Cyberbullying – Violência online contra crianças e adolescentes
O cyberbullying é o bullying que ocorre em dispositivos digitais como telefones celulares, computadores e tablets. Em tempos em que cada indivíduo tem a internet na palma de suas mãos, entender o que é este bullying é fundamental para cuidarmos de nossas crianças e adolescentes!
Um em cada três jovens em 30 países disse ter sido vítima de bullying online, com um em cada cinco relatando ter saído da escola devido a cyberbullying e violência. Estes dados são de uma nova pesquisa divulgada pelo UNICEF e pelo representante especial do secretário-geral da ONU sobre Violência contra as Crianças (1).
Ainda sobre a pesquisa…
Falando anonimamente por meio da ferramenta de engajamento de jovens U-Report, quase três quartos dos jovens também disseram que as redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter, são os locais mais comuns para o bullying online.
Embora os adolescentes possam usar as mídias sociais para conectar-se e criar amizades com outras pessoas, eles também enfrentam cyberbullying, trolls, comparações tóxicas, privação de sono e cada vez menos interações face-a-face.
Além disso, muito tempo gasto percorrendo as mídias sociais pode resultar em sintomas de ansiedade e ou depressão.
O cyberbullying pode ocorrer por meio de SMS, texto e aplicativos, ou online em mídias sociais, fóruns ou jogos em que as pessoas podem visualizar, participar ou compartilhar conteúdo.
O cyberbullying basicamente inclui o envio, publicação ou compartilhamento de conteúdo negativo, prejudicial, falso ou mau de outra pessoa. Além disso, pode incluir o compartilhamento de informações pessoais ou privadas sobre outra pessoa, causando constrangimento ou humilhação. Ainda pior, algum cyberbullying cruza a linha para um comportamento ilegal ou criminoso.
Quer ficar por dentro de outros conteúdos relacionado a saúde mental e do corpo? Participe do meu grupo no Telegram!
Preocupações Especiais
Com a prevalência de mídias sociais e fóruns digitais, comentários, fotos, postagens e conteúdo compartilhado por indivíduos geralmente podem ser vistos por estranhos e conhecidos.
O conteúdo que um indivíduo compartilha online, tanto o conteúdo pessoal quanto qualquer conteúdo negativo, mau ou ofensivo, cria um tipo de registro público permanente de suas visões, atividades e comportamento. É simples gente, foi para internet está exposto… mesmo que você apague depois, já era!
Esse registro público pode ser considerado uma reputação online, que pode ser acessada por escolas, empregadores, faculdades, clubes e outros que possam estar pesquisando um indivíduo agora ou no futuro.
O cyberbullying pode prejudicar a reputação online de todos os envolvidos, não apenas a pessoa sendo intimidada, mas também aqueles que praticam o bullying ou participam nele.
O cyberbullying tem preocupações únicas, pois pode ser:
Persistente – Os dispositivos digitais oferecem a capacidade de se comunicar imediata e continuamente 24 horas por dia, portanto, pode ser difícil para as crianças e adolescentes que sofrem o cyberbullying encontrar alívio.
Permanente – A maioria das informações comunicadas eletronicamente é permanente e pública, se não for relatada e removida. Uma reputação online negativa, inclusive para aqueles que sofrem bullying, pode afetar as admissões na faculdade, o emprego e outras áreas da vida.
Difícil de notar – como pais e professores podem não ouvir ou ver o cyberbullying acontecendo, é mais difícil de reconhecer.
Os efeitos da vida real do cyberbullying em crianças
Sentimento de opressão
Ser alvo de cyberbullies é esmagador, especialmente se muitas crianças estão participando do bullying. Às vezes, parece que o mundo inteiro sabe o que está acontecendo.
Às vezes, o estresse de lidar com o cyberbullying pode fazer com que as crianças sintam que a situação é mais do que conseguem suportar.
Sentimento de vulnerabilidade e impotência
As vítimas do cyberbullying geralmente acham difícil se sentir seguro. Normalmente, isso ocorre porque o bullying pode invadir sua casa por meio de um computador ou telefone celular a qualquer hora do dia. Diferentemente do bullying tradicional que geralmente acontece na escola, com o cyberbullying eles não têm mais um lugar onde possam escapar. Para uma vítima, parece que o assédio moral está em toda parte.
Sentimento de exposição e humilhação
Quando o cyberbullying ocorre, as mensagens, imagens ou textos desagradáveis podem ser compartilhados com multidões de pessoas. O grande volume de pessoas que conhece o bullying pode levar a intensos sentimentos de humilhação.
Sentimento de irritação e vingança
Às vezes, as vítimas do cyberbullying ficam bravas com o que está acontecendo com elas, como resultado, elas planejam vingança e se envolvem em retaliação. Essa abordagem é perigosa porque os mantém bloqueados no ciclo de vítimas de intimidação. Aliás, é sempre melhor perdoar um valentão do que se vingar.
Sentimento de estar sozinho e isolado
Sentimento de desinteresse na escola
Sentimento de ansiedade e depressão
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.