Selecione a página

Combater a gripe com ervas antivirais

Combater a gripe com ervas antivirais

Não é segredo pra ninguém que basta o tempo mudar para o vírus da gripe aumentar sua circulação. Neste artigo selecionei algumas ervas antivirais para combater a gripe.

Um vírus é um pequeno agente infeccioso que só pode se replicar dentro das células vivas de outros organismos. E as ervas antivirais inibem o desenvolvimento deles.

Isso porque elas estimulam o sistema imunológico, o que permite que o corpo ataque patógenos virais. Isso pode ser ainda melhor do que atacar patógenos específicos, que os medicamentos antivirais são projetados para fazer, porque os patógenos sofrem mutações com o tempo e se tornam menos suscetíveis ao tratamento.

As ervas antivirais não apenas combatem infecções virais, estimulam o sistema imunológico e funcionam como remédios naturais para combater a gripe. Mas também têm vários outros benefícios à saúde, como suporte cardiovascular, digestivo e anti-inflamatório.

Principais ervas antivirais para combater a gripe

Equinácea é uma das melhores ervas para combater a gripe | Juliano Pimentel

Equinácea é uma das melhores ervas para combater a gripe.

1. Equinácea

Equinácea é uma das melhores ervas para combater a gripe, isso ocorre porque o uso regular de equinácea é benéfico para o suporte imunológico e a saúde geral. 

Há evidências consideráveis ​​sugerindo que os fitoquímicos na equinácea têm a capacidade de combater a gripe, assim como reduzir infecções por vírus e tumores (1). 

Equinácea é um dos antivirais naturais mais poderosos contra vírus humanos. Ele contém um composto chamado equinácea que inibe bactérias e vírus de penetrar nas células saudáveis. Isso reduz muito as chances de contrair qualquer tipo de infecção ao consumir equinácea.

Alguns outros benefícios da equinácea incluem sua capacidade de aliviar a dor, bem como reduzir a inflamação, melhorar os problemas de pele, tratar problemas respiratórios superiores e melhorar a saúde mental.

2. Sabugueiro

O sabugueiro tem poderosas propriedades antivirais de reforço imunológico. O sabugueiro pode ajudar, inclusive, a encurtar a duração dos sintomas do resfriado. Há também pesquisas indicando que o extrato diário de sabugueiro funciona para combater a gripe e melhorar os sintomas.

O sabugueiro é rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. Além disso, ele também contém um composto imunoestimulante chamado antocianidinas.

Algumas das formas mais populares são xarope de sabugueiro, gomas e suco.

3. Raiz do Astrágalo

A raiz do astrágalo, outra erva antiviral poderosa, tem sido usada na medicina tradicional chinesa há séculos, e seu principal uso é estimular o sistema imunológico do corpo. Além disso, estudos científicos mostraram que o astrágalo tem propriedades antivirais e estimula o sistema imunológico, sugerindo que pode ajudar a remediar o resfriado comum ou a gripe.

É uma das ervas antivirais mais eficazes para o HSV. 

Um estudo de 2004 avaliou os efeitos do astrágalo no vírus herpes simplex tipo 1 e descobriu que a erva tem uma eficácia inibidora óbvia (2).

O astrágalo também tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, e é usado na pele para tratamento de feridas. É também uma das ervas adaptogênicas para diminuir o cortisol.

4. Raiz de Alcaçuz

A raiz de alcaçuz desponta como protagonista na busca pelo tratamento e prevenção de doenças como hepatite C, HIV e influenza.

Os principais benefícios da raiz de alcaçuz incluem:

  • Remédio para dor de garganta para alívio rápido
  • Remédio natural para tosse
  • Proteção contra sinais e sintomas do intestino permeável
  • Reduzir a fadiga adrenal
  • Por fim, alívio da dor

5. Orégano

O orégano é um poderoso agente antiviral para combater a gripe. O orégano de grau medicinal é destilado para extrair o óleo essencial e preservar seus compostos curativos.

Os benefícios do óleo de orégano estão provando ser superiores a alguns antibióticos, sem os efeitos colaterais prejudiciais. Isso porque o orégano contém dois compostos poderosos, carvacrol e timol, que possuem poderosas propriedades antibacterianas e antifúngicas.

É o carvacrol que reverte infecções virais, assim como alergias, tumores, parasitas e inflamações causadoras de doenças.

6. Sálvia

A sálvia é um ingrediente essencial na medicina tradicional chinesa e na medicina ayurvédica. Herbalistas tradicionais valorizam a sálvia por sua capacidade de ajudar a combater infecções e melhorar uma série de doenças.

A sálvia tem efeitos antivirais, antioxidantes e anti-inflamatórios para combater a gripe e outras doenças virais (2). 

Os diterpenos na sálvia são os responsáveis por combater infecções virais.

Uma das melhores maneiras de usar a sálvia é bebendo chá de sálvia. Já que tem propriedades calmantes e curativas. Além disso, pode ser feito em casa com folhas frescas de sálvia ou comprado pronto para servir em sua loja local de produtos naturais.

Como usar as ervas para combater a gripe

Chá de ervas

Os chás são uma ótima maneira de obter os benefícios antivirais das ervas todos os dias. Mergulhe uma colher de sopa de ervas em água quente por 5 a 10 minutos. Equinacea, por exemplo, é um chá de ervas popular que é vendido na maioria das lojas de alimentos, então o trabalho já está feito para você.

Infusão de ervas

As infusões de ervas são mais fortes que os chás porque requerem uma quantidade maior de ervas. Para fazer sua própria infusão de ervas, coloque uma xícara de ervas antivirais em água por cerca de 7 horas.

Mantenha a infusão em um frasco hermético e beba fria ou aquecida. Como as infusões são fortes, não beba mais de uma xícara por dia.

Se o seu objetivo é viver longe da gripe e com a saúde sempre em dia, tenho um convite especial para você!

Conheça o Desafio 21 Dias!

São três semanas de acompanhamento comigo para você adotar hábitos saudáveis em sua rotina. TOQUE AQUI e permita que o D21 transforme sua vida!

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fatal error: Uncaught ErrorException: md5_file(/home2/drjulian/public_html/wp-content/litespeed/css/68df2a176c03a288d9f0d0a700699faf.css.tmp): Failed to open stream: No such file or directory in /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php:130 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(2, 'md5_file(/home2...', '/home2/drjulian...', 130) #1 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(130): md5_file('/home2/drjulian...') #2 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://drjulia...', 'css', true, Array) #3 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(330): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array) #4 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #5 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\Optimize->finalize('<!DOCTYPE html>...') #6 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!DOCTYPE html>...', Array) #7 /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/core.cls.php(477): apply_filters('litespeed_buffe...', '<!DOCTYPE html>...') #8 [internal function]: LiteSpeed\Core->send_headers_force('<!DOCTYPE html>...', 9) #9 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/functions.php(5420): ob_end_flush() #10 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #11 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #12 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #13 /home2/drjulian/public_html/wp-includes/load.php(1270): do_action('shutdown') #14 [internal function]: shutdown_action_hook() #15 {main} thrown in /home2/drjulian/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php on line 130