close
Dores

Ansiedade e Estresse: Como sair Desse Ciclo Perigoso?

Dr Juliano Pimentel

Muitas pessoas lidam com o ciclo perigoso de ansiedade e estresse, mas não sabem como sair dele; esse problema não afeta somente a vida de quem sofre com eles, prejudica também as pessoas que fazem parte do seu convívio. Para garantir a saúde do corpo e da mente, é importante buscar formas de tratamento saudáveis e aliviar os sintomas. 

Embora o estresse possa ser um fator positivo, motivador às vezes (como quando você está sob pressão para executar bem o trabalho, ou para estudar para um exame importante), mais e mais pesquisas mostram que o estresse crônico afeta o corpo de maneiras semelhantes a uma dieta pobre em nutrientes, falta de sono ou sedentarismo.

Cerca de 75% das visitas em consultórios médicos estão relacionadas com as condições causadas pelo estresse e ansiedade (1).

Estresse descontrolado que se prolonga é considerado “crônico”, perigoso e capaz de aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes, ganho de peso ou obesidade, distúrbios mentais, doenças autoimunes, distúrbios digestivos e até mesmo câncer.

Já a ansiedade é uma resposta normal ao estresse ou uma situação perigosa, às vezes referida como uma resposta “luta ou fuga”. A ansiedade torna-se problemática quando é constante ou em reação a circunstâncias impróprias.

Neste artigo, você vai aprender dicas práticas para sair do ciclo de ansiedade e estresse 

Não deixe de ler e compartilhar.

Ansiedade e Estresse: Dicas Úteis 

A ansiedade e estresse podem aumentar as chances do corpo desenvolver a hipertensão arterial, insônia, problemas digestivos e ataques de pânico. Causas incluem stress, problemas de tireoide, excesso de álcool, cafeína ou ingestão de açúcar e desequilíbrio hormonal.

A boa notícia é que existem muitos remédios naturais para a ansiedade. Ao comer certos alimentos, evitando outros, você pode aliviar os sintomas do problema.

1. Alimentação

Já pensou que o seu problema de ansiedade e estresse, também podem estar relacionadas à má alimentação. Procure consumir alimentos realmente saudáveis e naturais. Confira:

Alimentos que aliviam:

>>  Alimentos ricos em vitaminas B: inclua carne branca, peixes, aves e vegetais de folhas verdes para obter ingestão suficiente de vitaminas B que ajudam a regular o humor.

>> Alimentos ricos em cálcio: o cálcio é um mineral relaxante que pode ajudar a reduzir a ansiedade e o stress. Experimente o kefir não adoçado, folhas verdes ou o salmão como boas fontes de cálcio.

>> Alimentos ricos em magnésio: o magnésio ajuda a acalmar os nervos e muitas pessoas são deficientes nesse nutrientes. Alimentos ricos em magnésio incluem nozes, abacates e frutos do mar.

>> Ácidos gordos e omega-3: peixes como salmão e sardinha pode reduzir a inflamação e ajudar a estabilizar o humor. Omega-3 também contém DHA, vital para a função cerebral.

Um fornecimento constante de nutrientes como vitaminas essenciais, minerais, gorduras saudáveis, eletrólitos, aminoácidos e antioxidantes ajudam o seu cérebro a lidar melhor com o estresse e a ansiedade, beneficiando seu corpo.

Alimentos para evitar:

>> Alimentos ricos em açúcar: o açúcar no sangue aumenta os níveis de ansiedade assim como, stress.

>> Cafeína: o alto uso de cafeína pode causar mais ansiedade e stress. Por isso, limite o café ou chá preto a não mais de um copo por dia.

>> Álcool: pode causar sintomas de ansiedade e não é uma forma positiva de gerir o stress.

>> Farinha branca: estes alimentos agem de forma muito semelhante ao açúcar no corpo, levando a flutuações no açúcar no sangue e mudanças de humor. Por isso, evite alimentos compostos de farinha branca e glúten.

2. Exercício físico

alongamento
Aliviar a ansiedade e estresse: exercícios físicos

Um das melhores formas de aliviar a ansiedade e estresse é o exercício, um remédio natural. Pois libera poderosos endorfinas no cérebro, que agem como analgésicos internos do corpo e levantadores de humor.

Exercícios melhora a sensibilidade à insulina. Além disso, pode ajudar as pessoas a tornar-se mais conscientes de seus níveis de fome, bem como, melhora da confiança e auto estima. Além disso, leva a um melhor processamento mental e um menor risco de depressão (2).

Exercícios físicos podem garantir uma boa noite de sono, o que é muito importante para regular hormônios e ajudar o corpo a se recuperar. O Ioga mostrou ter benefícios semelhantes, reforçando a “conexão mente-corpo”, melhorando como as pessoas (especialmente as mulheres) sentem sobre seus corpos, ajudando com o sono e controlar a ansiedade e o stress.

Uma revisão de mais de 35 ensaios clínicos que testaram os efeitos da ioga regular sobre os níveis de estresse e saúde constatou que, em geral, yoga oferece melhorias significativas em vários aspectos físicos e psicológicos (3).

3. Meditação

Uma das formas de tratar a ansiedade e estresse, é através da meditação. A meditação e oração de cura são apontados como calmantes de stress e ansiedade, pois ajudam as pessoas a lidar com a preocupação e encontrar a paz de espírito. O melhor é que eles podem ser praticados convenientemente a qualquer hora do dia.

A meditação e a oração têm sido usadas literalmente por milhares de anos para melhorar o bem-estar e a conexão com os outros. Mas, hoje eles também são apoiados pela ciência.

Ela ajuda aliviar e reduz a ansiedade e estresse baseado nas técnicas mentais simples que são praticados entre 10 e 15 minutos uma ou duas vezes por dia. A fim de trazer mais equilíbrio e reduzir o stress, bem como a ansiedade (4).

Várias outras formas de meditação ajudam a diminuir as respostas fisiológicas à ansiedade e estresse. Pois, ajuda a melhorar o estado de alerta mental e à superar vários problemas emocionais e físicos.

4. Acupuntura

A acupuntura tem sido cada vez mais utilizada para tratar distúrbios como, doenças autoimunes ou imunológicas, bem como infertilidade e depressão.

Os pesquisadores descobriram que os tratamentos de acupuntura resultam em mudanças nos sistemas cardiovascular e imunológico. Aumentando assim, a proliferação protetora de células T e ajudando com respostas imunológicas celulares (5).

Estudos mostram que a acupuntura é um dos melhores alívios para a ansiedade e estresse para aqueles pacientes que se recuperam de doenças cardíacas. Pois a acupuntura ajuda a regular o sistema nervoso. Portanto, apresenta efeitos positivos sobre os níveis de pressão arterial, circulação, hormônios e outros fatores (6).

Caso os sintomas persistam de maneira crônica, procure orientação profissional.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva! Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde no Brasil! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz!

Pensando nisso é que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.
Você ainda terá acesso aos Bônus Exclusivos!!
Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Ebook Açucar
BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : ansiedadeansiedade e estressedestaqueDHAdr. juliano pimentelhipertensão arterialsaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta