Cosméticos naturais e orgânicos para diminuir intoxicação
O que você passa na sua pele pode prejudicar sua saúde. Por isso, cada vez mais os cosméticos naturais e orgânicos são tão aclamados.
Vamos fazer um exercício rápido: quantos produtos você usa na sua pele por dia (cinco, sete, mais de dez)?
Vou considerar o uso de cinco produtos diários: sabonete, protetor solar, hidratante, desodorante e um creme para o rosto. Agora imagine que na composição de cada um desses produtos existe um metal pesado ou um outro composto que prejudica o funcionamento do seu organismo.
Considerando que você faz uso contínuo dessas fórmulas diariamente e até mais de uma vez por dia, quanto do seu organismo já estaria prejudicado?
A verdade é que todo o ambiente que vivemos pode intoxicar e prejudicar nosso organismo de alguma maneira. Cabe a cada um de nós, entender nossa responsabilidade sobre isso e fazer melhores escolhas.
O uso de cosméticos naturais e orgânicos é, atualmente, a melhor solução para você cuidar do seu corpo por inteiro.
Compostos presentes nos cosméticos tradicionais que prejudicam seu organismo
Ftalatos
Ftalatos são um grupo de substâncias químicas que podem prejudicar o sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios. Ou seja, essa interferência pode levar a danos no desenvolvimento, reprodução e neurologia (1).
Os efeitos dos ftalatos podem estar relacionados à capacidade de imitar os hormônios humanos. Um estudo da Universidade de Maryland relatou que a exposição aos ftalatos pode causar anormalidades reprodutivas e diminuição da produção de testosterona em homens, bem como diminuição da fertilidade masculina.
Além desse, outros estudos mostram uma ligação entre ftalatos e parto prematuro e endometriose em mulheres.
Onde você encontra ftalatos?
Eles são usados para plastificar produtos, ou seja, torna os mais flexíveis ou mais capazes de segurar a cor e o cheiro. De desodorante a esmalte de unha e bálsamo labial perfumado, o problema aqui é que esses produtos químicos podem ser agrupados e listados como “fragrância”.
As empresas declaram suas fórmulas de fragrâncias como “segredo comercial” e, portanto, não precisam especificar no rótulo quais ingredientes estão incluídos.
Sendo assim, a solução é optar por cosméticos naturais e orgânicos e evitar produtos que listem “fragrâncias”. Busque por cosméticos naturais, ou escolha aqueles que usam óleos vegetais e essências para dar a eles o fator “yum”.
Chumbo
Junto com o alumínio, o chumbo é um dos metais pesados mais presentes em cosméticos e outros produtos usados diariamente.
O chumbo é uma neurotoxina comprovada associada ao aborto, redução da fertilidade e atrasos no início da puberdade nas mulheres, por exemplo.
Há cerca de sete anos, a Campaign for Safe Cosmetics encontrou chumbo em mais da metade das 33 marcas de batom que testaram (2). Um estudo mais recente do FDA testou marcas populares e encontrou 400 que continham até 7,19 ppm de chumbo (3).
Onde você encontra chumbo?
O chumbo funciona como um fixador, por isso, pode estar presente em produtos com cor e alta fixação. Batons, base, máscara de cílios, corretivos e sombras, por exemplo.
No entanto, o chumbo não entra na fórmula como um ingrediente. Ele entra pela contaminação.
A melhor maneira de evitar o chumbo é comprar maquiagem de empresas que fabricam produtos em pequenos lotes e evitar a contaminação, ou comprar produtos coloridos com frutas e outros pigmentos naturais. Ou seja, optar pelos cosméticos naturais e orgânicos.
Compostos butilados (BHT, BHA)
O BHA e o BHT são usados como conservantes em dezenas de produtos.
Esses produtos químicos são desreguladores endócrinos. Ou seja, podem induzir alergias cutâneas e estão ligados à toxicidade orgânica, de desenvolvimento e reprodutiva.
Além disso, há evidências que sugerem que o BHT imita o estrogênio, que pode prejudicar a função hormonal em homens e mulheres. Em algumas situações, esse aditivo pode promover o crescimento de tumores, por exemplo.
Tanto o BHT quanto o BHA se bioacumulam. Ou seja, dada a grande variedade de alimentos e produtos cosméticos em que são usados, o acúmulo ao longo do tempo pode levar a sérias consequências para a saúde.
Onde você encontra butilados?
Os butilados são usados até pela indústria alimentícia. Você encontra esse composto em salgadinhos, manteiga, cerveja, entre outros.
Já nos cosméticos, esses compostos estão presentes em:
- delineadores e sombras
- batons e gloss
- blushes, bases e demaquilantes
- por fim, perfumes e hidratantes
Para evitar os butilados, você deve optar por produtos com conservantes naturais, como extrato de casca de álamo e vitamina E, por exemplo. E claro, sempre priorize a compra de maquiagem e cosméticos naturais e orgânicos.
Cosméticos naturais e orgânicos
No mercado existem muitas marcas e linhas de produtos de maquiagem e cosméticos naturais, orgânicos e até veganos.
Além disso, você pode optar por fazer seu próprio desodorante, sabonete e até shampoo.
O óleo de coco e o óleo de amêndoas, por exemplo, também são dois ingredientes que provavelmente estão aí no seu armário que podem ser úteis para a saúde da sua pele.
E obviamente que a sua alimentação conta muito para a saúde da sua pele.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube