close
Dores

Anemia: Sintomas, Causas e Tratamentos Naturais

Dr Juliano Pimentel

A anemia ocorre quando o sangue possui um número inferior ao normal de glóbulos vermelhos, ou quando os glóbulos vermelhos não têm hemoglobina suficiente.

A hemoglobina é uma proteína rica em ferro que dá ao sangue a cor vermelha, e ajuda as células a trazer oxigênio de seus pulmões para o resto do corpo.

Quem sofre com a anemia não recebe oxigênio o suficiente no sangue, causando cansaço e fraqueza.

A anemia severa ou ininterrupta pode danificar o coração, o cérebro e outros órgãos do corpo – e inclusive pode matar.

A deficiência de ferro é associada à anemia; e de acordo com os Centros de Controle de Doenças, é uma das deficiências nutricionais mais comuns.

Portanto, é importante que você aprenda a reconhecer os sintomas e como tratar a anemia.

Não deixe de ler e compartilhar.

Anemia

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência (1).

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).

O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue, e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Crianças, gestantes, adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens e os idosos também possam ser afetados pela doença.

Causas

As causas da Anemia por deficiência de ferro, tanto em crianças como a anemia na gravidez, são decorrentes basicamente do consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro e/ou com baixa biodisponibilidade (3).

Na gestante, a anemia pode ser causada também pelas baixas reservas de ferro e pela elevada necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.

Sintomas 

É importante que você saiba quais são os principais sintomas da anemia (4):

  •         Fadiga;
  •         Fraqueza;
  •         Pele pálida;
  •         Batida cardíaca rápida ou irregular;
  •         Falta de ar;
  •         Dor no peito;
  •         Tontura;
  •         Problemas cognitivos;
  •         Mãos e pés frios;
  •         Dor de cabeça.

Você também deve estar ciente de que inicialmente, a anemia pode ser tão leve que passa despercebida. Mas os sintomas irão aumentar à medida que a anemia se agrava.

Tratamentos da Anemia

Anemia: Carne é rica em Ferro. Imagem: (Divulgação)

Além de ser fundamental procurar orientação médica, alguns tratamentos naturais ajudam a tratar a anemia (5).

  1. Nutrir a medula

O primeiro tratamento natural para a anemia é nutrir a medula.

O baço é um órgão responsável pela remoção de glóbulos vermelhos. Se o seu baço não está saudável, essa pode ser uma das causas da anemia.

Existem alimentos específicos para nutrir o seu organismo, ajudando você a tratar a anemia naturalmente. Um desses alimentos é a abóbora.

Outro grupo de alimentos que é muito importante são os vegetais de folhas verdes como espinafre, couve e acelga, ricos em nutrientes.

Os alimentos amargos são ótimos para o baço, especificamente legumes como rúcula.

  1. Alimentos Probióticos

Para tratar a anemia também é preciso cuidar da saúde do seu intestino com os alimentos probióticos.

O bom funcionamento do sistema digestivo é essencial. 

A Síndrome do Intestino Permeável pode ser uma causa; que não permite que você absorva corretamente o ferro, bem como outras vitaminas e minerais, como a vitamina B12, magnésio e zinco.

Então trate a causa raiz, não o sintoma.

  1. Corte alimentos processados

É importante também que você retire da sua dieta os alimentos processados e outras porcarias.

Especialmente o excesso de açúcar e qualquer outro alimento que pode causar cândida (fungos que podem causar doenças infecciosas). Muitas vezes, candida e anemia estão ligados.

A candida vai bloqueia a absorção de ferro. Para evitar o problema, você precisa evitar açúcares processados e grãos.

Se você come muito açúcar, massas, pães, cereais, qualquer tipo de produto de grãos ou de açúcar, pode estar alimentando também a candida. Substitua esses alimentos por gorduras saudáveis em sua dieta.

(Se você saber mais sobre os malefícios do açúcar, preencha o formulário no final deste artigo e tenha acesso a um Guia GRATUITO sobre o assunto)

  1. Consuma alimentos ricos em ferro

O próximo passo para ajudá-lo a superar sintomas anêmicos é consumir alimentos ricos em ferro. Alguns dos melhores incluem fígado de carne e fígado de frango.

Outros alimentos ricos em ferro incluem carne de vaca, cordeiro, espinafre, couve e acelga.

  1. Reduza o estresse

O estresse pode esgotar o seu baço e prejudicar sua absorção de nutrientes.

Certifique-se de separar algum momento do seu dia para relaxar e recuperar as energias. Além de reduzir o estresse, relaxar também pode ajudar a tratar sua anemia.

Manter uma alimentação de verdade, livre de porcarias processadas e do excesso de açúcar, pode ajudar no tratamento de anemia.

Também é importante que você fique atento aos sintomas da doença e procure orientação médica.

Evite os alimentos industrializados e processados para manter a saúde.

E se você deseja mesmo ter mais saúde e transformar a sua alimentação, eu tenho um convite para fazer!

Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãoalimentosalimentos probióticosanemiaanemia pode matarbaçocândidadestaquedr. juliano pimentelfadigaferroferroprivafraquezaglóbulos vermelhosgravidezhemoglobinamagnésiosaúdesíndrome gutural gotejantesintomasvitamina B12vsgZinco

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.