Selecione a página

Colite: O que é? Como cuidar de colite.

Colite: O que é? Como cuidar de colite.

Colite é uma inflamação que começa no reto e pode se espalhar para o cólon. Os sintomas podem ser constantes ou podem ir e vir. 

Os principais sintomas incluem diarréia, perda de peso, cólicas abdominais, anemia e sangue ou pus nos movimentos intestinais. Não há cura para a colite ulcerosa. No entanto, medicamentos podem ajudar a acalmar a inflamação. Além disso, a cirurgia é uma opção para casos mais difíceis.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de colite.

Tipos de Colite

Colite - inflamação intestinal | Dr. Juliano PimentelA colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (DII) que causa inflamação e úlceras (feridas) no trato digestivo. A colite ulcerativa afeta o revestimento mais interno do intestino grosso (cólon) e do reto. Os sintomas geralmente se desenvolvem ao longo do tempo, e não de repente.

Síndrome Do Intestino Permeável É Causado Pelo Glúten?

A colite ulcerativa é classificada de acordo com sua localização. Os tipos de colite ulcerativa incluem:

  • Proctite ulcerativa. A inflamação está confinada à área mais próxima do ânus (reto), e o sangramento retal pode ser o único sinal da doença.
  • Proctossigmoidite. A inflamação envolve o reto e o cólon sigmóide – a extremidade inferior do cólon. Os sinais e sintomas incluem diarreia sanguinolenta, como cólicas e dor abdominal e incapacidade de evacuar apesar da vontade de fazê-lo (tenesmo).
  • Colite do lado esquerdo. A inflamação se estende do reto até o cólon sigmóide e descendente. Os sinais e sintomas incluem diarreia sanguinolenta, cólicas abdominais e dor no lado esquerdo e urgência para defecar, por exemplo.
  • Pancolite. Esse tipo geralmente afeta todo o cólon e causa crises de diarreia sanguinolenta que podem ser graves, como cólicas e dores abdominais, fadiga e perda de peso significativa.

O que causa a colite?

Não existe uma causa bem definida sobre o que causa colite.

No entanto, podemos compreender que está relacionada ao sistema imunológico e hábitos de vida.

Afinal de contas toda inflamação crônica no corpo é causada pela mesma maneira. 

Quando seu sistema imunológico tenta combater um vírus ou bactéria invasora, uma resposta imune anormal faz com que o sistema imunológico ataque também as células do trato digestivo.

É preciso estar bem atento, pois o ambiente que você vive permite ao seu corpo o desenvolvimento de doenças autoimunes e crônicas. Agora o que vai determinar que tipo de doença será a predisposição genética.

A colite ulcerativa, por exemplo, afeta aproximadamente o mesmo número de mulheres e homens. No entanto, na maioria dos casos não há histórico familiar. 

O principal fator de risco é a idade. A colite ulcerativa geralmente começa antes dos 30 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, e algumas pessoas podem não desenvolver a doença antes dos 60 anos.

Como cuidar?

Não há cura para a colite ulcerativa, mas os tratamentos podem acalmar a inflamação, contribuindo para que o indivíduo sinta-se melhor e volte às suas atividades diárias. 

Embora não tenha cura conhecida, o tratamento pode reduzir bastante os sinais e sintomas da doença e trazer remissão a longo prazo.

Vale lembrar que o tratamento também depende da gravidade e do indivíduo, portanto o tratamento depende das necessidades de cada pessoa. 

O objetivo da medicação é induzir e manter a remissão e melhorar a qualidade de vida das pessoas com colite ulcerativa. Os profissionais de saúde usam vários tipos de medicamentos para acalmar a inflamação no intestino grosso. 

Reduzir o inchaço e a irritação permite que o tecido se cure. Além disso, também pode aliviar seus sintomas para que você tenha menos dor e menos diarreia. 

Quero frisar mais uma vez que Colite é uma inflamação no intestino, sendo assim precisa ser cuidada para reduzir.

O que causa inflamação intestinal:

Reduzir esses alimentos vai contribuir muito para que a inflamação diminua assim como os sintomas. Faça o teste, elimine esses tipos de alimentos da sua rotina e observe a melhora.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

Gostosuras Low Carb | Carol Pimentel

Adquira o livro digital Gostosuras Low Carb.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!