close
Dores

Artrite Reumatoide: Causas, Sintomas e Tratamentos

Artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune, causadora da inflamação crônica das articulações e de outras áreas do corpo.

As doenças autoimunes ocorrem quando os tecidos do corpo são erroneamente atacados pelos próprio sistema imunológico.

O sistema imunológico possui uma organização complexa de células e anticorpos concebidos para “encontrar e destruir” invasores do corpo que podem prejudicá-lo, como as infecções.

Veja agora as causas, sintomas e formas de tratamentos para a artrite reumatoide.

Não deixe de ler e compartilhar!

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença nas articulações que se torna destrutiva, causada pela inflamação no tecido que produz o líquido de lubrificação para as articulações.

Quando essa inflamação permanece causa a deformação dos membros, ao afrouxar os ligamentos das articulações e destruí-las através da erosão da cartilagem e dos ossos (1).

Os tendões e os ligamentos que mantém as conjunturas unidas ficam enfraquecidos e se esticam. Gradualmente a articulação perde sua forma e alinhamento.

Os especialistas ainda não possuem uma opinião definida sobre o que causa a artrite reumatoide. Ela é chamada às vezes de doença sistêmica ou doença reumatoide.

Mas entre as causas e os fatores de risco estão a possibilidade da base genética; os genes não causam a doenças, mas podem deixar o paciente mais suscetível a fatores ambientais, como infecção por certos vírus e bactérias, que podem desencadear a doença (2).

O dano nas articulações pode ocorrer cedo, e nem sempre se correlaciona com a gravidade dos sintomas de AR.

O fator reumatoide (FR) é um anticorpo detectável no sangue de aproximadamente 80% dos adultos com artrite reumatoide.

Ele pode ser detectado em pessoas com outras doenças autoimunes, ou em pacientes saudáveis.

Mas quando é encontrado altos níveis desse anticorpo no sangue de pessoas com a artrite reumatoide, pode ser um indício da presença de uma doença mais agressiva.

Sintomas

Artrite Reumatoide e os Sintomas. Imagem: (Divulgação)
Entre os sintomas da artrite reumatoide estão:

  • Dor nas articulações como: pés, mãos e joelhos;
  • Inchaço das articulações;
  • Febre;
  • Poliartrite;
  • Inchaço e aumento de calor das extremidades como mãos e pés;
  • Perda de mobilidade ou dificuldade (principalmente com a inatividade);
  • Perda de peso;
  • Deformidade Articular

Pode ser um sinal para o desenvolvimento de nódulos reumatoides e/ou doença pulmonar reumatoide.

Geralmente ela atinge as articulações, mas também pode afetar e causar inflamações dos órgãos como pulmões, olhos, pele e o coração.

Algumas pessoas passam pelo aumento dos sintomas que pode durar dias ou semanas. Os sintomas da doença também podem diminuir ou desaparecem por um tempo.

Fatores de Risco

De acordo com a fundação internacional Fundação Arthritis, as mulheres possuem mais chances em desenvolver a doença que os homens.

Os sintomas da doença em mulheres, geralmente aparecem por volta dos trinta e sessenta anos, enquanto nos homens ela costuma demorar mais para aparecer.

  • Sexo feminino;
  • Idade: entre 30 e 60 anos;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Exposição ambiental: exposição a produtos químicos e tóxicos aumentam as chances de desenvolvimento da doença;
  • Periodontite.

Complicações da Artrite Reumatóide

A consulta com o médico especialista é recomendada ao sentir sintomas de desconforto persistente e inchaço nas articulações.

Ela aumenta os riscos de desenvolver outros problemas de saúde, como:

  • Osteoporose: a artrite reumatoide aliada a outros medicamentos usados no tratamento da doença, podem aumentar as chances do desenvolvimento de osteoporose, que é o enfraquecimento dos ossos, que aumenta as chances de fraturas;
  • Nódulos reumatoides: esses nódulos podem se formar em qualquer parte do corpo, incluindo os pulmões, mas geralmente se formam em pontos de pressão como os cotovelos;
  • Olhos e bocas secas: pacientes de artrite reumatoide estão mais propensos a sofrerem com a síndrome de Sjogren, que é uma desordem que diminui a quantidade de umidade nos olhos e na boca;
  • Infecções: a artrite reumatoide com os remédios usados para combater a doença, podem afetar o sistema imunológico, o que pode aumentar os riscos de infecções;
  • Composição corporal incomum: a proporção de gordura comparado com a massa corporal pode ficar desproporcional ou maior em pessoas com a doença. Mesmo que o paciente tenha o índice de massa corporal (IMC) normal;
  • Síndrome de túnel Carpal: se a inflamação da doença afetar os pulsos, pode acabar comprimindo o nervo ligado ás mãos e dedos;
  • Problemas cardíacos: perigo de artérias endurecidas e bloqueadas, assim como das veias em volta do coração;
  • Doença pulmonar: risco maior de desenvolver inflamação e cicatrização dos tecidos pulmonares, o que pode levar a falta de ar progressiva;
  • Linfoma: Aumenta os riscos de linfoma, um grupo de câncer de sangue que se desenvolve no sistema linfático (6).

Prevenção

Artrite Reumatoide: Alimentação Correta Pode Aliviar os Sintomas. Imagem: (Divulgação)

Infelizmente ainda não existe a cura para a artrite reumatoide, mas remédios adequados podem parar a progressão da doença e também aliviar os sintomas e as dores.

Ela não tem cura, mas você pode buscar formas de tratamentos (7).

Terapia 

Muitos médicos indicam a terapia ocupacional ou fisioterapia. Isso pode melhorar a inflamação nas articulações e em mantê-las flexíveis; o que pode beneficiar também na execução de tarefas diárias (8).

Açafrão

O açafrão pode ser usado na alimentação, como uma ajuda para diminuir a inflamação da artrite reumatoide e em melhorar os seus sintomas (9,10).

Conserve Energia

Faça intervalos durante o dia entre as atividades, antes de sentir muito cansaço ou um aumento nas dores. Cuida da sua energia.

Dieta Saudável

Mantenha uma dieta com alimentos naturais e saudáveis, evitando produtos açucarados, com muito sódio e industrializados, opte pela reeducação alimentar.

Alimentos ricos em vitamina D, dieta anti-inflamatória, vitamina C entre outros nutrientes podem ajudar a aliviar os sintomas, e melhorar a sua saúde.

Preste Atenção ao Seu Corpo

Se sentir um aumento das dores ou inflamação, não deixe de consultar o médico especialista.

Tai Chi

Existem tratamentos alternativos que podem melhorar os sintomas da artrite reumatoide, como o Tai Chi Chuan.

Terapia de movimentos que envolvem exercícios suaves, e alongamentos combinados com respiração profunda. Essa terapia pode também aliviar o estresse e diminuir as dores da doença (11).

Busque alternativas com a ajuda de médicos especialistas, você pode melhorar a sua qualidade de vida e ser mais feliz.

Confira também o vídeo

Artrite – Sintomas e Tratamentos Naturais

E como eu disse, a alimentação natural e saudável pode ajudar muito você. E para auxiliar na sua reeducação alimentar, eu trago uma novidade.

Eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : açafrãoARartrite reumatóideDeformidade Articulardoençadoença autoimunedoença pulmonar reumatoidedoença reumatoidedoença sistêmicadorDor nas articulaçõesdoresdr. juliano pimentele-bookerosão da cartilagemfator reumatoideInchaço das articulaçõesinfecçõesinflamaçãoinflamação crônica das articulaçõesLinfomaNódulos reumatoidesosteoporoseperda de mobilidadeperiodontitePoliartritereeducação alimentarsistema imunológicoTabagismoTai Chi Chuanterapia ocupacionaltratamentos alternativos

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta