Selecione a página

Acidez estomacal: Saiba Como Evitar Esse Problema

Acidez estomacal: Saiba Como Evitar Esse Problema

A acidez estomacal, ou Azia, como é popularmente conhecida, é uma forma de indigestão desconfortável que provoca sensações de queimação no peito ou parte superior do abdômen, que afeta milhões de pessoas todos os dias, mas pode ser em grande parte evitável e tratável, ajustando a dieta.

Nesse artigo explicarei como evitar a acidez estomacal.   

Não deixe de ler e compartilhar.

Acidez estomacal: O que causa??

A acidez estomacal é causada principalmente por problemas digestivos como regurgitação ácida do estômago para o esôfago e não tem muito a ver com o sistema cardiovascular.

É chamado de “azia”, ​​porque alguns dos sintomas são semelhantes aos que ocorreriam quando alguém está tendo um ataque cardíaco.

A azia se desenvolve quando a válvula muscular que controla o esfínter esofágico inferior (LES) para de funcionar adequadamente mantendo ácido estomacal no estômago. Normalmente, o LES controla o movimento da válvula “on / off” que permite que o alimento entre no estômago, nõ permitindo que =o ácido e o gás escapem. Quando o LES abre muito e com muita frequência, o ácido do estômago pode infiltrar lentamente e causar sintomas de refluxo (1).

A sensação real de queimação é causada pelo fluido digestivo do estômago irritando o revestimento do esôfago e garganta.  As causas subjacentes mais comuns do LES não funcionam adequadamente para manter no ácido do estômago incluem (2):

– Determinados alimentos na dieta;

– Comer demais ao mesmo tempo;

– A “conexão intestino-cérebro” e os efeitos de altos níveis de estresse;

– Tomar certos medicamentos.

Muitas destas causas podem ser facilmente corrigidas procurando orientação médica e realizando mudanças na dieta.

Ao invés de simplesmente ignorar os sintomas de indigestão ou usar antiácidos, resolva o problema pela raiz com remédios contra azia que realmente funcionam. Desta forma, você pode resolver a condição para o bem.

Como evitar a acidez estomacal?

– Limitar os alimentos que provocam acidez estomacal

Evite alimentos industrializados e com açúcar

Ajustar sua dieta para remover ou reduzir determinados alimentos que podem provocar a acidez estomacal, é essencial para se livrar da acidez estomacal. Alimentos e refeições que são capazes de aumentar o ácido do estômago e, portanto, agravando azia sintomas, incluem (3):

– Alimentos fritos ou refeições ricas em óleos de baixa qualidade e refinados;

– Embalados com adoçantes artificiais, ingredientes, conservantes e sabores artificiais;

– Frutas cítricas;

– Café;

– Produtos com cafeína;

– Pimenta;

– Álcool.

Lidar com azia não significa necessariamente que você tem que evitar esses alimentos completamente, mas tome nota do que você está comendo antes de experimentar quaisquer sintomas dolorosos.

Todo mundo reage de forma diferente para alimentos ácidos, por isso é bom você testar seus limites pessoais. Você pode querer manter um registro contínuo para entender facilmente a conexão entre determinados alimentos e sintomas de acidez estomacal.

O primeiro passo deve ser limitar muito os alimentos processados, incluindo qualquer coisa artificialmente aromatizados, fritos ou adoçados (cereais, milho e batatas fritas, muffins, biscoitos, qualquer coisa com óleos vegetais refinados). Considere reduzir sua ingestão de grãos e cortar muito os óleos como canola, cártamo, girassol, milho e óleo de soja.

– Alimentos que podem evitar a acidez

Concentre-se em comer uma dieta de alimentos que trazem melhorias para os sintomas de acidez estomacal, preenchido com alimentos integrais que não agravam o seu sistema digestivo. Legumes verdes folhosos, bagas, legumes como batata doce, alimentos probióticos, óleo de coco e peixes selvagens são geralmente todos bem tolerados, mesmo para pessoas com estômagos sensíveis. A dieta contra a acidez é um grande exemplo de um protocolo que se concentra em alimentos integrais que tratam problemas digestivos como IBS, refluxo ácido e muitas outras condições.

Alimentos que ajudam a tratar a acidez estomacal incluem (4):

– Legumes orgânicos frescos (especialmente aqueles que contêm fibras probióticas, incluindo alcachofras, aspargos, pepino, abóbora);

– Gorduras saudáveis, incluindo óleo de coco, abacate (fácil de digerir e nutrir para o aparelho digestivo);

– Proteínas animais de qualidade, como frango;

– Atum, sardinha e salmão;

– Caldo de osso (contém enzimas e nutrientes como colágeno, glutamina, prolina e glicina para ajudar a reconstruir o revestimento intestinal);

– Legumes fermentados, incluindo kimchi e chucrute, ou bebidas fermentadas como kefir;

– Vinagre de maçã (fermentado e ajuda a equilibrar o ácido do estômago);

– Amêndoas;

– Chás, incluindo camomila, erva-doce e chá de gengibre.

– Controle o stress

O estresse é mais do que apenas algo que você sente em sua cabeça – é realmente um poderoso gatilho hormonal que pode afetar quase todos os sistemas corporais, da imunidade à digestão. É por isso que o estresse crônico pode matar sua qualidade de vida. Tal como acontece com outras condições digestivas crônicas, tais como a síndrome do intestino irritável (IBS) ou síndrome do intestino com fugas, a intensidade da azia está ligada a mudanças nos principais eventos da vida ou a acumulação de estressores pequenos que podem afetar o humor de alguém (5).

Para ajudar a reduzir seus sintomas de acidez estomacal ou outros sinais de sofrimento digestivo, procure a causa raiz do problema. Como você está lidando com o estresse do trabalho ou relacionamentos? Quanto de sono você está recebendo? Considere tentar técnicas de redução do estresse, como respiração profunda, massagem ou acupuntura, oração de cura ou meditação.

Também é fundamental mudar sua alimentação e procurar orientação médica.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1480678586543{margin-top: 30px !important;padding-top: 10px !important;padding-right: 15px !important;padding-bottom: 10px !important;background-color: #362532 !important;}”][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”2589″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”left-to-right”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *