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Como Aliviar a Constipação com 11 Remédios Caseiros

A constipação ou prisão de ventre é um problema extremamente comum. Ela causa desconforto e pode ser doloroso. Por isso é importante encontrar formas de aliviar a constipação.

Ela pode ser causada por alimentos que você come ou evita, escolhas de estilo de vida, medicação ou outras doenças (1,2).

Mas para muitas pessoas, a causa de sua constipação crônica é muitas vezes desconhecida. Nos referimos a esse problema como obstipação idiopática crônica, de longa evolução, sem causa orgânica conhecida.

A obstipação é caracterizada por menos de três movimentos intestinais por semana.

No entanto, também pode envolver outros sintomas desagradáveis, como desconforto na hora de ir ao banheiro, inchaço abdominal e dor.

Infelizmente, a constipação pode ter um sério efeito negativo na qualidade de vida, bem como na sua saúde física e mental (3).

Mas há muitas maneiras naturais de ajudar a aliviar a constipação.

Vou mostrar dicas de 11 remédios caseiros naturais para aliviar a constipação.

Não deixe de ler e compartilhar!

Aliviar A Constipação

Se o seu intestino não funciona bem e você sofre com constipação, veja dicas de alimentação e hábitos que podem te ajudar com o problema.1. Beber Mais Água

Estar desidratado regularmente pode fazer com que você fique também constipado. Ou seja, para evitar isso, é importante beber bastante água e manter-se hidratado.

Alguns estudos sugerem que água com gás é ainda mais eficaz do que a água natural para aliviar a constipação. Isto inclui as pessoas com obstipação idiopática crônica ou síndrome do intestino irritável (IBS).

No entanto, não beba bebidas açucaradas, como refrigerantes, poies eles são uma má escolha para a sua saúde e podem piorar ainda mais a sua constipação.

2. Coma Fibras

Frequentemente se aconselha a ingestão de fibras para pessoas que estão constipados.

Isso ocorre porque o aumento da ingestão de fibra é aumenta o volume e consistência das fezes, tornando-as mais fáceis de passar.

De fato, um estudo recente constatou que 77% das pessoas com constipação crônica se beneficiaram com uma dieta com fibras.

No entanto, alguns estudos descobriram que o aumento da ingestão de fibras pode realmente piorar o problema.

Outros estudos descobriram que, enquanto a fibra dietética pode aumentar a frequência das evacuações, ele não ajuda com outros sintomas de constipação.

Estes incluem a consistência das fezes, dor, inchaço e gás.

Isso ocorre porque o tipo de fibra dietética que você adicionar à sua dieta é importante.

Existem muitas fibras alimentares diferentes, mas de um modo geral, elas se dividem em duas categorias:

Fibras insolúveis – Encontrada em legumes e grãos integrais. Elas acrescentam massa para as fezes e são pensados para ajudá-las a passar mais rapidamente e facilmente através de seu sistema digestivo.

Fibras solúveis – Encontrada em nozes, sementes, feijões, lentilhas e ervilhas, bem como algumas frutas e legumes. Elas absorvem água e formam uma pasta do tipo “gel”, que suaviza as fezes e melhora a consistência.

Estudos que examinaram os efeitos da fibra insolúvel como tratamento para a constipação foram inconclusivos.

Isto é porque a fibra insolúvel pode tornar o problema pior em algumas pessoas com um problema intestinal funcional.

Algumas fibras solúveis fermentáveis também podem ser ineficazes no tratamento da constipação, pois são fermentadas pelas bactérias no intestino e perdem a sua capacidade de retenção de água.

Para prevenir a constipação, você deve consumir uma mistura de fibras solúveis e insolúveis. A ingestão total recomendada de fibra por dia é de 25 gramas para as mulheres e 38 gramas para os homens.

3. Exercite-Se Com Frequência

Muitos estudos têm mostrado que o exercício não afeta a frequência de evacuações.

No entanto, um estudo recente randomizado controlado com pessoas constipadas encontrou alguns resultados interessantes. Ele descobriu que o exercício reduz significativamente os sintomas da doença.

Enquanto muitos estudos descobriram que o exercício não afeta o número de vezes que as pessoas vão para o banheiro, atividades físicas reduzem alguns sintomas de incômodo constipação.

Então, se você está constipado, procure fazer caminhadas regulares, por exemplo.

4. Beba Café

Para algumas pessoas, o café pode aumentar a vontade de ir ao banheiro. Isto porque o café estimula os músculos em seu sistema digestivo.

Pesquisas apontam que o café pode estimular seu intestino, da mesma forma que uma refeição. Este efeito é 23% mais forte do que o consumo de café descafeinado.

A bebida também pode conter pequenas quantidades de fibras solúveis que ajudam a prevenir a constipação, melhorando o equilíbrio de suas bactérias intestinais.

5. Tome Senna (Um Laxante De Ervas)

O laxante herbal Senna é comumente usado para aliviar a constipação.

Senna contém uma série de compostos de plantas chamados glicosídeos, que estimulam os nervos em seu intestino e aceleram seus movimentos intestinais.

O seu uso é geralmente considerado seguro para adultos por curtos períodos de tempo, mas você deve consultar seu médico caso os sintomas não desaparecem após alguns dias.

E atenção, este laxante geralmente não é recomendado para mulheres grávidas, amamentando ou pessoas com doença inflamatória intestinal.

6. Coma Probióticos

Os probióticos podem ajudar a prevenir a constipação crônica e aliviar a constipação.

As pessoas que têm a obstipação crônica apresentam um pior equilíbrio das bactérias no intestino.

Os alimentos probióticos podem ajudar a melhorar este equilíbrio e prevenir a constipação.

Eles também ajudam a tratar a constipação, pois produzem ácido láctico e ácidos graxos de cadeia curta, que melhoram os movimentos intestinais.

Um estudo recente constatou que os probióticos parecem tratar a constipação funcional, aumentando a frequência de evacuações e melhorando a consistência das fezes.

7. Laxantes Naturais

Você pode conversar com o seu médico sobre a escolha de um laxante eficaz.

Eles podem aumentar o teor de água de fezes, facilitar a sua passagem através do intestino, estimular os nervos em seu intestino para aumentar os movimentos intestinais. Tente sucos antioxidantes. Clique para receber as receitas.

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No entanto, a maioria destes laxantes não devem ser tomadas regularmente, sem que você primeiro fale com o seu médico.

8. Coma Prebióticos

A fibra dietética aumenta a consistência das fezes e sua massa, o que melhora a frequência do movimento intestinal.

Fibras prebióticas melhoram a saúde digestiva, alimentando as bactérias amigáveis em seu intestino.

Isso pode melhorar o equilíbrio de suas bactérias intestinais e aliviar a constipação.

Na verdade, prebióticos são ótimos para ajudar a aumentar a frequência de movimentos intestinais e tornam suas fezes mais macias.

Alguns alimentos que são ricos em fibra prebiótica incluem alho, cebola e bananas.

9. Recorra Ao Magnésio

O magnésio é um remédio popular contra a constipação.

Por isso, inclua sementes de abóbora ou as sementes de girassol, amêndoa, acelga, banana e abacate em sua dieta, para ajudar a reduzir os sintomas.

10. Coma Ameixas

Ameixas secas e suco de ameixa são um remédio da natureza para a constipação. Além de fibra, as ameixas secas contêm sorbitol, um laxante natural.

Se você está constipado, ameixas são a solução natural mais fácil disponível.

11. Evite Laticínios

Em algumas circunstâncias, a intolerância aos produtos lácteos pode causar a constipação devido ao seu efeito sobre os movimentos do intestino.

Crianças com intolerância à proteína do leite de vaca, e adultos com intolerância à lactose podem experimentar obstipação.

Se você acha que pode ser intolerante ao leite, então procure removê-lo de sua dieta temporariamente e busque orientação médica.

A constipação é um problema incômodo com inúmeras causas subjacentes. Se você sofre com ela, fale com o seu médico para identificar a razão da sua constipação e encontrar um tratamento eficaz.

Dito isto, muitos dos remédios naturais descritos neste artigo também podem te proporcionar alívio significativo.

Mude seus hábitos alimentares e deixe de sofrer com a constipação.

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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