouca glicose que cérebro ainda requer durante a cetose. Este processo é chamado de gliconeogênese.
Então não se preocupe, a cetose e a gliconeogênese são capazes de satisfazer as necessidades de energia do seu cérebro.
2- Efeitos sobre a Epilepsia
A epilepsia é uma desordem cerebral caracterizada por crises recorrentes. Esta é uma condição neurológica muito comum, que afera cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Para a maioria dos pacientes, os medicamentos anti-convulsivos podem ajudar a controlar as convulsões. No entanto, cerca de 30% dos doentes continuam a ter ataques apesar da medicação.
No início de 1920, a dieta cetogênica foi introduzida como um tratamento para a epilepsia em pessoas que não respondem ao tratamento.
Esse tratamento é usado principalmente em crianças, com alguns estudos mostrando benefícios notáveis.
Muitas crianças com epilepsia tiveram uma redução na quantidade de convulsões, ao aderir à dieta cetogênica, com alguns casos de remissão completa.
3- Perda de Peso
A dieta cetogênica é uma dieta popular para perda de peso sustentada pela ciência.
Muitos estudos descobriram que as dietas cetogênicas ajudam na perda de peso.
Pesquisas relataram 2,2 vezes mais perda de peso para as pessoas em uma dieta cetogênica, em comparação com pacientes que aderiram a uma dieta com restrição calórica.
Ela também pode reduzir a fome, e com isso quem adere à dieta cetogênica consome menos alimentos.
Outros Benefícios
A cetose e dieta cetogênica também podem ter outros efeitos terapêuticos. Confira alguns deles:
- Doença cardíaca. Reduzir carboidratos para níveis de cetose pode melhorar fatores de risco de doenças do coração, como triglicérides no sangue, colesterol total e colesterol HDL.
- Diabetes tipo 2. A dieta pode melhorar a sensibilidade à insulina em até 75% e, em alguns casos, diabéticos são capazes de reduzir ou mesmo parar a medicação.
- Síndrome metabólica. A dieta cetogênica pode melhorar todos os principais sintomas da síndrome metabólica, incluindo triglicérides elevados, o excesso de gordura na barriga e a elevação da pressão arterial.
- Câncer. Alguns estudos sugerem que as dietas Cetogênicas podem auxiliar na terapia do câncer, possivelmente ajudando a “fome” células cancerosas de glicose.
- Mal de Parkinson. Um pequeno estudo constatou que os sintomas da doença de Parkinson melhoram após 28 dias de dieta cetogênica.
- Acne. Existe evidências de que esta dieta pode reduzir a gravidade e a progressão da acne.
Cetose não é o Mesmo que Cetoacidose
Cetose não é o mesmo que cetoacidose. A cetose é parte do metabolismo normal, cetoacidose é uma condição metabólica perigosa, que pode ser fatal se não for tratada.
Na cetoacidose, a corrente sanguínea é inundada com níveis extremamente elevados de glicose (açúcar no sangue) e cetonas. Quando isso acontece, o sangue se torna ácido, e isso é muito prejudicial.
A cetoacidose é mais frequentemente associada com a diabetes tipo 1 não controlada. Ela também pode ocorrer em pessoas com diabetes do tipo 2, embora isto seja menos comum.
Além disso, o grave abuso de álcool pode levar a cetoacidose.
Efeitos Negativos
Existem alguns efeitos colaterais potenciais que podem ocorrer a partir da cetose e dieta cetogênica, como dor de cabeça, fadiga, constipação, níveis elevados de colesterol e mau hálito.
No entanto, a maioria dos sintomas são temporários e devem desaparecer dentro de alguns dias ou semanas.
Além disso, algumas crianças epilépticas têm desenvolvido pedras nos rins durante a dieta.
E, embora extremamente rara, foi observado alguns casos de mulheres que amamentam em desenvolvimento de cetoacidose, provavelmente desencadeada pela dieta low-carb ou dieta cetogênica.
Também deixo aqui um aviso para as pessoas que estão tomando drogas redutoras de açúcar no sangue, é preciso se consultar com um médico antes de tentar uma dieta cetogênica, pois ela pode reduzir a necessidade de medicação.
Algumas pessoas se sentem cheias de energia seguindo essa dieta, enquanto outros se sentem mais fracos.
Vai depender do seu organismo. Mas, dentre tudo o que foi dito, a cetose é geralmente segura para pessoas saudáveis.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, procure sempre orientação médica.
E lembre-se que uma alimentação natural e mudanças de hábitos podem melhorar muita a sua saúde, e qualidade de vida.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel